Belgian Dubbel: cerveja clara ou escura?

Mais
9 anos 8 meses atrás #61088 por Lucas Dias
Boa tarde, galera!

Estou com uma dúvida sobre o estilo Dubbel, espero que possam ajudar e que eu tenha utilizado a seção correta do fórum pra isso : )

Recentemente montei uma receita de Belgian Dubbel com alguns amigos e tentamos adequar as características da breja, o máximo possível, ao BJCP.

A grande dúvida surgiu na hora de ajustar a coloração ao indicado no item 18B - Belgian Dubbel:

SRM: 10 - 17 (dark amber to copper in color, with an attractive reddish depth of color).



Tomando como exemplo as cervejas presentes do mercado, inclusive citadas no próprio BJCP, eu diria que, aparentemente, o SRM varia de 25 a 35.



Enfim, faria mesmo sentido uma Dubbel com 10 SRM? Uma Dubbel com 13,5 SRM seria bem avaliada em um concurso, no quesito coloração, ou espera-se uma cerveja mais escura, mesmo que, teoricamente, fora do padrão?

Abraço!
Mais
9 anos 8 meses atrás #61089 por Odimi Toge
Já vi uma dubbel bem clara - feita pela cervejaria Leuven de Piracicaba.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Dias
Mais
9 anos 8 meses atrás #61090 por Claudinei  
Muito bem observado, Lucas! Nunca notei isso... 10 - 17 de SRM está bem aquém de muitos exemplares do estilo, como Westmalle Dubbel (referência), La Trappe Dubbel e Leffe Brune. Se eu fosse produzir uma dubbel para consumo próprio/de amigos ou mesmo para comercialização, tomaria por base exemplares tradicionais como os que citei, e não um "pedaço de papel". Se fosse produzi-la para um concurso, procuraria antes tirar a dúvida com algum juiz/jurado do mesmo - mais de um, se possível... :unsure:
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucas Dias
Mais
9 anos 8 meses atrás #61091 por Claudinei  

Odimi Toge escreveu: Já vi uma dubbel bem clara - feita pela cervejaria Leuven de Piracicaba.


Verdade. E eu sempre achei que esta breja estava fora do "padrão". Vai ver o cara seguiu à risca o BJCP... :woohoo:
 
Mais
9 anos 8 meses atrás #61094 por Alexandre Almeida Marcussi
Galera, é bom lembrar que existe um método padronizado para "leitura" da coloração na tabela do SRM. A coloração registrada no papel refere-se a uma lâmina de líquido da espessura de 1 cm. Ou seja, é só um tiquinho de cerveja observada contra um fundo claro e iluminado. Quando você enche o copo, a cerveja vai parecer bem mais escura do que a referência do SRM. Se você quiser medir a coloração em um copo, dê preferência para aqueles com fundo mais estreito (como o copo de IPA ou o copo pilsner) e faça a leitura na parte mais estreita do copo.

Isso para dizer: se você fizer a leitura corretamente, a coloração indicada para o estilo dubbel está correta. No copo, ela parecerá bem mais escura (como mostra a foto da Westmalle).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Odimi Toge, Lucas Dias
Mais
9 anos 8 meses atrás #61095 por Claudinei  

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Galera, é bom lembrar que existe um método padronizado para "leitura" da coloração na tabela do SRM. A coloração registrada no papel refere-se a uma lâmina de líquido da espessura de 1 cm. Ou seja, é só um tiquinho de cerveja observada contra um fundo claro e iluminado.


Ainda farei esta experiência. Colocar 1 cm de Westmalle Dubbel em um copo com fundo transparente e plano (mug, por exemplo) com cuidado para produzir o mínimo de espuma possível, e observar contra a luz, de baixo para cima. Faz sentido. Já observei, inclusive, que muitas cervejas escuras aparentam ser mais claras e translúcidas na garrafa em comparação com o copo. Existem notáveis exceções, de cervejas com SRM muito alto: coloque uma garrafa de Baden Baden Stout contra a luz. Por mais intensa que esta seja, não dá pra ver nenhum reflexo, o líquido é totalmente escuro e opaco!
 
Tempo para a criação da página:0.398 segundos