Kaiser Pilsen...

• um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #11670 por um visitante
Criado por um visitante no tópico Kaiser Pilsen...
...avaliada segundo os critérios do BJCP. Quase a nota máxima. Comentem...

Conforme conversamos no fórum sobre avaliação de forma imparcial, levando em consideração o estilo e nada mais, tendo como parâmetros as características descritas pelo BJCP, para o estilo Standard American lager me arrisquei a avaliar a Kaiser Pilsen. Eis o resultado.

Aparência, segundo o BJCP: "Amarelo palha bem claro a amarelo médio. Espuma branca, em geral não muito estável. Bastante brilhante."

A Kaiser mostrou: ótima transparência e brilho, amarelo médio com espuma branca de média densidade e média a baixa duração.

Aroma, segundo o BJCP: "Pouco aromática no geral, apresenta raros aromas provenientes do malte (grainy ou adocicado percebidos eventualmente). Aromas de lúpulo variam de zero até leve floral ou condimentado."

A Kaiser mostrou: aroma de baixa intensidade, notas ausentes do malte, o lúpulo é mais presente porém com muita discrição. Nenhum off-flavor percebido, aroma muito neutro.

Sabor, segundo o BJCP: "Baixo a médio amargor. Pouco encorpada, bastante carbonatada, proporcionado leve sensação de acidez. Algumas vezes adstringente, embora esta característica seja evitada."

A Kaiser mostrou: Levíssimo amargor, corpo médio a magro, ausência de sabores maltados ou do lúpulo, muito neutra. Final com sensação ácida.

Comentários: "Cerveja com objetivo de “matar a sede”. Assim como boa parte das lager claras, o estilo procura atender ao grande público, por isso é caracterizado justamente pela ausência de aromas e sabores intensos, visando maior “drinkability”. Quase um “padrão” entre cervejarias do mundo inteiro, com exemplos em praticamente todo o planeta."

A descrição do estilo bem como os comentários acima foram extraídos do blog Cervejeiro.com.

Ingredientes: àgua, malte, lúpulo, cereais não maltados, carboidratos transformados, estabilizante INS 405 e antioxidante INS 316.
ABV: 4,5%
Temperatura de serviço: 4ºC

Meus comentários: dentro da proposta do debate do fórum a Kaiser Pilsen chega perto da nota máxima pois suas características representam quase que fielmente as desejadas pelo BJCP, está dentro da graduação e os comentários extraídos do site atendem bem a proposta da Kaiser Pilsen: "Cerveja com objetivo de “matar a sede” (...) o estilo procura atender ao grande público (...) visando maior “drinkability”"
Mais
14 anos 7 meses atrás #11675 por Alexandre Almeida Marcussi
Três comentários, Guima:

1. O empenho em avaliar quesito a quesito de acordo com o BJCP é notável, achei bem legal. Dá pano para discutir com bases mais sólidas.

2. O ponto em que a Kaiser mais se destaca das suas concorrentes, a meu ver, é na presença mais acentuada do que a média de hexoanato de etila, um éster de difícil reconhecimento, cujo aroma lembra casca de maçã vermelha ou anis, e que pode dar uma sutil sensação de doçura frutada. Tente tomar mais uma vez e perceber a presença do dito cujo (ele vai se evidenciando à medida que a temparatura sobe, e pode ser percebido mais facilmente se vc deixar a cerveja na boca por alguns segundos). Eu acho interessante, mas, strictu sensu, ésteres devem ser evitados no estilo segundo o BJCP, embora quase todas as cervejas do estilo tragam algum toque esterificado.

3. Seguir as indicações do BJCP, a meu ver, não necessariamente implica receber uma nota elevada. Afinal de contas, este é um ranking misto (que cruza estilos), então a satisfação pessoal (dentro daquilo que o estilo pode e se propõe a oferecer) talvez seja o principal critério.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11678 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Alexandre Marcussi escreveu:

3. Seguir as indicações do BJCP, a meu ver, não necessariamente implica receber uma nota elevada. Afinal de contas, este é um ranking misto (que cruza estilos), então a satisfação pessoal (dentro daquilo que o estilo pode e se propõe a oferecer) talvez seja o principal critério.

Right on the money, Marcussi! Estava matutando sobre isso ontem e cheguei à conclusão intuitiva de que não é possível que uma BCBzinha tenha nota elevada, mesmo seguindo à risca os critérios do BJCP; mesmo cado das Weizen, mesmo as melhores raramente batem nos 4 pontos no ranking, isso pq a meu ver, por melhor que seja uma Standar Lager ou uma Weiss, elas simplesmente não estão no mesmo patamar que as trapistas, por exemplo e isso tem a ver com satisfação pessoal, sim, mas tb com o fato do ranking ser cruzado, fazendo um free-for-all, no qual se compara todos os estilos, mesmo que involuntariamente. Pode até não ser correto, mas é o que os seres humanos foram (biologicamente)feitos para fazer: comprar as coisas o tempo todo, mesmo que a comparação seja injusta ou mesmo despropositada. Eu mesmo vivo comparando popcorn movies com Woody Allen, o que é um notável despautério, but I just can't hel it! ;)
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11679 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Para uma avaliação técnica desse tipo você usou algum parametro comparativo, além da descrição do BJCP, de que é esperado?

Tipo, tabela de cores para a aparência e off-flavors para sabor?

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Lucas F. Zurwellen.
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11691 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Então, Marcussi, foi a primeira vez que me arrisquei numa avaliação assim, ou seja, tentando deixar de lado o gosto pessoal e focando tão somente as características desejadas do estilo seguindo a "cartilha" do BJCP, é um pouco mais trabalhoso e difícil mas achei interessante, porém ainda concordo que o gosto pessoal deve ter algum peso nas avaliações do Brejas e assim concluí que os dois critérios devem ser levados em consideração.

Essas sensações que você comentou eu não percebi, na próxima oportunidade tento deixando ela mais tempo na boca ou esperando a temperatura subir, na verdade eu falei que foi servida a 4ºC porque meu termômetro (para vinho) não marca menos que isso, mas acredito que estivesse nos 4 mesmo porque pouco antes medi e estava em 6º, então a deixei um pouco mais no congelador.

Enfim, me propus a essa avaliação motivado por aquela nossa conversa, entendi que, avaliando pelas características desejadas do estilo as notas deveriam ser mais altas quanto mais fiéis fossem as características da cerveja dentro daqueles critérios, e sendo assim a Kaiser mereceu boa pontuação pois se mostrou neutra, leve, sem amargor ou presença de malte, etc. Certamente se fosse uma Skol perderia muito nas sensações onde os off-flavors interferem.

Mas gostei do "exercício" e pretendo repetí-lo com cervejas ditas "ruins" e cervejas "boas."

Quanto à pergunta do Lucas, utilizei apenas o BJCP, a tabela de cores da Larousse (a única que disponho) não é muito completa, dá apenas uma noção. Acho que já vi uma tabela de cores em algum site, mas também não serve muito de referência pois vai depender da calibração de cada monitor (se bem que tanta precisão assim é frescura demais, né ? Só falta usar um colorímetro ! Hehehe...) Também nada de referências para off-flavor, mas nem precisou, viu ? Aroma/sabor muito neutros no caso da Kaiser Pilsen.

Áh sim, optei pela amostra em lata que evita aquele problema de incidência de luz, que pode interferir até mesmo nas garrafas escuras, né ?
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por um visitante.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11692 por Lucas F. Zurwellen
Respondido por Lucas F. Zurwellen no tópico Re:Kaiser Pilsen...
Muito bom e interessante Guima, so perguntei mesmo por curiosidade pra saber se você foi mais técnico ou mais sensitivo. Vou experimentar fazer dessa forma algum dia tb!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Tempo para a criação da página:0.382 segundos