Baden Baden Cristal

Mais
10 anos 9 meses atrás - 10 anos 9 meses atrás #53709 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Baden Baden Cristal

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Só vale lembrar que isso não é necessariamente um "erro" ou "malícia" das cervejarias. O hábito de denominar nossas cervejas comuns de "pilsen" antecede a criação e a disseminação dos guias cervejeiros e de nomenclaturas mais técnicas com "standard American lager". É uma questão de tradição de mercado.

Grande Mestre Marcussi, permita-me discordar.

Tradição ou não, porque mesmo antes dos guias, os cervejeiros já deviam saber diferenciar os estilos e por isso, denominar de pilsen pra mim é uma questão de marketing, seja por malícia ou por questões de melhor visualização e/ou nomenclatura, assim como fazem com a descrição: cereais não maltados sem especificar quais são e quanto usam.

Abraços.
Ultima edição: 10 anos 9 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
10 anos 9 meses atrás #53713 por Caio Marques
Respondido por Caio Marques no tópico Baden Baden Cristal
Obrigado a todos que responderam a minha duvida, por isso o brejas faz tanto sucesso!
Mais
10 anos 9 meses atrás #53717 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Baden Baden Cristal

Paulo Zanello escreveu: Aqui tem uma degustação as cegas que a gente fez....pra vcs verem como é dificil separar a Cristal das outras SALs.

Bacana este vídeo, Paulo. Parabéns a você e ao Philip por divulgar todos estes vídeos, bem didáticos a meu ver. No caso da Baden Baden Cristal, uma cerveja bem leve e refrescante boa para o calor, mas do ponto de vista sensorial um péssimo custo/benefício.

Em relação ao uso do termo "pilsen" por nossas macros, penso na mesma linha que o Marcussi. É fato que muito antes da criação dos guias de estilos nossas lagers populares já usavam essa denominação, não havendo uma razão tão óbvia para uma mudança (quem dita as regras não é o cervejeiro, e sim o departamento de Marketing). Minha opinião pessoal é que nossas macros estão "cagando e andando" para tais guias de estilos... :huh:

Mais
10 anos 9 meses atrás - 10 anos 9 meses atrás #53724 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Baden Baden Cristal

Claudinei   escreveu: É fato que muito antes da criação dos guias de estilos nossas lagers populares já usavam essa denominação, não havendo uma razão tão óbvia para uma mudança (quem dita as regras não é o cervejeiro, e sim o departamento de Marketing). Minha opinião pessoal é que nossas macros estão "cagando e andando" para tais guias de estilos... :huh:

Fala aí Claudinei, tudo certo? É um prazer debater com pessoas inteligentes e conhecedoras como vocês.

Também acho que as cervejarias de massa não estão nem aí para guias; consumidores e foristas (e não tem e não vão mudar nada) :silly: , e que não são os cervejeiros que ditam as regras, e sim o departamento de marketing, mas este departamento colhe informações com quem entende do produto para estabelecer sua estratégia, mas como concordo com você, as cervejarias estão mais interessadas em vender e estão pouco se importando em passar informações corretas das suas cervejas. Nem dos ingredientes eles se importam em especificar, imagina com o estilo correto do estilo.
Eu como consumidor, gosto de ter o máximo de informações corretas e detalhadas do produto que estou adquirindo, mesmo que sejam descobertas ou estabelecidas parâmetros e/ou especificações posteriores a criação deste produto, sejam eles remédios, alimentos, bebidas ou qualquer coisa que seja.
Ex: É descoberto que tal remédio (já criado) tem algum efeito colateral novo; é determinado que o glúten é gerador de intolerância; é estabelecido critério de estilos, acho que temos de ser informados. Bem, mas como esse país só funciona com leis ( às vezes nem assim), não é com o que vai escrito no rótulo da cerveja que eles vão se importar :laugh:

Sei que é uma utopia minha, querer viver onde o marketing das empresas usam apenas a criatividade para vender os seus produtos, e não manipulem as informações (sejam elas anteriores ou posteriores à criação do seu produto) para vender mais.
Pode ser (provavelmente é) um pouco de revolta por me sentir ludibriado com as propagandas que tentam impor suas "verdades".
Então, acho sim que qualquer empresa tem que dar o máximo de informações corretas sobre os seus produtos, no caso das cervejarias: se elas sabem que beber cerveja gelada demais esconde as sensações gustativas, elas não deveriam fazer propaganda dizendo que quanto mais gelada melhor; se usam outros cereais como ingredientes, elas deviam informar quais e quantos (inclusive nos comerciais) :woohoo: ; se elas sabem que agora existem estilos, deviam informar qual deles sua cerveja é (ou escrevendo no rótulo estilo Standard American Lager iria suscitar o interesse do consumidor :whistle: ), acho que isso é o que eles menos querem, não é mesmo!?

Um abraço e ótimas degustações pra você.
Ultima edição: 10 anos 9 meses atrás por Fernando Pires.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  
Mais
10 anos 9 meses atrás #53725 por MAURICIO ALENCAR
Respondido por MAURICIO ALENCAR no tópico Baden Baden Cristal
Independente do motivo pelo qual se denomina a cerveja como PILSEN uma coisa é fato: a legislação brasileira que trata o tema permite isso...

www.brejas.com.br/lei-fabricacao-cerveja.shtml

não existe a obrigatoriedade em classificar os estilos como deveriam ser, dando muitas brechas as cervejarias, principalmente as de produção em massa....e o artigo 71 do Decreto relata o q já é esperado por aqui:

Art . 71. A complementação dos Padrões de Identidade e Qualidade dos produtos de que trata esta Secção será disciplinada por atos administrativos.

Ou seja, ainda não existem tais atos administrativos e creio eu q dificilmente irá existir num futuro próximo.
Mais
10 anos 9 meses atrás - 10 anos 9 meses atrás #53726 por MAURICIO ALENCAR
Respondido por MAURICIO ALENCAR no tópico Baden Baden Cristal
Eu acredito muito na questão do marketing....alterar o nome PILSEN para SAL numa latinha de Skol ou Brahma no mínimo causaria estranhamento à IMENSA maioria consumidora dessas brejas...na década de 90 a Coca-Cola modificou o formato da garrafa pet (para aquele estilo mais arredondado, tipo do guaraná) e as vendas caíram...a empresa logo retomou o antigo formato...
Creio que se vc escrever Standard American Lager numa lata de skol o consumidor com ctza irá procurar por uma outra escrito Pilsen....enquanto a legislação der a brecha as cervejarias não se preocuparão com isso.....
Ultima edição: 10 anos 9 meses atrás por MAURICIO ALENCAR.
Tempo para a criação da página:0.390 segundos