Fermentação Espontânea: é uma terceira família?

Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #58974 por Odimi Toge
Acompanhando as redes sociais me deparei com o seguinte debate:

"Existem duas ou três principais famílias de cervejas?"

Há quem defenda a existência de somente duas famílias - ales e lagers - já que toda cerveja de fermentação espontânea é necessariamente uma ale. Por outro lado, há quem diga que o fato da fermentação espontânea ser algo tão peculiar acaba validando a sua categorização em uma família específica.

Inclusive o renomado site, Fullpint, defendeu hoje em seu instagram a classificação das cervejas em apenas duas famílias o que me fez repensar a questão.


Particularmente sempre achei que faz sentido manter as cervejas de fermentação espontânea em uma sub-categoria de ales à parte. E vocês, o que acham?
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Odimi Toge.
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #58975 por Alexandre Almeida Marcussi
O problema de se criar uma terceira família para a fermentação espontânea é que ela incluiria apenas e tão-somente as lambics. Todas as demais sours seriam ales (porque recebem adição de Saccharomyces cerevisiae) e, portanto, teriam de ser separadas das lambics, o que dificulta a consistência da classificação. Mas concordo que, de um ponto de vista histórico, só se pode falar em ale quando há adição deliberada de fermento, motivo pelo qual costumo argumentar que as ales se desenvolveram na Idade Média.

Minha escolha taxonômica pessoal seria considerar todas as sour ales como cervejas de fermentação mista, já que elas empregam uma variedade de microorganismos para a fermentação. Mas tanto o BJCP quanto o BA as denominam "ales".

Agora, numa coisa o Fabrício está equivocado: lambic não é apenas denominação de origem. Lambic não é só uma sour ale produzida no vale do Rio Senne (até porque existem lambics produzidas em outras regiões). A fermentação espontânea realmente as diferencia de outras sour ales, não é só uma questão regional. Além disso, ao contrário do que ele disse, a St. Gilloise não é uma gueuze, porque ela não é blendada.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Odimi Toge
Mais
10 anos 3 meses atrás #58977 por Gustavo Silva
Questão difícil de responder. Eu prefiro não classificá-las. Sempre haverá discussão e nunca se chegará a uma conclusão.
Mais
10 anos 3 meses atrás #58984 por Claudinei  
Eu penso ser mais adequado considerar como uma terceira família mesmo, apesar de incluir somente lambics conforme argumentado pelo Marcussi. Porém, como cerveja não é ciência exata, sempre dá margem para muita discussão... :unsure:
 
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #58991 por Odimi Toge
Pois então, se toda cerveja de fermentação espontânea é um tipo de lambic, consideremos então as lambic como uma hipotética terceira família.

Faz sentido separá-las das lagers e ales? O que a maioria dos especialistas consideram?

Pelos livros que li, Garret Oliver, Michael jackson e Ronaldo Morado (apesar de tds os problemas que a Larrouse tem) tendem a separá-las. Existe algum outro especialista em literatura cervejeira que não as separa? O Maurício Betramelli por exemplo - não li o livro dele ainda - teoriza sobre uma terceira família?

Com relação à polêmica do teste cego de "pilsens" feito pelo Prazeres da Mesa, o site Bebendo Bem em sua crítica também sugeriu que classificar cervejas como Lambic estaria incorreto.

www.bebendobem.com.br/2015/01/tudo-que-v...a-mesa-nao-te-disse/
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Odimi Toge.
Mais
10 anos 3 meses atrás #58992 por Odimi Toge
Marcussi, quanto ao termo geuze da St. Gilloise me parece que vem escrito no rótulo. Na foto não dá pra ver direito, mas é a impressão que fica. Sei que os belgas não são tão rígidos na hora de nomear estilos. Seria então um erro dos próprios produtores dispor o termo "geuze" no rótulo?
Tempo para a criação da página:0.399 segundos