Sobre degustação

Mais
10 anos 5 meses atrás #56195 por Carlos Lima
Criado por Carlos Lima no tópico Sobre degustação
Boa noite pessoal, alguém que tenha mais experiência que eu, kkk não é difícil ter...
Poderia me ajudar com algumas dicas sobre como treinar o olfato ou como aprender a "achar" os aromas e sabores que há nas cervejas?
Sempre vejo o pessoal falando de sabor de canela, anis ou aroma de caramelo e talz, e quase nunca consigo achar o que eles dizem ter... :( alguns aromas e sabores eu até que percebo mas é muito pouco.
Não querendo me exibir, mas atualmente eu moro na Bélgica, e pela facilidade sempre compro várias e várias cervejas aqui, leio algumas referências que encontro sobre elas e dificilmente eu consigo captar o que os amigos falam sobre elas e não tenho a menor ideia de como aprender a trabalhar isso, gostaria muito de aprender para poder explorar a facilidade que tenho hoje de ter essas cervejas, se alguém puder me ajudar com dicas ou algo assim, fico muito agradecido... Muito Obrigado! :D
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Denis Conrado
Mais
10 anos 5 meses atrás #56197 por Alexandre Almeida Marcussi
Carlos, primeiramente, seja bem vindo ao fórum. É normal isso que você descreve: o olfato e o paladar vão sendo progressivamente treinados e acostumados com o tempo a identificar aromas e gostos. Portanto, à medida que você vai degustando cervejas diferentes, vai sentir um aumento grande de sensibilidade.

Para talvez "acelerar" o processo, o ideal é que você faça degustações orientadas, já tendo uma ideia do que você vai encontrar em cada cerveja. Não se paute por avaliações que você lê em rankings online (como este do Brejas). O melhor é você pegar um bom guia de estilos cervejeiros, como o do BJCP , e ler a descrição do estilo de cada breja que você for degustar. Aí você degusta procurando as características daquele estilo, comparando com o que você leu e tentando identificar os aromas descritos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 5 meses atrás #56212 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Sobre degustação
No começo eu procurava tanto aqui no Brejas como no ratebeer e no beeradvocate para ver os comentários das pessoas, pegava os aromas e sabores mais comuns em determinada cerveja e tentava encontrá-los. No começo era difícil, eu tentava, tentava e tentava e nada de notar aquele aroma ou sabor mais complexo. Mas após várias cervejas a coisa começou a fluir naturalmente.

A melhor maneira de aprender é com o treino. Então aproveite que você tem à disposição várias das melhores cervejas do mundo e treine. Tome elas agora e anote o que você conseguir sentir. Continue tomando outras e um dia volte a alguma que você tomou no início e compare as percepções.
Mais
10 anos 5 meses atrás #56214 por Eduardo Guimarães Insta @cervascomedu

Gustavo Silva escreveu: No começo eu procurava tanto aqui no Brejas como no ratebeer e no beeradvocate para ver os comentários das pessoas, pegava os aromas e sabores mais comuns em determinada cerveja e tentava encontrá-los. No começo era difícil, eu tentava, tentava e tentava e nada de notar aquele aroma ou sabor mais complexo. Mas após várias cervejas a coisa começou a fluir naturalmente.

A melhor maneira de aprender é com o treino. Então aproveite que você tem à disposição várias das melhores cervejas do mundo e treine. Tome elas agora e anote o que você conseguir sentir. Continue tomando outras e um dia volte a alguma que você tomou no início e compare as percepções.

Foi exatamente o que eu fiz após conhecer o Brejas, Gustavo. De fato é uma estratégia bem interessante para quem acabou de conhecer cervejas artesanais.
Tempo para a criação da página:0.346 segundos