Como avaliar/ranquear bem uma cerveja?

Mais
13 anos 4 meses atrás #33038 por felipe camargo
Bom dia pessoal,
sou muito novo tanto no mundo das cervejas (cerca de 1 ano degustando cervejas novas e diversas, fora as "comuns") e mais novo ainda aqui no site brejas (um mês de casa e hoje foi o primeiro dia que me dediquei a postar algumas coisas no forum. Sou tão chato que já falei até demais e ainda quero abrir um tópico inteiro)
Mas, como estou pensando em colocar as minahs avaliações no site, gostaria que os mais experientes me dessem dicas de como avaliar "bem" uma cerveja.
Leio muito do que é postado aqui no forum ou nas degustações individuais, principalmente sobre as cervejas que já experimentei ou que estou para experimentar. Já lí mais de uma vez as instruções para avaliação de cervejas que encontrei no brejas. Mas mesmo assim não me sinto seguro para fazer uma avaliação.
O que devo fazer agora para conseguir fazer uma "boa" avaliação de cervejas e ranqueá-las de forma "correta"?
Desculpe o tamanho do texto. Abraços a todos, Felipe Camargo
Mais
13 anos 4 meses atrás #33039 por Gil Lebre Abbade Franco
uma dica q creio ser válida é só ler avaliações d outros depois d ter escrito ou postado sua própria, a fim d evitar receber influencia d determinado aroma/sabor, por exemplo, q ñ achou em tal breja e acabar apenas repetindo a análise de outros ao invés d ser fiel aos próprios sentidos.
só depois d postar minha avaliação q leio as demais análises e é sempre engraçado achar a mesma sensação compatilhada por outros colegas ou encontrar algo q ñ achei na minha cerveja.

e cuidado para não dar notas altas demais a determinadas cervejas q futuramente vc pode achar não tão dignas de um 4 ou 5, por ex.

experimentar várias cervejas não quer dizer experimentar várias cervejas do mesmo estilo, isso sim é o ideal. lembrando tbm q além d sensação pessoal tbm deve agregar na análise se a mesma está bem inserida no estilo proposto e se foi além, contribuindo de forma positiva com algo novo e bem vindo.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Mais
13 anos 4 meses atrás #33040 por fernando pereira frassetto
Felipe, não há fórmulas para ranquear "bem" uma cerveja. Na hora de degustar você tem que estar com os sentidos bem apurados, perceber os aromas e os sabores, que são mais complexos e de difícil percepção de todas as nuances. Após beber, o que pessoalmente prefiro fazer pouco (1 ou 2 garrafas/latas) por vez, para perceber melhor a cerveja, geralmente anoto após poucas horas, no máximo, para tentar não esquecer de nada. Acredito que a parte mais fácil e importante, em minha opnião, é descrever suas sensações, as notas, que são excessivamente objetivas e por vezes até atrapalham um pouco, para mim têm importância menor. Como regra, notas muito disparatadas são incomuns. Difícil uma cerveja com ótimo aroma e sabor, por exemplo, apresentar uma sensação ruim. Notas extremas para baixo e para cima também. Com o tempo e treino, que é fundamental, você se acostuma. Tente inicialmente escrever e dar notas algumas vezes para a mesma cerveja, para só depois postar. Verificar as diversas notas e sensações descritas em situações diferentes é um belo treino.
Acho que é isso.
Mais
13 anos 3 meses atrás - 13 anos 3 meses atrás #33044 por Alexandre Almeida Marcussi
Felipe, a maior parte das pessoas fica perdida por não estar familiarizado com o vocabulário sensorial usado para descrever as cervejas. Sentir cheiro de "maçã vermelha" numa maçã vermelha é muito diferente de sentir cheiro de "maçã vermelha" numa cerveja. Da mesma forma, é difícil saber o que é uma cerveja "adstringente" antes de ter provado uma. Então o primeiro passo que eu sugiro é um "aprendizado" para se familiarizar com o vocabulário usado mais frequentemente. Melhor do que sair usando as palavras que parecem melhores na sua percepção é entender o que os degustadores experientes querem dizer quando usam esta ou aquela palavra.

Para fazer isso, minha sugestão inicial seria que vc deguste sempre tendo como base um guia de estilos. Sugiro o Guia de Estilos do Brewer's Association para começar, porque as descrições são mais sucintas e resumidas. Pegue uma cerveja, identifique o estilo a que ela pertence (se não souber, pesquise aqui no Brejas) e procure o estilo no guia. Enquanto degusta a cerveja, leia a descrição do guia e procure aquelas características que estão descritas lá. Com o tempo, você vai se familiarizar o bastante com o vocabulário sensorial para não precisar mais de um guia e começar a identificar corretamente essas características por conta própria.

E para dar as notas? A melhor maneira de avaliar uma cerveja é sempre em relação ao estilo a que ela pertence. Veja se aquela cerveja está bem adequada à descrição do guia, e veja se todas aquelas características parecem bem integradas e harmônicas entre si. Seu gosto pessoal vai interferir um pouco, não tenha dúvida, mas com um bom conhecimento do estilo que vc está degustando, vc corre menos o risco de ser injusto com uma cerveja.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 13 anos 3 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
13 anos 3 meses atrás #33045 por João Gabriel Margutti Amstalden
Reitero o que o confrade Marcussi disse sobre avaliar a cerveja dentro do que ela apresenta no seu estilo. Lembre-se, a cerveja ser simples e direta não significa que ela é ruim e jamais deve ser comparada com uma cerveja pertencente a outro estilo, pois cada cerveja é criada com proposta e objetivo de alcançar certos sabores, aromas e sensações.

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
13 anos 3 meses atrás #33047 por Luis Domingos
<strong>Gil Lebre Abbade Franco escreveu:</strong>

uma dica q creio ser válida é só ler avaliações d outros depois d ter escrito ou postado sua própria, a fim d evitar receber influencia d determinado aroma/sabor, por exemplo, q ñ achou em tal breja e acabar apenas repetindo a análise de outros ao invés d ser fiel aos próprios sentidos.
só depois d postar minha avaliação q leio as demais análises e é sempre engraçado achar a mesma sensação compatilhada por outros colegas ou encontrar algo q ñ achei na minha cerveja.

e cuidado para não dar notas altas demais a determinadas cervejas q futuramente vc pode achar não tão dignas de um 4 ou 5, por ex.

experimentar várias cervejas não quer dizer experimentar várias cervejas do mesmo estilo, isso sim é o ideal. lembrando tbm q além d sensação pessoal tbm deve agregar na análise se a mesma está bem inserida no estilo proposto e se foi além, contribuindo de forma positiva com algo novo e bem vindo.

Concordo com o colega acima em relação a fazer a tua avaliação sem olhar as dos demais colegas antes.

1 - A avaliação de cada cerveja é algo particular que depois levamos a público... Eu quando tenho a curiosidade de beber cerveja "tal", vou, compro, bebo e avalio, somente depois é que eu vejo o que o pessoal do Brejas escreveu sobre a mesma ceva.

2 - Conforme outro colega dissera, aconselho-te também a sempre anotar na hora as percepções da cerveja degustada. Não deixe para depois ou para amanhã. Tu vai acabar esquecendo da degustação e quando for dar a nota tu pode acabar faltando com a verdade.

3 - Avalie uma cerveja por dia. Quando eu comecei neste mundo de degustações, eu gostava de comprar 3 ou 4 cervejas diferentes (exemplo: Eisenbahn Weizenbock, Leffe Brune, Skol e Fullers London Pride) e degustá-las todas na mesma ocasião. Com o tempo percebi que além de rasgar dinheiro eu também acabava fazendo uma única boa avaliação, ou seja, somente a primeira, porque a partir da primeira cerveja o meu paladar já ficava alterado. As cevas posteriores passavam praticamente despercebidas.

4 - A minha última recomendação é o copo para cada tipo de cerveja. Aqui no Brejas há um link que ensina qual ceva deve ser degustada com qual copo.

Abraços,

*a.d.i.d.a.s.
Tempo para a criação da página:0.396 segundos