Para esclarecer as duvidas a respeito da discussão Schattenmann x Abadessa e evitar que se faça suposições falsas que podem macular a imagem das empresas quero informá-los que:
A Cervejaria Schattenmann Ltda.foi constituída em 25/09/98 pelos sócios e amigos Miguel A.Schmtz, Herbert F.Schumacher e Domingos C.Zanol, cuja ideia inicial surgiu após uma visita em conjunto com o Schumacher, em setembro de 1990, que fizemos a Oktoberfesf de Munique. As marcas de cervejas da Schattenmann são a Helles Premium a Slava Pils e a Emigrator Bock e desde 2003 eu e o Schumacher distrubuiamos essas cervejas no Rio Grande do Sul, sendo que a minha área era a Serra Gaúcha e a do Schumacher era a Grande Porto Alegre e a produção era terceirizada pela Micro Cerverjaria Barley. No final de 2005 após um desentendimento entre os sócios o Schumacher sugeriu que a Cervejaria ficasse em Stand By e nós constituissemos distribuidoras para fazer a distribuição das cervejas cujas marcas pertenciam a Schattenmann, sendo que a Helles estava registrada e a Salva e a Emigrator ainda não tinham sido registradas. Já em 2006 foi por mim constituída a Fassbier-Coml.de Bebidas e Alimentos para distriuir as cervejas artesanais da Schattenmann na Serra Gaúcha e o Schumacher tinha a Fon Fass para distribuí-las em Porto Alegre. Em 2006 tomei conhecimento que a Cervejaria RSW (Abadessa) tinha dado entrada ao pedido de registro das marcas Slava e Emigrator junto ao INPI com algumas aletações nos rótulos, por iniciativa e por conta e risco do Herbert Schumacher, sem consulta e autorização dos demais sócios da Schattenmann, foi quando o alertei sobre as consequências jurídicas desse ato, a qual ele não deu nenhuma importância. Então falar que a Schattenmann está plagiando as marcas da Abadessa é um total contra censo, pois a Schattenmann é mais antiga e vinha comercianlizando desde 2003 as cervejas com as marcas Helles, Slava e Emigrator o que pode ser provado em notas fiscais emitidas, e até em eventos que foram feitos e filmados como o lançamento da Emigrator Bock de 2005 no Intercity Hotel, etc... Resumo da história, a Cervejaria Schattenmann Ltda. e a dona das marcas das cervejas Helles Premium, Slava Pils e Emigrator Bock, a Fassbier-Coml.de Bebidas e Alimentos Ltda., e uma distribuidora de cervejas artesanais de Caxias do Sul-RS e a Cervejaria RSW (Abadessa) é uma cervejaria que produz as suas próprias cervejas e utiliza as mesmas marcas sem autorização da Schattenmann, e eu não sou mestre cervejeiro, sou um empresario do ramo e tenho experiência de mais de 20 anos atuando nesse mercado e sou um apreciador de cervejas.