Cereais não maltados...

Mais
10 anos 10 meses atrás - 10 anos 10 meses atrás #52658 por Ylliomar de Oliveira Xatara
Sou um amador apaixonado por cerveja...
Anos luz me separam do conhecimento de todos aqui no BREJAS.
Muito se fala nos cereais não maltados que no caso das mainstreams brasileiras seria o milho, estou certo?
Isto acrescenta algum valor ou se destina apenas a aumentar o volume de forma barata?
E no caso de cervejas super premium como a Stella Artois, Budweiser, Bohemia, qual é o cereal não maltado usado e com que finalidade ele é adicionado visto que as puro maltes são, a meu ver, vistas com mais simpatia?
Ultima edição: 10 anos 10 meses atrás por Ylliomar de Oliveira Xatara.
Mais
10 anos 10 meses atrás - 10 anos 5 meses atrás #52659 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Cereais não maltados...
No caso das cervejarias de grande produção o cereal não maltado é usado para diminuir o custo (muitos, talvez a maioria utilizam o milho), mas o uso dos mesmos não significa ter uma cerveja de baixa qualidade. As Rochefort estão aí pra mostrar isso.

Não sei exatamente quais cereais não maltados são usados em cada cerveja, mas normalmente é cevada, trigo, arroz, milho, centeio e aveia. Ouvi falar que a Budweiser usa arroz.
Ultima edição: 10 anos 5 meses atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ylliomar de Oliveira Xatara
Mais
10 anos 10 meses atrás #52663 por Luiz Madeira
Respondido por Luiz Madeira no tópico Cereais não maltados...
A Bud usa Arroz! Isso deixa ela um pouco diferente das outras por aqui, mas continua... insossinha

Esse tipo de definição nos ingredientes: cereais não maltados, pra mim sempre foi sacanagem. Se vai milho, vai milho, se vai arroz é arroz, cereais não maltados não é ingrediente né. Um bom exemplo é a Estrella Galicia que segue esse padrão de breja comercial mas coloca lá: milho. A honestidade no rotulo se reflete na breja que apesar de ser uma comercial tem lá suas qualidades.

É como se eu fosse vender algo com "cogumelos diversos" e colocasse o que cresce ali no arroz que eu esqueci de jogar fora em 2012.
Mais
10 anos 10 meses atrás #52664 por Ylliomar de Oliveira Xatara
Gostei do exemplo dos fungos no arroz, Luiz... rsrs
Mas então, o objetivo é apenas o aumento de volume, não é? Não participam no sabor e sim, nos custos...
E lá em seus países de origem, os americanos toleram este arroz? Os Belgas acham normal o uso de algo que não seja malte de cereais em sua Stella Artois? Ou é "privilégio" dos brasileiros esta pequena avacalhação?
Mais
10 anos 10 meses atrás #52665 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Cereais não maltados...
No caso das comerciais brasileiras, é só pra aumentar o volume e baratear o processo.
Bud também. No caso da Stella acredito que seja a mesmíssima coisa. Lembrando que todas essas são do mesmo grupo Ab Inbev.

Agora, nem sempre cereais não maltados são ruins para uma cerveja.
Alguns exemplos:
* Uso de aveia em Oatmeal Stouts (Aliás, alguém tem visto a Anderson Valley Oatmeal Stout por ai?)
* Uso de trigo não maltado em Witbiers.
* Uso de trigo não maltado em Lambics
* Uso de cereais variados para aumentar o teor alcoólico em várias strong ales belgas. Aliás, esse ultimo item foi bem explicado pelo confrade claudinei em outro tópico:

Claudinei   escreveu: Cereais não maltados e outros tipos de adjuntos (xaropes de alta maltose, açúcares, etc) são usados quando o objetivo é atingir um determinado teor alcoólico sem um correspondente aumento de corpo da bebida. Nas ales belgas isso é muito comum, pois do contrário poderia resultar em cervejas mais "pesadas" (como, por exemplo, a nossa Eisenbahn Strong Golden Ale, puro malte), sendo que isso não é desejado

Abraços
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  , Ylliomar de Oliveira Xatara
Mais
10 anos 10 meses atrás #52666 por Clésio Gomes Mariano
Só lembrando que o milho também contribui com a leveza e o (des)sabor das cervejas de massa nacionais e não só para diminuir custos de produção.
Tempo para a criação da página:0.474 segundos