Como avaliar/ranquear bem uma cerveja?

Mais
13 anos 3 meses atrás #33049 por T. Muraro
Camargo,

Além de todas as ótimas dicas aqui postadas, lembre também que a MESMA cerveja, do MESMO lote, na MESMA embalagem pode apresentar diferenças dependendo da armazenagem, temperatura em que foi servida, etc.
Ou seja, não fique apreensivo se você não conseguir perceber certas coisas ou mesmo se você tomar uma cerveja e achar ela ruim, mesmo todos dizendo que ela é ótima.
Muitos confrades postam comentário e fazem uma ressalva: "Acho que minha amostra estava contaminada/com algum problema".

Abraços!
Mais
13 anos 3 meses atrás #33051 por felipe camargo
Ok, vou tentar resumir:
1 - Já loadei da internet o guia,
2 - vou avaliar apenas uma cerveja por dia,
3 - sem ver avaliações de outros posteriormente,
4 - anotar com calma e na hora todas as minhas impressões sobre cada cerveja,
5 - julgar as cervejas dentro de seus tipos individuais comparando-as com cervejas do mesmo tipo.
Além disso,
6 - tomar cuidado para não dar notas altas para todas as cervejas, sabendo exatamente o que você está bebendo.
7 - Usar o copo certo (já tenho em casa os copos corretos, menos aquele Yard)!
Ufa, acho que isso aí é o suficiente, ou será que deixei escapar alguma coisa?
Muito obrigado mesmo pessoal, hoje vou tentar fazer minha primeira avaliação, tenho algumas opções:
Strong Suffolk Vintage Ale, achel, westmalle, as duas strong ales da HANB e tb uma Dado Beer belgian strong ale (eu acho)... Alguma recomendação para iniciar???
Mais
13 anos 3 meses atrás #33056 por T. Muraro
Minha SINGELA opinião, começa com a Dado Bier. Não é a que vai te proporcionar o melhor sabor, mas como estás "iniciando" será mais fácil de perceber a presença (ou a falta) de algumas características do guia da BA que você baixou. Além disso, é barata e fácil de encontrar, caso você queira repetir a experiência.
Mais
13 anos 3 meses atrás #33059 por felipe camargo
Valeu, vou fazer isso, hehehehe

Pessoal, vocês me ajudaram muito, vou tentar fazer minhas avaliações a partir de agora e colocar no site.

Por favor, qualquer comentário sobre elas podem (e devem) ser ditos e ouvidos aqui mesmo nesse tópico que vou checar regularmente.

Abraços
Mais
13 anos 3 meses atrás #33075 por Claudinei  
Complementando, atenção à temperatura de serviço!

www.brejas.com.br/temperatura.shtml

Não se preocupe tanto com a quantidade de detalhes a serem colocados. Tem gente mais experiente que identifica duas, três, quatro frutas diferentes no aroma e no sabor, diversos vegetais, especiarias, off-flavors, sela de cavalo, etc etc etc... e tem gente que possui uma percepção um tanto mais modesta, como este que agora escreve. Acho importante você ser sincero, objetivo e não "inventar" aquilo que você não percebeu de fato. E finalizando com sua opinião geral sobre a cerveja, se você gostou ou não, se falta alguma coisa...

Quanto às notas numéricas, achava um tanto chato ter que lidar com elas no começo, mas você se acostuma. É bom ter algum conhecimento prévio sobre as características do estilo da cerveja avaliada, mas o seu gosto pessoal também vai ter influência, sem dúvida.

De resto, boa diversão! :laugh:
Mais
13 anos 3 meses atrás #33109 por felipe camargo
Pessoal, adorei todas as dicas e tudo mais.

Agora estou com um novo probleminha que todos vão rir da minha cara. Fiz uma avaliação da Dado Bier Belgian Ale. Tá tudo escrito, todas as notas dadas naquele templete que vocês disponibilizam pelo site, etc, etc, etc...

Meu único problema agora é saber onde, no site, eu posso colocar a minha avaliação??? Ou eu não posso colocar??? Não me ficou claro em lugar algum onde eu posso postar minhas avaliações :blink:

Enfim, se alguém puder me dar esta última ajuda, ficarei muito feliz em contribuir não somente essa vez, mas sempre que fizer uma experimentação de cervejas, para que o site somente cresça.

Muito obrigado a todos, abraços, Felipe
Tempo para a criação da página:0.420 segundos