Olha, Guimão, acho que a culpa não é só dos consumidores, não, pq temos vários exemplos aqui no fórum de quando as pessoa reclamam e não são levadas a sério, como se não entendessem do assunto. Se vc está num bar que não tem um profissional especializado, ele não vai entender a reclamação e vai achar que vc que tá falando merda por não manjar nada de cerveja, é complicado...
Tem tb uma questão de falta de respeito. Lembro que em inícios do ano passado, quando eu passava longe de ser beerevangelizada, fui num quiosque da Brahma com um pessoal do Banco e tomei um Brahma Black (que na época adorava) que estava muito esquisito. Como eu tenho fama de cricri (por que será? ahuahuah), nem falei nada, pq senão o pessoal da mesa ia encher o meu saco. No dia seguinte, a gente passou lá de novo (fica do lado da minha agência) e quem havia tomado comentou que tb tinbha achado esquisito o chopp. O garçom, ouvindo nossa comnversas, comentou que "eles estavam mesmo com um problema na chopeira e o chopp por isso poderia não estar 100%". Porra, vai se f#der! Fiquei putíssima com isso: se vc sabe que seu produto está com eventuais problemas, não sirva, isso é muita falta de considerção e falta de profissionalismo, pq na hora de pagar, meu dinheiro vale 100%, então quero um produto tb com qualidade íntegra, não parcial.