Caros, antes de mais nada, quero deixar claro que este tópico é apenas pra pontuar uma opinião/questão puramente pessoal. Não quero aqui bater de frente com a questão "técnica".
Acontece que na quarta eu resolvi abrir a Bacchus Frambozenbier pra degustar com um pessoal lá em casa. Confesso que nutri uma grande expectativa pela harmonia possível de se encontrar entre uma cerveja e framboesa.
Abri, tomei e fiquei sem saber...
A primeira coisa que me alertou as antenas foi o aroma: adocicado, obviamente remetendo à framboesa, mas trouxe junto umas notas mais amargas, que imaginei se darem justamente pela mistura da fruta com o malte e o lúpulo. Ok.
Mas então eu tomei a cerveja e... bom, a minha vontade era falar: isso não é uma cerveja! O consenso entre os que estavam bebendo cerveja e até das moças que não são fãs da nossa querida, foi: isso é um frisante. Gostoso, diga-se de passagem, mas frisante.
O que me fez ficar pensando sobre o assunto foi o fato de que eu tinha acabado de tomar uma cerveja que não se parecia, em nada, com uma cerveja. Se eu for buscar no BJCP, tá lá que a Fruit Beer tem que conter alguns traços da cerveja base, mesmo que de maneira quase nula. Acontece que nem eu, nem ninguém alí naquela mesa, conseguiu encontrar notas que fizessem alguma referência à cerveja.
Quem não era apreciador de cerveja, adorou. Eu mesmo achei muito gostosa, mas não encarei como uma cerveja.
Não sei o que os confrades podem pensar sobre isso, mas eu acho que existe um campo das sensações onde a cerveja se encaixa, mesmo com toda a infinidade de possibilidades que esse universo oferece. Mesmo cervejas muito singulares, como a DeuS, são identificáveis gustativamente como tal.
É possível (bem possível, na verdade) que minha capacidade de análise não consiga identificar notas muito sutis, mas, e confesso isso, me chateou um pouco a experiência. Não pela qualidade, mas pela expectativa.
E além disso, não faço idéia como avaliar. Achei saborosa, mas não pensei nela como uma cerveja. Acho que vou deixar de fora...
Logo ela, que tem o rótulo/embalagem mais bacana...