Fruit Beer - Bacchus Frambozenbier - Como avaliar?

Mais
14 anos 7 meses atrás #12438 por Tom Adamenas
Caros, antes de mais nada, quero deixar claro que este tópico é apenas pra pontuar uma opinião/questão puramente pessoal. Não quero aqui bater de frente com a questão "técnica".

Acontece que na quarta eu resolvi abrir a Bacchus Frambozenbier pra degustar com um pessoal lá em casa. Confesso que nutri uma grande expectativa pela harmonia possível de se encontrar entre uma cerveja e framboesa.

Abri, tomei e fiquei sem saber...

A primeira coisa que me alertou as antenas foi o aroma: adocicado, obviamente remetendo à framboesa, mas trouxe junto umas notas mais amargas, que imaginei se darem justamente pela mistura da fruta com o malte e o lúpulo. Ok.

Mas então eu tomei a cerveja e... bom, a minha vontade era falar: isso não é uma cerveja! O consenso entre os que estavam bebendo cerveja e até das moças que não são fãs da nossa querida, foi: isso é um frisante. Gostoso, diga-se de passagem, mas frisante.

O que me fez ficar pensando sobre o assunto foi o fato de que eu tinha acabado de tomar uma cerveja que não se parecia, em nada, com uma cerveja. Se eu for buscar no BJCP, tá lá que a Fruit Beer tem que conter alguns traços da cerveja base, mesmo que de maneira quase nula. Acontece que nem eu, nem ninguém alí naquela mesa, conseguiu encontrar notas que fizessem alguma referência à cerveja.

Quem não era apreciador de cerveja, adorou. Eu mesmo achei muito gostosa, mas não encarei como uma cerveja.

Não sei o que os confrades podem pensar sobre isso, mas eu acho que existe um campo das sensações onde a cerveja se encaixa, mesmo com toda a infinidade de possibilidades que esse universo oferece. Mesmo cervejas muito singulares, como a DeuS, são identificáveis gustativamente como tal.

É possível (bem possível, na verdade) que minha capacidade de análise não consiga identificar notas muito sutis, mas, e confesso isso, me chateou um pouco a experiência. Não pela qualidade, mas pela expectativa.

E além disso, não faço idéia como avaliar. Achei saborosa, mas não pensei nela como uma cerveja. Acho que vou deixar de fora...

Logo ela, que tem o rótulo/embalagem mais bacana...
Mais
14 anos 7 meses atrás #12442 por tiago lucas
Tom, acho que a questão aqui é entender que bacchus tem como cerveja base a 'sour ale'. Se experimentarmos uma sour ale "pura" (eu nunca experimentei, confrades que já o fizeram talvez poderiam esclarecer melhor), acho que encontramos "a cerveja" da bacchus lá.

As sour ales, se não me engano, são fermentadas com leveduras "selvagens". Daí o padrão bem distinto e que para nós não parece cerveja. (Afinal não estamos habituados com lambics e outras do gênero)

É verdade, a embalagem é bem legal.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #12444 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Fruit Beer - Bacchus Frambozenbier - Como avaliar?
Tenho a impressão que a Utopias se enquadra nessa de "cerveja que não é cerveja", mas enfim, se tem malte e lúpulo na receita é cerveja, por mais estranha que possa parecer.

Provei alguma coisa nesse estilo naquele esquema de "troca-troca" (não lembro qual rótulo era) num dos encontros (ou mini encontros) e tive sensação parecida, não me pareceu cerveja mas sim um vinho frisante rosé. A lembrança que tenho é de uma bebida muito frutada, com pouca à média estrutura, adocicada e sem a mínima presença de malte ou lúpulo, mas não achei ruim, embora a "pegada" seja muito diferente.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12445 por Renato .
Guimma, foi no segundo encontro uma Kasteel Rouge que eu estava bebendo com minha namorada

Que por sinal eu achei muito gostosa, mas se vc for procurar traços como maltes e lupulos encontrados em muitas outras cervejas vc não vai achar. Creio que provar uma lambic sem adição de frutas dê um bom parametro para se achar A CERVEJA nessa receita, como disse o Tiago
Só consigo me lembrar da BOOM, ms com certeza deve ter mais =]=]=]
Mais
14 anos 7 meses atrás #12446 por Pedro Fraga
Lambics são um tanto diferente de sour ales. Uma Cantillon Kriek não tem nada a ver mesmo com a Bacchus rs
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12450 por tiago lucas
Sim, mas ambas (sour ales e lambics) utilizam leveduras "selvagens". Confere?
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por tiago lucas.
Tempo para a criação da página:0.375 segundos