O fim-de-semana inspirado, do ponto de vista cervejeiro, merece um relato um pouco mais caprichado:
Sexta-feira:
Sauber Pumpkin Ale: cerveja feita com abóbora que apresentou um perfil levemente ácido, com presença evidente de lúpulos aromáticos e, mais surpreendentemente, de ésteres - além, é claro, do sabor de abóbora!
Sábado, na degustação comparada da Confraria Cervejeira Campineira:
Fuller's India Pale Ale: apresentou-se mais suave que as demais do estilo, com um perfil de lúpulos delicadamente floral, cítrico e frutado com toques terrosos e um agradável sabor maltado de mel.
Colorado Índica: uma das minhas preferidas da noite, mostrou intensa doçura maltada equilibrando o amargor com notas carameladas e aromas de lúpulos cítricos e frutados sugerindo geleias de frutas vermelhas e pitanga.
Meantime India Pale Ale: para mim, a campeã da noite mostrou-se intensamente seca, amarga e elegante, com perfil lupulado fortemente condimentado com toques cítricos e terrosos e um amargor bem equilibrado pela sua acidez.
Falke Estrada Real India Pale Ale: divergiu um pouco das características do estilo, apresentando maltes torrados mais pronunciados e lúpulos aromáticos mais sutis, com características sutilmente cítricas e herbais.
Anderson Valley Hop Ottin' IPA: intensamente amarga e herbal, a meu ver desequilibrada pelo aroma de mato seco do dry-hopping, que mascara a complexidade cítrica e frutada do Cascade.
Domingo:
Petrus Aged Pale: interessante pale ale belga com uma maturação estendida que lhe dá características agradáveis de oxidação, uma acidez destacada e aromas típicos de leveduras selvagens, junto com um conjunto fresco e frutado.
Colorado Demoiselle: excelente porter que equilibra de forma muito harmônica notas de café e chocolate com ésteres frutados, com um toque herbal de lúpulo bem sutil.
Segunda-feira:
Bamberg Alt: cerveja de intenso amargor lupulado, mas sabor de lúpulo sutil, abrindo espaço para uma agradável riqueza de maltes levemente torrados e para notas esterificadas.