Del Ducato Verdi
Informações
Tendo fundado a cervejaria em Roncole Verdi, poderia ao menos dedicar uma cerveja ao Giuseppe Verdi. A originalidade da receita está no uso de pimenta (chilli), que alivia o sabor e o corpo da cerveja, tornando mais fácil de beber. A Verdi Imperial Stout foi a primeira (e, até agora, única) cerveja artesanal italiana na história a ganhar uma medalha de ouro em uma competição internacional de estilos: em 2008 ganhou no European Beer Star. É o destaque da cervejaria: uma Imperial Russian Stout com pimenta e refermentada na garrafa. Cor de ébano, densa e impenetrável. Espuma cor de cappuccino. O aroma vai do chocolate ao licor, café e tabaco. Na boca tem corpo cheio, macio. É seca e tem grande persistência. Apresenta chocolate, alcaçuz e notas torradas. O final revela uma surpresa picante, graças ao uso da pimenta na receita, desconstruindo a plenitude da cerveja. Pode ser envelhecida.
Avaliações dos usuários
Detalhes
Lembro ter sido um tanto quanto difícil toma-la, muito pelo seu corpo. Cerveja pesada, marcante... já havia degustado outras no dia. Mas lembro bem dela, mesmo assim.
Acredito que ela não venha mais ao país, o que seria/será uma perda lastimável. Del Ducato faz cervejas fantásticas, arte em garrafa literalmente.
Aroma trouxe prioritariamentede café e chocolate, além de toques de tabaco, e um frescor apimentado. No sabor, o padrão se repetiu. Final é sedoso, uma sinergia de chocolate, café cremoso, torrefação, pimenta e tabaco. Retrogosto com residual duradouro e progressivo de ardência da pimenta a cada novo gole. Álcool perfeitamente inserido. Experiência única, excelente RIS com ardência evidente e combinante com a cerveja, gerando frescor e melhorando drinkability. Belíssimo rótulo da italiana Del Ducato.