Cerveja evolui na taça ?

• um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #411 por um visitante
Criado por um visitante no tópico Cerveja evolui na taça ?
Cerveja respira ?

Acho que já levantei essa questão no Orkut mas não lembro o resultado. Rsrsrs...

Não é a primeira vez que percebo alteração entre o primeiro gole e o último. Agora mesmo estou bebendo uma Maudite (Unibroue), quando servi ela estava uma coisa, agora está a mesma mas com alguma coisa a mais, apareceu cravo no aroma e, principalmente, na boca.

Ambos são fermentados, o pessoal que gosta de vinho entende do que estou dizendo, a cerveja, assim como o vinho, pode mudar suas características organolépticas (uia...) em contato com o ar ?
Mais
15 anos 7 meses atrás #416 por Jonas Almeida
Respondido por Jonas Almeida no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Até hoje notei uma alteração no aroma, muito mais rico e complexo.
Agora, em termos de oxidação e etc. é bem possivel também...
Algumas brejas ao oxidar perdem corpo e sabor e tudo o mais enquanto algumas podem se beneficiar...
O que vc acha?
Mais
15 anos 7 meses atrás #424 por Daniel Chamilete
Acho que pode haver sim uma evolução, no caso da Maudite, também notei que ela foi ficando mais "gostosa" com o passar dos minutos. Mas não podemos esquecer também 2 coisas básicas, conforme nosso corpo e cérebro vão "assimilando o álcool", tendemos a achar a bebida melhor mesmo, talvez pelo efeito de euforia que ela causa, e também precisamos lembrar que a bebida que está ali está esquentando, e nós sabemos que é o melhor jeito de ela liberar seus aromas e sabores, estando na temperatura adequada de cada estilo, antes congelados pelo frio da geladeira ou adega!
Mais
15 anos 7 meses atrás #425 por Luiz Eduardo de Carvalho Silva
Eu acho que a alteração do aroma/sabor na cerveja tenha mais relação com a temperatura que com a oxigenação propriamente dita. Quando bebo vinho (faz tempo que não faço isso), geralmente já inicio a degustação na temperatura de serviço adequada, já com cervejas, a temperatura geralmente está um pouco abaixo do ideal ao primeiro gole e com o tempo ela vai "esquentando" e ficando melhor...
Mais
15 anos 7 meses atrás #428 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Um vez eu fiz um teste em uma cerveja que aparecia no rotulo uma temperatura para ser tomada e no site do brejas outra

Com o meu termometro instantaneo a tira colo, deixei ela chegar na temperatura do rotulo (+baixa que a do site) e provei fiz as anotação e deix ela ganhar um pouco de temepratura ate chegar na temperatura descrita no site, e foi bem diferente tanto aromas quanto sabores

Creioq ue com certeza se a cerveja estiver mais gelada do que a temperatura idela para ela ser apreciada ao esquentar e chegar na temperatura ideal ela vai demonstrar novas sensações.

Dai pra mais quente creio que ela posso vir aperder alguma coisa

Mocorrijam se eu estiver errado
  • um visitante
  • Autor do Tópico
Mais
15 anos 7 meses atrás #432 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cerveja evolui na taça ?
Essa questão da temperatura me ocorreu.
Tempo para a criação da página:0.401 segundos