Cerveja evolui na taça ?

Mais
15 anos 7 meses atrás #441 por Francisco Paulo Rouxinol
Tb já fiz alguns testes..
Acho q a temperatura é um fator importante. Tomávamos a mesma cerveja em uma temperatura abaixo da indicada no rótulo, acima, e na temperatura indicada. Tivemos impressões parecidas com a de vcs. Na temperatura indicada para a cerveja e alguns graus acima a cerveja estava muito mais saborosa e aromática.
Um fator q ainda não testamos eh a temperatura no dia. Será q em um dia quente (frio) temos a mesma sensação?
abs
Mais
15 anos 7 meses atrás #447 por Alexandre Almeida Marcussi
Também acho que o fator crucial, nesse caso, é a temperatura. É bom lembrar que, sobretudo no caso das ales, os aromas que tendemos a considerar mais agradáveis e aromáticos - os fenóis (sobretudo cravo) e os ésteres (frutado da levedura) - são substâncias químicas relativamente mais estáveis e menos voláteis. Por conta disso, eles tendem a se volatilizar melhor a temperaturas mais altas. Por isso, esses aromas ficam mais intensos quando a cerveja esquenta no copo. Quem fabrica uma cerveja que tem boa quantidade de ésteres e fenóis vai obviamente indicar uma temperatura de consumo em que essas substâncias estejam no auge desua volatização. Mas eu gosto de observar essa "evolução", às vezesé legal servir gelada e observar o que acontece com o tempo.

E a cerveja também esquenta na própria língua, e com isso libera aromas antes "escondidos". Por isso, principalmente quando ela está gelada, às vezes sentimos ésteres e fenóis melhor na boca do que no aroma. Isso tudo deve ser levado em consideração. Tive a mesma sensação com a Maudite, que as notas de cravo foram ficando cada vez mais fortes. Mas, para mim, elas estavam mais bem equilibradas no começo, depois, começaram a ficar intensas demais, tornando-a um pouco enjoativa (para o meu gosto, claro). Eu gostei mais dela um pouco mais gelada - por isso acho legal olhar a evolução.

Mas há também outros aromas especialmente voláteis, que se destacam mais quando ela está gelada e não estão "concorrendo" com outros aromas mais estáveis. Na minha experiência, tendo a perceber razoavemente bem alguns aromas lupulados a baixas temperaturas, bem como alguns sinais de oxidação. Com o tempo, vamos nos "acostumando" a eles, e eles começam a ser equilibrados com outros aromas que aparecem com o tempo. Um bom exemplo é a Eisenbahn 5, que começa a exalar um agradável caramelo com o tempo, equilibrando os lúpulos.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #476 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Verdade, Alexandre, o cravo foi crescendo e tornou-se muito evidente no final da garrafa, mas não achei ruim.
Mais
15 anos 7 meses atrás #679 por João Sperb
Respondido por João Sperb no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Olha, tem o efeito placebo também. Quando voce ve aquela cerveja na sua frente vc fik mentalizando que ele é boa e esta ficando melhor...somando-se ao efeito real de oxigenação, perda de carbonatação, aumento da temperatura...voi a lá! voce tem uma cerveja que fik melhor na taça!!!!
Alias...depois de tomar em taças, alguem ainda consegue beber do gargalo de uma long neck ou lata? (só por curiosidade...) :P
Mais
15 anos 7 meses atrás #733 por Alexandre Almeida Marcussi
Olha, o "efeito placebo" funciona bem quando a pessoa compra uma cerveja muito cara e precisa se convencer de que ela é boa. Já vi isso muitas vezes: o cara só acha que são ótimas as cervejas nas quais ele pagou mais de R$ 20. Mas aí ele normalmente já acha maravilhosa desde a primeira fungada! Acho que não dá para negar que existem variações sensoriais objetivas quando vc está fazendo uma degustação atenta, sem se deixar levar. Para mim, por exemplo, a Maudite não melhorou, ela piorou com o tempo.

O mais interessante é quando a cerveja evolui de formas diferentes em duas taças diferentes. Isso ocorre bastante comigo e com a minha namorada: muitas vezes a minha cerveja começa a manifestar mais os ésteres, enquanto na dela o malte fica mais evidente. E não é diferença na percepção de cada um: quando eu provo da taça dela (e vice-versa), comprovo a sensação que ela relatou. Não sei se a temperatura da pele, a acidez da saliva etc. tem alguma influência nisso. Não dizem que nenhuma mulher pode preparar um sushi tradicional na culinária japonesa por causa da temperatura das mãos? Vai que tem alguma relação...

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #734 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Beber no gargalo ou na lata só em última circunstância !
Tempo para a criação da página:0.390 segundos