Kaiser Pilsen...

• um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #11693 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Sim, foi mais sensitivo até por falta de maiores referências, mas repito, é um bom "exercício" e agora o repetirei com a Bohemia Pilsen. Cabe mencionar ainda que, para não me influenciar pelo BJCP, primeiro fiz uma lista com o que procuro (cor do líquido e do creme, consistência, duração, aromas identificados, corpo, acidez, final, etc), faço a avaliação buscando todas estas características, para somente depois comparar com as características esperadas do estilo pelo BJCP e poder dar as notas.
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11694 por um visitante
BOHEMIA PILSEN

Mais uma cerveja avaliada tendo como referência o padrão das SAL pelo BJCP. Eis os comentários:

Aparência, segundo o BJCP: "Amarelo palha bem claro a amarelo médio. Espuma branca, em geral não muito estável. Bastante brilhante."

A Bohemia mostrou: cor amarela clara, espuma branca com boa formação e baixa a média duração.

Aroma, segundo o BJCP: "Pouco aromática no geral, apresenta raros aromas provenientes do malte (grainy ou adocicado percebidos eventualmente). Aromas de lúpulo variam de zero até leve floral ou condimentado."

A Bohemia mostrou: o aroma herbal do lúpulo apresentou-se mais intenso, notei outro aroma que não consegui associar muito bem, talvez torrone, e talvez proveniente do malte ? Embora simples, não percebi aromas que possam ser entendidos como off-flavors.

Sabor, segundo o BJCP: "Baixo a médio amargor. Pouco encorpada, bastante carbonatada, proporcionado leve sensação de acidez. Algumas vezes adstringente, embora esta característica seja evitada."

A Bohemia mostrou: amargor médio a fraco, a característica herbal se confirma, magra com sensação levemente ácida na língua. Final seco onde a sensação de amargor é mais presente.

Comentários: "Cerveja com objetivo de “matar a sede”. Assim como boa parte das lager claras, o estilo procura atender ao grande público, por isso é caracterizado justamente pela ausência de aromas e sabores intensos, visando maior “drinkability”. Quase um “padrão” entre cervejarias do mundo inteiro, com exemplos em praticamente todo o planeta."

Comentários: "Cerveja com objetivo de “matar a sede”. Assim como boa parte das lager claras, o estilo procura atender ao grande público, por isso é caracterizado justamente pela ausência de aromas e sabores intensos, visando maior “drinkability”. Quase um “padrão” entre cervejarias do mundo inteiro, com exemplos em praticamente todo o planeta."

A descrição do estilo bem como os comentários acima foram extraídos do blog Cervejeiro.com.

Ingredientes: àgua, malte, cereais não maltados, carboidratos e lúpulo. Estabilizante INS 316, estabilizante INS 405.
ABV: 5,0%
Temperatura de serviço: 4ºC

Meus comentários: a Bohemia foge um pouco do que seria esperado pelo BJCP, o aroma apresenta traços herbais com alguma intensidade, deixando a neutralidade de aromas de lado. Na boca idem, o lúpulo se sobressai não a deixando "sem gosto", com o propósito de "matar a sede."

Comentem, críticas e sugestões sobre estas avaliações serão muito bem vindas e aproveitadas nos meus estudos "cervejísticos" !
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por um visitante.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11756 por Fábio Mezzomo
Respondido por Fábio Mezzomo no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Levando em consideração somente os critérios descritos pelo BJCP pode-se obter uma boa nota, mas como já comentado, seguindo uma das propostas do brejas ela acabará não possuindo um ótimo posicionamento pelo fato de ter que avaliar conjunto e sensação também, o que ao meu ver acaba "derrubando" a nota.

Mas certamente é uma boa forma de avaliação, pois não será feito somente com gosto pessoal, mas sim do estilo propriamente dito.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11767 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Alexandre Marcussi escreveu:

3. Seguir as indicações do BJCP, a meu ver, não necessariamente implica receber uma nota elevada. Afinal de contas, este é um ranking misto (que cruza estilos), então a satisfação pessoal (dentro daquilo que o estilo pode e se propõe a oferecer) talvez seja o principal critério.

Estava lendo as Guidelines do BJCP agora, motivado por essa discussão, e acho que este ponto em que o Marcussi toca é especialmente válido para as Specialty Beers, pois se trata de uma categoria que, embora presente no guia sob o número 23, abrange um grande número de cervejas que não se enquadram em nenhuma outra e que, por este motivo, estão muito mais sujeitas (ao serem julgadas) a critérios de satisfação pessoal.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11779 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio Mezzomo escreveu:

avaliar conjunto e sensação também

Lembrando que "sensação" corresponde a um conjunto de critérios mais ou menos objetivos, que incluem corpo, densidade, textura, carbonatação, equilíbrio e drinkability. O BJCP também fornece referências dessas características para cada estilo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11780 por um visitante
Fábio Mezzomo escreveu:

...seguindo uma das propostas do brejas ela acabará não possuindo um ótimo posicionamento pelo fato de ter que avaliar conjunto e sensação também.

Para a sensação eu tentei ser imparcial também e pontuei de acordo com as notas anteriores, sendo este um quesito pessoal eu imagino que, estando a cerveja dentro das características esperadas para o estilo, ela deve oferecer uma sensação boa, para o conjunto eu tiro a média, se na soma das 4 primeiras notas o resultado foi 30 (30/4=7,5) o conjunto ganha 7 ou 8, ai depende do meu humor ! Hehehe...

Mas não levarei isso tão ao pé da letra mais, foi apenas um "exercício" que pretendo repetir mas deixando o gosto pessoal ter peso também.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por um visitante.
Tempo para a criação da página:0.422 segundos