Deixe aqui suas críticas e sugestões sobre o site BREJAS. O que você acha que precisa melhorar, novas funcionalidades esperadas, coisas que você gosta e que não gosta.

Dificuldade em dar nota em aparência

Mais
12 anos 3 meses atrás #40236 por MARCELO RICARDO MONICH
Paul, Claudinei e Marcussi.
Entendo e não tenho dúvidas de que cada um deve avaliar, para seu registro, e com alguma orientação própria.
É que nesse caso fico pensando para que a classificação de estilo no Brejas se não para fazer um Ranking por estilo.
E nesse caso, não vejo problemas da Bud ser Top no seu estilo e empatar em posição com outras de outros estilos, que no geral, estariam bem mais acima em um ranking geral ou pessoal.
Faço uma analogia assim, por que o meu time "JEC - Joinville Esporte Clube" não pode ser campeão da Série B e o São Paulo ou Corinthians ser campeão na séria A? São competições diferentes. É provável que na copa do Brasil o JEC fique abaixo, mas na série B é top.

Talvez a informação do Marcussi faça mais sentido e seria ideal duas avaliações, uma pessoal e uma para o estilo.
Vamos evoluindo juntos, quem sabe um dia.
Abraços.
Mais
12 anos 3 meses atrás - 12 anos 3 meses atrás #40238 por Alexandre Almeida Marcussi

MARCELO RICARDO MONICH escreveu: Talvez a informação do Marcussi faça mais sentido e seria ideal duas avaliações, uma pessoal e uma para o estilo.

Não digo que a mesma pessoa precise fazer as duas coisas concomitantemente, mas realmente acho importante que essas duas metodologias de avaliação (cruzada e por estilo) coexistam. Num mercado cervejeiro maduro, elas cumprem funções diferentes e precisam ter seu espaço, sem que uma invalide a outra. Por isso temos campeonatos e rankings, e um não interfere diretamente no outro.

Monich, sua analogia com o futebol me parece boa. A única diferença é que, nos campeonatos esportivos, uma série é claramente superior à outra (a série A tem times melhores do que a série B, isso é inegável), enquanto isso não fica claro no mundo cervejeiro (não tem uma hierarquia clara entre os estilos). Boa discussão, colegas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 12 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
12 anos 3 meses atrás #40240 por Claudinei  

MARCELO RICARDO MONICH escreveu: E nesse caso, não vejo problemas da Bud ser Top no seu estilo e empatar em posição com outras de outros estilos, que no geral, estariam bem mais acima em um ranking geral ou pessoal.

Nesse caso, Marcelo, todas as cervejas que são referência em seus estilos deveriam estar disputando o topo do ranking, com notas gerais superiores a 4. Mas não é isso o que ocorre.

Acho muito difícil uma avaliação onde não haja nenhuma interferência do gosto pessoal, principalmente por parte de leigos. E nem todo mundo tem o conhecimento ou a capacidade de identificar todos os atributos inerentes ao estilo da cerveja que se está provando. Estariam estes "inaptos" a participar da brincadeira? Acho que não seria justo...

Como já foi dito, é um ranking amador, não um campeonato oficial com um júri especializado. Acho que pode ser encarado dessa forma.

Citando o meu caso particular, dei uma nota geral baixa para a Bud, fortemente influenciado pelo gosto pessoal na época. Isso foi "adequado"? Talvez sim... talvez não... quem sabe?

De resto, como disseste, continuemos tentando evoluir e aprender, este é o sentido da vida! :woohoo:
Mais
12 anos 3 meses atrás #40287 por Isidore Ducasse

Claudinei   escreveu: Como já foi dito, é um ranking amador, não um campeonato oficial com um júri especializado. Acho que pode ser encarado dessa forma.

Essa questão do ranking ser amador é perfeita. O que acontece é que quantidade de usos distintos que podem ser feitos do banco de dados desse site, é praticamente ilimitada. ficando restrita a imaginação do usuário do site.

Então a questão que eu coloquei, apesar de todo o debate pertinente que rolou no tópico foi diferente, ou seja, em outro sentido: no sentido de que um melhor fracionamento da nota poderia aumentar a usabilidade do site, as possibilidades de utilização do ranking.

Vou dar um exemplo... Aqui mesmo na minha cidade a gente está passando por um processo em que estamos saindo do Beabá (Skol, brahama, bohemia, heineken, stella etc.) para a chegada de uma gama mais ampla de cervejas nos bares e supermercados. Suponha que eu queira fazer uma reunião com uns colegas, e apresentar uma breja nova. Não seria o caso de comprar 4 ou 5 tipos, mas um único tipo entre os 6 ou 7 novos que chegaram no supermercado. Aí eu venho aqui no ranking e vejo que as quatro cervejas que selecionei previamente têm exatamente a mesma nota. E aí eu fico meio sem saber o que comprar.

O site é um guia de compras? Não... Mas isso não me impede de usá-lo como um, ou como um banco de dados das cervejas que já tomei, com preços e tudo, ou para comparar os preços das cervejas aqui com os preços de outros lugares que eu posso pegar nas avaliações das outras pessoas.

Nesse sentido, penso, quanto menos empate tivermos nas pontuações, melhor para a usabilidade do site. Não sei se consegui me fazer entender... Saudações a todos e agradecimentos pelas informações postadas.

Renzo N. Margotto
Mais
12 anos 3 meses atrás #40290 por Alexandre Almeida Marcussi

Isidore Ducasse escreveu: Aí eu venho aqui no ranking e vejo que as quatro cervejas que selecionei previamente têm exatamente a mesma nota. E aí eu fico meio sem saber o que comprar.

Você poderia bater a nota do Brejas com as notas de outros rankings internacionais, como o RateBeer e o Beer Advocate para fazer sua escolha. Poderia. Mas quer que eu seja bem sincero com você? Mesmo assim, absolutamente nada garantiria que você estaria comprando a que mais iria agradar você e seus amigos. Existem outros critérios que, ao meu ver, são mais inteligentes para orientar uma boa compra, como o estilo da breja e a cervejaria que a produz.

No fim das contas, permita-se simplesmente provar: você vai descobrir que é mais proveitoso do que simplesmente comprovar o que viu em um ranking. Há cervejas que têm um mísero 3.5 aqui no Brejas e - juro - estão entre minhas favoritas. Se eu me orientasse pelo ranking para fazer minhas compras, nunca as teria descoberto.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
12 anos 3 meses atrás #40292 por Isidore Ducasse

Alexandre Marcussi escreveu: No fim das contas, permita-se simplesmente provar: você vai descobrir que é mais proveitoso do que simplesmente comprovar o que viu em um ranking. Há cervejas que têm um mísero 3.5 aqui no Brejas e - juro - estão entre minhas favoritas. Se eu me orientasse pelo ranking para fazer minhas compras, nunca as teria descoberto.

A bem da verdade, você está coberto de razão... E na medida que vou provando, vou percebendo isso, inclusive o contrário também é verdadeiro, com cervejas com notas muito altas que não agradam muito. Inclusive, há que se contar com o processo de formação e adaptação do paladar, que pode fazer com que uma breja que não te agrade tanto hoje, desça redonda daqui há um ano, numa segunda degustação, por exemplo.

Renzo N. Margotto
Tempo para a criação da página:0.409 segundos