Oxidação e garrafas verdes.

Mais
15 anos 1 mês atrás #2252 por Alexandre Almeida Marcussi
Pois é, José, na verdade o aroma da Heineken fica muito mais suave na lata ou na pressão, justamente porque não tem esse aroma característico da oxidação do lúpulo pela luz, que acaba mascarando os outros. Aí, sem ele, vc consegue sentir os aromas mais delicados da breja: um pouco do malte, o lúpulo aromático (que é bem mais sutil do que a oxidação) e notas frutadas de banana, tudo bem leve. Fica uma cerveja mais delicada no aroma, sem dúvida. Eu gosto mais; mas, como eu disse, não tem "certo" ou "errado", tem o que vc gosta e o que vc não gosta. Se a pessoa abre a latinha esperando o mesmo aroma da garrafa, normalmente vai se decepcionar mesmo.

É possível pegar garrafas de Heineken que não tenham esse aroma de oxidação? Sim, é possível, tudo vai depender do quanto ela ficou exposta à luz (solar ou artificial). Vale o mesmo para outras cervejas de garrafa verde ou transparente. Agora, é preciso atentar para o fato de que existem variedades de lúpulos em desenvolvimento que são mais resistentes a esse tipo de oxidação, e existem tratamentos químicos que previnem o aparecimento desse aroma. Isso significa que nem toda cerveja de garrafa verde ou transparente necessariamente vai ter aroma de oxidação. E esse aroma pode também aparecer em garrafas âmbar, embora seja muito mais raro, e normalmente em intensidade muito mais baixa.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás #2257 por Jonas Almeida
Como os colegas também tinha essa percepção daquele aroma de "lúpulo aromático" da Heineken.
Percebi depois o mesmo aroma na Stella Artois, Dos Equis e Beck's e após beber algumas outras variedades de pale lagers de respeito, começou a me desagradar, achando que as brejas estavam estranhas, desequilibradas. O aroma de heineken hoje em dia me lembra borracha - ainda não encontrei uma palavra que descrevesse e por isso chamo genericamente de "aroma de Heineken".
Uma dica pra notar diferenças: experimente uma "Tcheca" (a da Bamberg e do Botto) ou uma Czechvar ou até uma Urquell. É interessante para ver o que é lúpulo aromático em uma pale lager, uma pilsen.
Agora se esse aroma agrada, acho que não tem porque começar a ver defeito - posso dizer que antigamente quando adorava esse aroma gastava muito menos com brejas :P
Mais
15 anos 1 mês atrás #2264 por Alexandre Almeida Marcussi
Jonas Almeida escreveu:

O aroma de heineken hoje em dia me lembra borracha

Engraçado vc estar falando isso, eu e minha namorada associamos a bexiga de festa, tipo aquelas de assoprar, de borracha, sabe? Para mim, lembra uma mistura de bexiga com azeitona verde (sim, eu sei que isso é bizarro). Quando abrimos uma cerveja e vem o cheiro (normalmente ele exala antes mesmo de derramar no copo, se estiver forte o bastante, porque é extremamente volátil), na hora já falamos: "bexiga!" Os americanos associam a "skunk", que é gambá. Como nunca cheirei um gambá, fico com bexiga de festa mesmo...

Eu nunca gostei muito do aroma. Lá nos tempos de brahmeiro, eu achava que a Heineken tinha gosto de xixi e não sabia dizer o porquê. Mas provavelmente era isso que eu estava sentindo. Mas admito que é um aroma interessante, se vc não acha desagradável. Hoje sei reconhecer as virtudes da Heineken, embora não seja um fã. Admito que, na Stella, fica uma composição mais interessante, porque ela tem um adocicado um pouco mais pronunciado. Agora, quando tomei Beck's, tive a sorte de pegar uma garrafa que não tinha nem sinal desse aroma. Estava ótima, muito fresca.

Para quem quer saber o aroma do lúpulo normalmente usado nas pilsen, além das tchecas (mas cuidado, porque as de garrafa verde como a Urquell e a Czechvar podem exibir o mesmo problema), vale a pena beber uma Christoffel Bier ou uma Eisenbahn 5 Anos. E lembrando que existem diversas variedades de lúpulo, com aromas diferentes. Por exemplo, é muito nítida a diferença entre os lúpulos de uma Christoffel Bier e os de uma Wäls Pilsen. A Eisenbahn 5, pela minha impressão de leigo, parece usar um blend de lúpulos aromáticos. A Christoffel é mais "pura" nesse sentido, acho que é 100% Saaz de aroma. Muito gostoso, muito rústico.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 1 mês atrás - 15 anos 1 mês atrás #2335 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Oxidação e garrafas verdes.
Hahahahahaha, muito interessante estes comentários de vocês acerca da Heineken. Eu sou daqueles que gosto e não incomodo com o sabor da Heineken, inclusive é sempre minha esconha entre as mais baratas. Mas como eu já tinha comentado em algum tópico; a Heineken possui alta carbonatação, sendo assim, invariavelmente nos faz arrotar e mesmo um arroto educado, ou seja sem ruído, deixa claro que tomamos Heineken. Por exemplo, quando estou sentado ao lado de minha esposa tomando cerveja sem que ela veja a garrafa, querendo ou não escapa um pequeno arroto; quase que imadiatamente após ela diz: -que arroto fedido, está tomando Heineken, né? Realmente é desagradável diferentemente das demais!
Ultima edição: 15 anos 1 mês atrás por Jean Chris.
Mais
15 anos 1 mês atrás #2348 por Jonas Almeida
arroto de Heineken nunca tinha reparado, vou começar a "testar", de preferência longe de minha namorada...
Mais
15 anos 1 mês atrás #2357 por Ricardo Sangion
Marcussi,

So uma duvida: voce sente banana na Heineken? Ou seria maca vermelha?
pq naquele dia da analise sensorial da Cilene, no qual estavamos, muita gente confundiu os dois. E sei que varias lagers tem maca vermelha, inclusive na minha visita a Carlsberg vi o perfil de varias cervejas e a Carlberg original tem maca, portanto acho mais provavel que a Heineken seja maca tambem e nao banana.

Dica: tentem pegar as heinekens que estiverem ainda na caixa, pra nao ter problema do lightstruck, ai realmente a cerveja fica bem melhor

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Tempo para a criação da página:0.365 segundos