A Les Trois Mousquetaires é uma microcervejaria canadense localizada em Brossard, na província de Quebec. Fundada em 2004, sua produção é majoritariamente voltada à cervejas de baixa fermentação. Grande parte dos ingredientes que emprega - sobretudo os maltes - provém da própria região.
GRANDE CUVÉE PORTER BALTIQUE ÉDITION SPÉCIALE 2014
Disponível sazonalmente durante a primavera, esta lager do estilo Baltic Porter passa por estágio de cinco meses em barricas de carvalho que foram utilizadas na produção de brandy e whisky boubon com idades entre 12 e 25 anos. Sua receita leva sete tipos de malte de cevada (incluindo defumado), trigo, aveia, lúpulos Perle, Centennial e Cascade. 27 IBU.
*Unidade envasada em 10/03/2014
**Degustada em temperatura ambiente externo, a 12ºC
Líquido castanho escuro, virtualmente negro. Servido, forma um dedo de creme marrom claro de média retenção.
No nariz, marcante presença de barril, remetendo à cocada, bourbon e baunilha, abraça notas de melaço, chocolate, café, fumaça e castanhas sobre um fundo discreto de ameixa preta e cereja. Algo absolutamente incrível!
O primeiro gole mostra uma cerveja opulenta, textura sedosa e carbonatação contida. Um dulçor profundo de caramelo e melaço se projeta no centro; chocolate, baunilha, café e castanhas desvelam-se adjacentes; toques levemente ácidos de ameixa e cereja, bem como suave defumado, despontam num plano ulterior. O álcool esquenta de maneira assertiva à exemplo de um típico bombom de licor. Sugestões de baunilha, coco e bourbon sublinham o final longo, achocolatado e licoroso.
Cerveja vibrante - quase perfeita - para se sorver devagar ou dividir com os amigos. Uma das melhores coisas que bebi este ano.
ÉDITION SPÉCIALE 2014
Extremamente complexa e equilibrada trazendo intensas notas de bourbon, baunilha e chocolate.
Na taça mostrou uma coloração quase negra, fechada, opaca e com um creme marrom de excelente formação e persistência.
Aroma intenso trazendo muito bourbon logo de cara. Aos poucos intensas intensas notas de baunilha e chocolate.
trazendo muito chocolate, baunilha e café. Também frutas escuras, melaço e nozes. O brandy aparece apenas com o crescer da temperatura mas está lá. Assustadora complexidade.
Na boca uma vigorosa base maltada traz chocolate, toffee e café. Mas novamente o destaque é para o bourbon. Ao fundo melaço e baunilha. Aos poucos surpreendentes notas de frutas escuras e nozes aparecem . O final é sutilmente amargo com algo de madeira e notas torradas que equilibram perfeitamente o dulçor dos maltes e do bourbon. O álcool está perfeitamente inserido e dá apenas um sutil aquecimento. Aftertaste profundo e persistente com bourbon, baunilha e chocolate. Corpo sedoso e carbonatação média. Excelente drinkability para sua pancada de maltes e seus 10% ABV.
No conjunto uma deliciosa e incrível Baltic Porter onde o barril agregou muita complexidade.