As Brejas do Tio San

Mais
14 anos 8 meses atrás #10709 por Marcio Rossi
Respondido por Marcio Rossi no tópico Re:As Brejas do Tio San
Fábio (Guima) escreveu:

Entramos na questão do gosto pessoal, particularmente as brejas norte americanas não estão me convencendo. Não manjo muito dessas coisas, mas aquela característica tem a ver com a quantidade de lúpulo que usam ou com o tipo de lúpulo que usam ?

Fala Guima, sobre lúpulo, as Flying Dogs costumam usar mais de um para aroma. A característica que vc observou pode ser um deles, o famoso Cascade, muito herbal. Usam tb Goldings e Columbus, outros americanos famosos. Nas "comportadas" como Golden Ale e Amber Lage vai o bom e velho Halertau.

Mas nem só de lúpulo vive a nova escola americana. A parte o gosto pessoal (eu particularmente inclui algumas Flying Dogs, Anderson Valley e Brooklyn na minha lista de extravagâncias ocasionais, todas elas possuem cervejas de lupulagem comum, e há ainda uma variedade imensa de rótulos de craft beer americanos de todos os estilos e escolas. Claro, as extremas chamam a atenção, mas são uma ponta do iceberg.

Quando estive lá ano passado provei muita coisa boa e distante da extremidade que tem desembarcado aqui: New Belgium, Sierra Nevada, a própria Sam Adams (que apesar da Utopias tem vários rótulos comportados), Gordon Biersch, Full Sail, Kilt Lifter, BJ's... E tem também outras que aguardamos como a anunciada Rogue, Yeti, Dogfish, Stone, Ommegang... puxa, como tem coisa por aí.

Eu gosto da diversidade, uma das minhas cervejas habituais, a O'Driscoll, praticamente não tem aroma de lúpulo. Minhas belgas preferidas, Westvletern 8, Orval e Carolus Hopsinjoor, são coisas mais lupuladas... Por aí vai. Acho legal conhecer os extremos pra decidir onde a gente deseja se situar.

Esse problema que muitos tem com o lúpulo, eu tenho com malte, tenho dificuldade com muito corpo e principalmente, muito açucar.
Mais
14 anos 8 meses atrás #10711 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:As Brejas do Tio San
Rouge era essa mesma que me referia.

mas pelo pessoal ai tem muito mais chegando.
Logico que as opiniões são mais particulares, mas o que me deixa feliz eh ver qu eseja elas extremas sejam comportadas, temmuita gente olhando para o mercado brasileiro de cervejas especiais, isso me deixa MUITO feliz, tb pela variedade mas principalemnte pelo prestigio que o brasil esta tendo lá fora =]=]=]
Mais
14 anos 8 meses atrás #10733 por Alexandre Almeida Marcussi
Ainda estou experimentando aos poucos as cervejas americanas, mas fiquei bastante contente de ver que nem só de extremos vivem as gringas. O próprio Garrett Oliver, mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery, me disse que essa coisa de cervejas extremas é uma tendência interessante para se experimentar, mas o negócio dele é produzir cervejas equilibradas e saborosas dentro das suas propostas - com características talvez um pouco mais acentuadas, mas nem sempre o amargor. De fato, dentre as 4 Brooklyn que tive a oportunidade de provar na ocasião, não achei nenhuma delas extrema, embora todas (ou quase todas) muito saborosas e interessantes.

Mas boa parte do charme das americanas são mesmo os lúpulos aromáticos cultivados nos EUA, que realmente têm personalidade e frescor de sobra. A complexidade de aromas de lúpulo que eu encontrei na Brooklyn East India Pale Ale é uma coisa de louco - e ela não é extrema no paladar. Também me impressionei com o equilíbrio da Flying Dog Gonzo Imperial Porter, que é uma excelente demostração de que um alto valor de IBUs não precisa necessariamente se traduzir numa sensação de amargor destacada.

O interessante é ver como eles realmente se comprometem de corpo e alma com a personalidade que eles querem dar às suas cervejas, mesmo que acabem pecando em alguns excessos. Gosto disso e espero ansioso continuar provando os rótulos que já chegaram e os que estão para chegar.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #10734 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:As Brejas do Tio San
OH MARCUSSI

tava com saudaes de vc, fazia um tmepinho que naum vi aum post seu =]=]=]

Mas uma coisa que vc falou eu jah bati na tecla em outro post, nem sempre um IBU alto sig que a breja seja desequilibrada ou apenas lupulada, se a receita tive ruma boa deose de malte o lupulo naum vai ser agressivo.
Lembrando que essa agresividade tb eh ralativa, depende do paladar de cada um, o meu pro exemplo suporta masi lupulo do que o da minha namorada. Para ela a Bohemia Pilsen da Walls jah eh lupulada de mais, porem ela adorou a Indica que eh ate mais lupulada (no IBU) mas tem maltes e rapadura para quebrar o amargor =]=]=]
Mais
14 anos 8 meses atrás #10736 por Alexandre Almeida Marcussi
Pois é, Renato, estou numa correria dos infernos por aqui, mas sempre que dá apareço para rever o pessoal! ;)

Renato . escreveu:

nem sempre um IBU alto sig que a breja seja desequilibrada ou apenas lupulada, se a receita tive ruma boa deose de malte o lupulo naum vai ser agressivo.

Concordo. E nem é só o malte o que equilibra o amargor do lúpulo, tem vários fatores que entram na conta. A composição de minerais da água, o corpo, a viscosidade, tudo isso contribui para que uma breja seja mais ou menos amarga mesmo que tenha a mesma quantidade de IBU. Além disso, existem lúpulos que produzem um amargor mais limpo que outros. Por isso tudo a Gonzo me impressionou, trata-se de uma receita que usa tudo o que tem a seu dispor para contextualizar bem o amargor do lúpulo e não perder em drinkability e equilíbrio. Ainda não provei a Double Dog, mas pretendo comparar!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #10765 por Sean Foley
Respondido por Sean Foley no tópico Re:As Brejas do Tio San
1500+ cervejarias em EUA. Três delas estão no Brasil. Esses três não falam por todos eles. IMHO os três são bons, mas não o melhor.
Tempo para a criação da página:0.383 segundos