Claudinei escreveu: É fato que muito antes da criação dos guias de estilos nossas lagers populares já usavam essa denominação, não havendo uma razão tão óbvia para uma mudança (quem dita as regras não é o cervejeiro, e sim o departamento de Marketing). Minha opinião pessoal é que nossas macros estão "cagando e andando" para tais guias de estilos...
Fala aí Claudinei, tudo certo? É um prazer debater com pessoas inteligentes e conhecedoras como vocês.
Também acho que as cervejarias de massa não estão nem aí para guias; consumidores e foristas (e não tem e não vão mudar nada)
, e que não são os cervejeiros que ditam as regras, e sim o departamento de marketing, mas este departamento colhe informações com quem entende do produto para estabelecer sua estratégia, mas como concordo com você, as cervejarias estão mais interessadas em vender e estão pouco se importando em passar informações corretas das suas cervejas. Nem dos ingredientes eles se importam em especificar, imagina com o estilo correto do estilo.
Eu como consumidor, gosto de ter o máximo de informações corretas e detalhadas do produto que estou adquirindo, mesmo que sejam descobertas ou estabelecidas parâmetros e/ou especificações posteriores a criação deste produto, sejam eles remédios, alimentos, bebidas ou qualquer coisa que seja.
Ex: É descoberto que tal remédio (já criado) tem algum efeito colateral novo; é determinado que o glúten é gerador de intolerância; é estabelecido critério de estilos, acho que temos de ser informados. Bem, mas como esse país só funciona com leis ( às vezes nem assim), não é com o que vai escrito no rótulo da cerveja que eles vão se importar
Sei que é uma utopia minha, querer viver onde o marketing das empresas usam apenas a criatividade para vender os seus produtos, e não manipulem as informações (sejam elas anteriores ou posteriores à criação do seu produto) para vender mais.
Pode ser (provavelmente é) um pouco de revolta por me sentir ludibriado com as propagandas que tentam impor suas "verdades".
Então, acho sim que qualquer empresa tem que dar o máximo de informações corretas sobre os seus produtos, no caso das cervejarias: se elas sabem que beber cerveja gelada demais esconde as sensações gustativas, elas não deveriam fazer propaganda dizendo que quanto mais gelada melhor; se usam outros cereais como ingredientes, elas deviam informar quais e quantos (inclusive nos comerciais)
; se elas sabem que agora existem estilos, deviam informar qual deles sua cerveja é (ou escrevendo no rótulo estilo Standard American Lager iria suscitar o interesse do consumidor
), acho que isso é o que eles menos querem, não é mesmo!?
Um abraço e ótimas degustações pra você.