Jonas Almeida escreveu:O aroma de heineken hoje em dia me lembra borracha
Engraçado vc estar falando isso, eu e minha namorada associamos a bexiga de festa, tipo aquelas de assoprar, de borracha, sabe? Para mim, lembra uma mistura de bexiga com azeitona verde (sim, eu sei que isso é bizarro). Quando abrimos uma cerveja e vem o cheiro (normalmente ele exala antes mesmo de derramar no copo, se estiver forte o bastante, porque é extremamente volátil), na hora já falamos: "bexiga!" Os americanos associam a "skunk", que é gambá. Como nunca cheirei um gambá, fico com bexiga de festa mesmo...
Eu nunca gostei muito do aroma. Lá nos tempos de brahmeiro, eu achava que a Heineken tinha gosto de xixi e não sabia dizer o porquê. Mas provavelmente era isso que eu estava sentindo. Mas admito que é um aroma interessante, se vc não acha desagradável. Hoje sei reconhecer as virtudes da Heineken, embora não seja um fã. Admito que, na Stella, fica uma composição mais interessante, porque ela tem um adocicado um pouco mais pronunciado. Agora, quando tomei Beck's, tive a sorte de pegar uma garrafa que não tinha nem sinal desse aroma. Estava ótima, muito fresca.
Para quem quer saber o aroma do lúpulo normalmente usado nas pilsen, além das tchecas (mas cuidado, porque as de garrafa verde como a Urquell e a Czechvar podem exibir o mesmo problema), vale a pena beber uma Christoffel Bier ou uma Eisenbahn 5 Anos. E lembrando que existem diversas variedades de lúpulo, com aromas diferentes. Por exemplo, é muito nítida a diferença entre os lúpulos de uma Christoffel Bier e os de uma Wäls Pilsen. A Eisenbahn 5, pela minha impressão de leigo, parece usar um blend de lúpulos aromáticos. A Christoffel é mais "pura" nesse sentido, acho que é 100% Saaz de aroma. Muito gostoso, muito rústico.