EISENBAHN LUST X EISENBAHN LUST PRESTIGE

Mais
15 anos 1 mês atrás #8077 por Rodrigo Pasti
Tomei a Lust Prestige uns dias atrás. É uma excelente cerveja, mas tá longe das tops, para meu gosto. Principalmente pelo preço, que achei injusto, após prová-la. Enfim, fiquei bem decepcionado com ela, esperava bem mais. No futuro, quando eu ficar com meu paladar mais apurado, a provarei de novo...
  • um visitante
Mais
15 anos 1 mês atrás #8084 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:EISENBAHN LUST X EISENBAHN LUST PRESTIGE
Então, galera, consultei minha Larousse do Vinho e segundo consta o termo cuvée não tem nada a ver mesmo com processos ou envelhecimento.

No glossário Cuvée é a seleção correspondente a um vinho de identidade bem particular que pode ter sido objeto de cortes ou não. No champagne, a cuvée corresponde ao vinho elaborado com os mostos de primeira prensagem.

Nos textos percebe-se claramente que o termo cuvée está associado às videiras ou aos vinhos especialíssimos:

...Outra característica é que existem muito poucas cuvées procedentes de um só vinhedo ou de um só vilarejo...

...mas também mistura várias cuvées de uma mesma cepa procedente de diversos vinhedos...

...Muitas vezes se utiliza um grande número de cuvées diferentes (...) e é comum algumas delas pertencerem a safras anteriores...

...A nova cuvée, Les Soirées Parisiennes é muito mais leve e elegante...

...produz uma cuvée 100% Chardonnay muito ampla e potente...

...o William Deutz , sua cuvée de prestígio, é de corpo médio com aromas finos e intensos...

...Suas melhores cuvées são Palmes d'Or e um blanc de blancs safrado...

...A cuvée de prestígio, Comtes de Champagne, é só de Chardonnay...

Entendi então que o termo cuvée foi imporado pelas cervejarias, mas seu significado não é o mesmo utilizado pelas vinícolas. Só pra esclarecer o disse ai pra trás.
Mais
10 anos 5 meses atrás #58005 por Alexandre LC
Muito bom o tópico, bebi a Lust esse fim de semana e beberei a Lust Prestige na próxima.
Graças a Deus eu li senão ia deixar passar a validade e me f*& achando que envelheceria sem problemas :ohmy:

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Mais
10 anos 5 meses atrás #58015 por Flavio Marques
A Eisenbahn Lust achei muito doce, quase enjoativa.

Já a Eisenbahn Lust Prestige vencida entre 6 e 12 meses foi a melhor cerveja brasileira que já tomei, com aroma de amêndoas (marzipan).
Mais
10 anos 5 meses atrás #58024 por Alexandre Almeida Marcussi

Flavio Marques escreveu: A Eisenbahn Lust achei muito doce, quase enjoativa.

Há uma variação sensorial muito grande entre diferentes lotes e garrafas da Lust (tanto a comum quanto a Prestige). Sei disso porque já comprei um monte em promoção a R$ 30-35. Tem vezes em que a Lust comum se mostra doce e enjoativa demais, parecida demais com a Eisenbahn Strong Golden Ale (que é a receita de base); tem vezes em que ela seca e fica muito interessante. Já com a Prestige, tem vezes em que ela fica soberba, com os aromas amendoados, florais e frutados em interação perfeita; tem vezes que ela passa um pouquinho e fica com traços negativos de autólise de leveduras (aroma de sabão). A comum não é tão diferenciada, mas a Prestige é uma grande cerveja. O problema é o preço proibitivo, que faz com que ela seja um capricho.

Só para atualizar as informações do tópico, depois de tantos anos. A Lust comum passa por 3 meses de refermentação na garrafa com leveduras, seguida de expulsão das leveduras por dégorgement. A Lust Prestige passa por 12 meses de refermentação na garrafa com leveduras, seguida de dégorgement. Não adianta deixar a comum envelhecendo por 12 meses, ela não fica igual à Prestige porque não tem mais as leveduras na garrafa. O padrão para outras bière brut (como as belgas e a Wäls Brut) é 12 meses - que é também o padrão para os espumantes mais simples feitos pelo método tradicional (ou "champenoise", quando feito na região de Champagne).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.478 segundos