Mudança de Receita Colorado Indica

Mais
11 anos 7 meses atrás - 11 anos 7 meses atrás #49841 por Diogo Olivares

fernando pereira frassetto escreveu: Não sou daqueles que advogam homogeneização estrita dos produtos, não me incomodo muito quando a os diferentes lotes sofrem ligeira alteração, até porque em alguns casos são quase imperceptíveis, mas o que as fábricas precisam fazer quando alteram uma receita é INFORMAR NO RÓTULO, para que o consumidor possa fazer sua escolha já sabendo que houveram mudanças.

Concordo com você. Acho aceitável variações pequenas, e não estaria levantando a questão se fosse algo assim, seria tempestade em copo d`água, né?

Mas a minha percepção foi muito diferente do que eu já tava acostumado, a ponto de eu ter estranhado muito e sentido que tava tomando outra cerveja (mais de uma vez)! Chamo a atenção pra coloração (que reflete no sabor do malte) que antes era escura, âmbar, e as que eu tenho tomado são claras, mais ''americanizadas''.
Ou seja, na minha impressão pelo menos, não se tratou de diferença de intensidade do aroma, nem off-flavor (pode ter influenciado, mas não é o ponto chave).

Não devo levantar falso testemunho, mas também gostaria de saber se alguém perceber algo significativo, pra quem sabe termos algo mais conclusivo.
Ultima edição: 11 anos 7 meses atrás por Diogo Olivares.
Mais
11 anos 7 meses atrás #49846 por Claudinei  

fernando pereira frassetto escreveu: o que as fábricas precisam fazer quando alteram uma receita é INFORMAR NO RÓTULO, para que o consumidor possa fazer sua escolha já sabendo que houveram mudanças.

Seria bom, mas pode acontecer também de nem ser mudança na receita propriamente dita. Uma alteração estrutural decorrente de uma ampliação, tipo mudança de equipamentos, uma nova tina sei lá do que, um novo tanque fermentador/maturador, acho que tudo isso tem o poder de causar alterações no produto final. Cerveja é um produto muito sensível...

Sem falar também que 99,9% das cervejarias listam os ingredientes (água, malte, lúpulo, leveduras, etc) mas não fornecem detalhes sobre quais tipos de malte usados e em quais quantidades/proporções, tipos de lúpulo e o momento de sua adição no mosto, tempo de fervura, tempo de fermentação/maturação, uma eventual mudança no fermento usado... e por aí vai. Qualquer alteração nessas variáveis pode afetar o produto final. Seria viável a divulgação de todas essas informações?
Mais
11 anos 7 meses atrás #49853 por Marcelo Vodovoz
realmente nao é viável tudo isso, mas acho estranho é pegar uma stout e transformar ela numa foreign extra stout, o uma bock numa doppelbock, uma english pale ale numa american pale ale... e etc. mudar totalmente o perfil da lupulagem, sei la, pode ser coisa das dificuldades do mapa, mas se quer algo diferente, crie uma nova cerveja!
Mais
11 anos 7 meses atrás #49855 por Felipe Oliveira
Eu senti uma mudança na última Demoiselle que eu tomei, a primeira vez foi na degustação que eles oferecem na fábrica, senti bem mais o gosto do café!
Fui tomar em casa e parecia uma porter comum, nada do exagero de café tradicional...
Mas não sei se teve a influência do copo/temperatura...
Mais
11 anos 7 meses atrás #49859 por fernando pereira frassetto

Claudinei   escreveu:

fernando pereira frassetto escreveu: o que as fábricas precisam fazer quando alteram uma receita é INFORMAR NO RÓTULO, para que o consumidor possa fazer sua escolha já sabendo que houveram mudanças.

Seria bom, mas pode acontecer também de nem ser mudança na receita propriamente dita. Uma alteração estrutural decorrente de uma ampliação, tipo mudança de equipamentos, uma nova tina sei lá do que, um novo tanque fermentador/maturador, acho que tudo isso tem o poder de causar alterações no produto final. Cerveja é um produto muito sensível...

Sem falar também que 99,9% das cervejarias listam os ingredientes (água, malte, lúpulo, leveduras, etc) mas não fornecem detalhes sobre quais tipos de malte usados e em quais quantidades/proporções, tipos de lúpulo e o momento de sua adição no mosto, tempo de fervura, tempo de fermentação/maturação, uma eventual mudança no fermento usado... e por aí vai. Qualquer alteração nessas variáveis pode afetar o produto final. Seria viável a divulgação de todas essas informações?

Não digo listar detalhes da receita no rótulo, isso é inviável e desnecessário. Digo colocar uma informação do tipo "nova receita", como vemos em muitos outros produtos alimentícios.
Sobre detalhes de fabricação que mudem uma cerveja aí realmente fica difícil saber onde está a alteração no processo e/ou no maquinário que seja responsável por novos sabores e aromas.
Mais
11 anos 7 meses atrás #49863 por Clésio Gomes Mariano
Há uma questão importante que ninguém levantou ainda: a Colorado terceiriza parte de sua produção para cobrir a demanda. Até onde sei o único rótulo produzido fora da própria Colorado era a Cauim, só não lembro onde acontecia essa produção. Pode ser que recentemente eles tenham começado a terceirizar a produção da Indica também e venha daí essa diferença.
Tempo para a criação da página:0.551 segundos