<strong>Gil Lebre Abbade Franco escreveu:</strong>
uma dica q creio ser válida é só ler avaliações d outros depois d ter escrito ou postado sua própria, a fim d evitar receber influencia d determinado aroma/sabor, por exemplo, q ñ achou em tal breja e acabar apenas repetindo a análise de outros ao invés d ser fiel aos próprios sentidos.
só depois d postar minha avaliação q leio as demais análises e é sempre engraçado achar a mesma sensação compatilhada por outros colegas ou encontrar algo q ñ achei na minha cerveja.
e cuidado para não dar notas altas demais a determinadas cervejas q futuramente vc pode achar não tão dignas de um 4 ou 5, por ex.
experimentar várias cervejas não quer dizer experimentar várias cervejas do mesmo estilo, isso sim é o ideal. lembrando tbm q além d sensação pessoal tbm deve agregar na análise se a mesma está bem inserida no estilo proposto e se foi além, contribuindo de forma positiva com algo novo e bem vindo.
Concordo com o colega acima em relação a fazer a tua avaliação sem olhar as dos demais colegas antes.
1 - A avaliação de cada cerveja é algo particular que depois levamos a público... Eu quando tenho a curiosidade de beber cerveja "tal", vou, compro, bebo e avalio, somente depois é que eu vejo o que o pessoal do Brejas escreveu sobre a mesma ceva.
2 - Conforme outro colega dissera, aconselho-te também a sempre anotar na hora as percepções da cerveja degustada. Não deixe para depois ou para amanhã. Tu vai acabar esquecendo da degustação e quando for dar a nota tu pode acabar faltando com a verdade.
3 - Avalie uma cerveja por dia. Quando eu comecei neste mundo de degustações, eu gostava de comprar 3 ou 4 cervejas diferentes (exemplo: Eisenbahn Weizenbock, Leffe Brune, Skol e Fullers London Pride) e degustá-las todas na mesma ocasião. Com o tempo percebi que além de rasgar dinheiro eu também acabava fazendo uma única boa avaliação, ou seja, somente a primeira, porque a partir da primeira cerveja o meu paladar já ficava alterado. As cevas posteriores passavam praticamente despercebidas.
4 - A minha última recomendação é o copo para cada tipo de cerveja. Aqui no Brejas há um link que ensina qual ceva deve ser degustada com qual copo.
Abraços,
*a.d.i.d.a.s.