EISENBAHN LUST X EISENBAHN LUST PRESTIGE

Mais
15 anos 2 meses atrás #8038 por Anderson Martins
Sempre tive uma duvida quanto ao processo de fabrica da Lust Prestige e por isso resolvi postar por aqui para ver se algum ser iluminado pode esclarecer a quesão.

A duas são a mesma cerveja, são refermentadas dentro da garrafa, com o mesmo ingrediente e coisa e tal, a diferença é que a Prestige após isso passa pelo processo cuvèe, tal qual fazem com alguns tipos de vinhos, a minha duvida é justamente aí...

Como se dá esse processo cuvèe???
É apenas um envelhecimento dentro da garrafa???
Se você comprar a Lust e guarda-la por 1 ano ela se tornará uma Prestige???? :blink:
Mais
15 anos 2 meses atrás #8040 por Alexandre Almeida Marcussi
Anderson, trata-se de uma maturação estendida por mais um ano, e feita sim dentro da garrafa. Não sei se as condições em que essa maturação é feita, na vinícola, causam alguma diferença em relação a uma guarda simples de um ano em adega. Valeria a pena o experimento: comprar uma Lust fresca e deixar envelhecer em boas condições em casa, e depois abrir junto com uma Lust Prestige.

Agora, se vc quer minha opinião, eu acho que a longa maturação não foi lisonjeira para a Lust Prestige. Nunca bebi a Lust comum, mas tive a oportunidade de beber a Prestige nesse reveillón. Notei algumas características típicas de envelhecimento que são bem agradáveis, como aroma de amêndoas cruas, mas também identifiquei ácido caprílico, que normalmente é uma característica também vinculada à maturação e que, infelizmente, não é muito agradável, lembrando sabão em barra ou cera. Posso ter tido um problema especificamente com a minha garrafa, mas sabendo que ambas são características ligadas à maturação, minha primeira impressão é a de que a Lust comum não tem a estrutura necessária para envelhecer bem com o "cuvée". Não saí com uma boa impressão, não; me pareceu que a Eisenbahn cobra uma bolada por uma cerveja que já passou do seu ponto ideal de consumo.

Queria ouvir a opinião de outros confrades que puderam degustar ambas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
  • um visitante
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #8041 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:EISENBAHN LUST X EISENBAHN LUST PRESTIGE
Anderson Martins escreveu:

Sempre tive uma duvida quanto ao processo de fabrica da Lust Prestige e por isso resolvi postar por aqui para ver se algum ser iluminado pode esclarecer a quesão.

A duas são a mesma cerveja, são refermentadas dentro da garrafa, com o mesmo ingrediente e coisa e tal, a diferença é que a Prestige após isso passa pelo processo cuvèe, tal qual fazem com alguns tipos de vinhos, a minha duvida é justamente aí...

Como se dá esse processo cuvèe???
É apenas um envelhecimento dentro da garrafa???
Se você comprar a Lust e guarda-la por 1 ano ela se tornará uma Prestige???? :blink:

Cara, até onde sei Cuvée (ou Cuvée de Prestige) não é um processo, é simplesmente uma classificação dos melhores Champagnes produzidos pela vinícola, assim como existem os Sans Année (feitos com cepas de muitos anos) e os Millésime ou Vintage (Champagnes proveniente de colheitas excepcionais e com cepas do mesmo ano). Para ser um Cuvée de Prestige o champagne precisa que suas castas sejam provenientes de um terroir excepcional e o tempo de envelhecimento é maior.

Processos (ou métodos) existem até mais de dois, mas os principais são champenoise e charmat, em Champagne só o primeiro é permitido. A diferença é justamente a fermentação, no caso do charmat a segunda fermentação é feita em barricas de inox e não na garrafa.

Onde você viu que Cuvée é um processo ? Pois para um Champagne receber essa classificação a única diferença é o envelhecimento maior e qualidade do terroir.
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por um visitante.
Mais
15 anos 2 meses atrás - 15 anos 2 meses atrás #8042 por Paulo Almeida
A Lust fica no processo 3 meses e a Prestige fica um ano.
Tem a tal da remuage (rotação das garrafas) regularmente - virar a garrafa 2 vezes por dia.

Site da Lust
Ultima edição: 15 anos 2 meses atrás por Paulo Almeida.
Mais
15 anos 2 meses atrás #8043 por Marcio Rossi
Da comparação específica, pouco posso dizer; sempre preferi Monasterium a Lust.

Em raras e especiais ocasiões pude degustar o choppe feito do que se tornaria a Monasterium, chamado de Olimpo (efetivamente, a bebida dos Deuses).

A diferença é exatamente a segunda fermentação e maturação. Posso dizer: na versão choppe fala mais alto o lúpulo, na maturada em cave, sobressaem-se cítricos e especiarias em uma líquido mais "macio".

Cada um tem seu momento. Mas morro de saudades do Olimpo, atravesso a cidade pra tomar aquele choppe de novo, é simplesmente uma das coisas mais deliciosas que já provei na vida.

A Lust, por sua vez, é mais doce e menos equilibrada do que gostaria. Até por isso, nunca investi na Prestige.
Mais
15 anos 2 meses atrás #8044 por Alexandre Almeida Marcussi
Anderson, acabei de lembrar de uma coisa: como o Paulo disse, a Lust passa pelos processos de remuage e de degorgement - durante este último, as leveduras são congeladas e expulsas da garrafa. Isso significa que não sobram muitas leveduras na garrafa da Lust para continuar a fermentação secundária. Imagino que a Lust Prestige seja envelhecida na vinícola ainda com as leveduras ativas, o que muda completamente a coisa. Mas posso estar enganado.

O Edu Passarelli falou sobre o processo de produção da Lust no blog dele .

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre LC
Tempo para a criação da página:0.537 segundos