Saquê (abrasileirado) ou sake, também osake (lê-se ôssakê), a letra "O" é para engrandecer algo(assim como os principais golpes de Judô começam com "O" ex: O-SOTO-GARI, O-UCHI-GARI, O-GOSHI); e ainda têm-se o nome nihonshu (algo como pertencente ao Japão). É uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz; tomada geralmente quente (35°C) e em grandes comemorações, como Ano Novo e festas de casamento.
Quando falamos em alguns países nos vem a lembrança de bebidas típicas, por exemplo: Brasil = cachaça, Russia = vodka, Chile e Peru = pisco, França e Itália = vinho, Escócia = wisky, Alemanha e Bélgica = cerveja,... e claro Japão = sake.
Aqui no Brasil falamos que é uma pinga de arroz, se bem que tendo 16% de álcool parece um vinho, sendo que realmente o sabor nos lembra sim algo mais próximo de um vinho.
Agora, tomemos como imagem em nossa mente um saquê no copo, sim, pode até ser naquele copo quadrado; essa bebida tem cor de pinga, ou talvez de vinho branco e seu creme, ou seja espuma, quer dizer, cadê a espuma? Amigos confrades, digam-me: o que os americanos, maiores fazedores de água com gás, ou seja, Standard American Largers (Budweiser, Miller,...) entendem de cerveja? Desculpem às boas exceções que estão sendo inseridas no mercado dos EUA ultimamente.
Quer saber em que categoria devemos enquadrar o Sake meu caro Mauro?
Na minha opinião o saquê tem que ser classificado como: Sake.
Ainda na dúvida, só eles, os nipônicos podem responder.