Fala Lucas, seja bem-vindo!
Não tenho propriamente um "ritual", mas sim algumas preferências. Cervejas de perfil mais leve e refrescante (pilsner, weiss, wit, etc) eu consumo geladas mesmo, assim que tiro da geladeira. Cervejas mais complexas e/ou pesadas (trapistas/de abadia, barleywines, alguns subestilos de stout, dentre muitas outras) eu prefiro em temperaturas de serviço mais altas, normalmente entre 10 - 12 °C. Tenho uma mini adega com termostato digital, mas não é muito eficiente quando está calor, dessa forma opto por botar na geladeira mesmo e, após retirada, esperar entre 15 a 20 minutos antes de abrir e servir, deixando a cerveja esquentar um pouco. Quanto ao lugar, geralmente é em casa mesmo, sozinho ou com minha noiva (afinal, beber boas cervejas em bares não é nada barato e o serviço nem sempre adequado!). Ao degustar para
avaliação aqui no ranking, prefiro fazê-lo quando estou sozinho mesmo, para que eu possa ter mais concentração nessa "árdua tarefa"
. Por fim, não costumo degustar mais de uma "especial" de uma vez, pois gosto de apreciar o máximo de uma cerveja dessas ainda sóbrio. A sequência da bebedeira sempre se dá com alguma lager básica. Somente em algumas degustações coletivas com amigos é que consumi várias cervejas de diferentes estilos em sequência. E também não tenho o hábito de harmonizar, gosto mais de apreciar a cerveja mesmo e somente ela. De vez em quando, até rola alguma tentativa de combinação com algum alimento.