chopp com odor final de queijo fresco

Mais
11 anos 2 semanas atrás #51769 por almir azevedo
Boa tarde companheiros de forum.

Tenho uma dúvida, busquei aqui no forum , mas não encontrei resposta.

Experimentei um chopp (razera budah) e em todas as provas no final do chopp ele adquiria um cheiro forte e desagradável de soro de queijo fresco. Alguem sabe me dizer o por que disto?
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51772 por Odimi Toge
Até onde sei, em muitos casos o cheiro de queijo (aroma caseoso) pode estar relacionado a utilização de lúpulo velho.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: almir azevedo
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51774 por Alexandre Almeida Marcussi
Almir, como "soro de queijo fresco" não é um descritor sensorial padronizado, é difícil saber exatamente o que era sem ter sentido. Se eu tivesse que chutar, diria que o problema é uma substância chamada diacetil, que pode ocorrer por falha na maturação ou (mais provável) por má higiene da chopeira. O descritor-padrão para o diacetil é "manteiga".

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renato Dell, almir azevedo
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51804 por Renato Dell

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: O descritor-padrão para o diacetil é "manteiga".

Muito legal saber disso, Marcussi. Eu acreditava que o aroma de manteiga fosse ácido butanóico, que pode ser resultado de uma fermentação contaminada.
Mais
11 anos 2 semanas atrás #51805 por Diego Bonatto
É um cheiro ácido, que lembra iogurte ou manteiga rançosa? Ou é um cheiro parecido com o de pipoca de microondas sabor manteiga?
Se for o primeiro, pode ser contaminação microbiana, especialmente bactérias formadoras de ácido lático. Entretanto não é muito comum que ocorra em lagers, mas pode ocorrer, especialmente se o keg não foi limpo adequadamente.
Se for o segundo, pipoca de microondas sabor manteiga, é diacetila...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renato Dell, almir azevedo
Mais
11 anos 18 horas atrás #52046 por Bernardo Souza

Diego Bonatto escreveu: É um cheiro ácido, que lembra iogurte ou manteiga rançosa? Ou é um cheiro parecido com o de pipoca de microondas sabor manteiga?
Se for o primeiro, pode ser contaminação microbiana, especialmente bactérias formadoras de ácido lático. Entretanto não é muito comum que ocorra em lagers, mas pode ocorrer, especialmente se o keg não foi limpo adequadamente.
Se for o segundo, pipoca de microondas sabor manteiga, é diacetila...

Brejas também é cultura (e química)! :cheer:
Tempo para a criação da página:0.382 segundos