Essa Gouden Carolus Easter está em minha adega há pleno menos uns 5 anos. Com validade indicada para 2012, deixei maturar para ver como se saia. Expectativa altíssima para essa BSDA (Belgium Strong Dark Ale).
Servida em taça, seu visual é robusto, classudo, sofisticado. Cerveja de coloração marrom escura, avermelhada, quase negra. Entre o rubi e o chocolate. Até por ser tão escura, não é possível visualizar sua turbidez tão bem, mas exibe sim sedimentos. Sem efervescência aparente. Forma uma camada média/baixa de espuma bege clara, cremosa, com boa permanência sobre o líquido, assentando sob a forma de forma película, com pequeninas bolhas. Deixa algumas manchas de lacing retidas.
Aroma incrivelmente saboroso e complexo. Potente. Múltiplas notas: frutas escuras, torrefação e condimentos. Casca de pão, toffee, biscoito, chocolate, café, defumação, madeira, nozes/amêndoas, noz moscada, cravo, canela, mascavo, passas, ameixas, berries variadas, groselha, cerejas, figos, romãs, frutas em caldas/compotas. Forte volatização de álcool, principalmente a maiores temperaturas, conferindo característica vinosa/licorosa. Sem off-flavors, de maneira alguma. Muito fermento belga. Buquê estupendo, uma miríade de ésteres e fenóis. Linda.
Na boca, o dulçor é incrível, tanto dos maltes quanto dos frutados. Gole muito rico, muito rebuscado. Frutas escuras, caramelo, chocolate e condimentos de canela, noz moscada e baunilha. Não tão equilibrada mas absurdamente harmoniosa. Amargor bem sutil. Com pontadas picantes de lúpulo (herbal, terroso), álcool e mais condimentos (canela, anis, pimenta). Densa, melosa e achocolatada. Final seco e queimado marcante. Língua amortecida. Retrogosto quente, seco e alcoólico, muito prolongado, sugerindo novos goles, com notas de álcool, madeira/defumação, torra, espresso/cinzas, chocolate amargo, passas, ameixas e mais condimentos brutais. Cerveja de corpo denso, macio, com textura licorosa e aveludada. Carbonatação mediana, com crocância exata e precisa, dando uma pitada de frescor e não interferindo na percepção das notas sensoriais. Álcool forte e perceptível em muitos momentos, mas não fora de contexto. Drinkability bastante restrita, não por deméritos mas por conta do caráter complexo, pesado e contundente desse rótulo. Absolutamente Sipping, para ser curtida lentamente, em taça de boca mais fechada (para aprisionar mais os aromas).
Assim como sua congênere sazonal Christmas, esta Gouden Carolus Easter é absolutamente espetacular e imperdível. Elas são bastantes similares. Esta Easter traz um perfil um tanto mais seco e menos ácido. Mas igualmente repleto de ésteres frutados (frutas escuras complexas) e fenóis condimentados diversificados (canela, noz moscada, anis, baunilha, cravo, mascavo, pimenta etc). Extremamente vinosa, na medida, sem se exceder. Muito achocolatada. Difícil achar defeitos. Talvez não os tenha. Rótulo extremamente destacado, não só para ocasiões especiais, mas também para guarda (evolui muitíssimo bem). Imperdível!!!
Gouden Carolus Easter - Brouwerij Het Anker
Data de degustação: 21/06/2014
Volume: 750 mL
Horário de degustação: 18:07
Copo: Poco Grande
1. Aroma: frutas amarelas (pessego), banana e álcool (este último bem assertivo). Aroma de bolo de banana, cravo, com um toque de calda.
2. Aparência: cor marrom-escura, transparente. A espuma é bege, abundante, forma lace na borda do copo.
3. Sabor: bolo de frutas! Também lembra um panettone de frutas cristalizadas. Há um dulçor muito gostoso, com um leve amargor para contrabalançar a doçura. Ao refletir sobre o sabor, as camadas começam a aparecer...inicialmente doce e frutado (pessego e banana), seguido por biscoito/bolo. Levemente terroroso no sabor. O álcool não compete com os outros sabores.
4. Sensação: encorpada. Deixa um calor gostoso na garganta. Carbonatação crocante.
5. Avaliação geral: foi uma ótima surpresa! Os sabores estão em perfeita harmonia, o aroma é divino e realmente lembra a Páscoa, com todos os seus doces e bolos de frutas. Para uma cerveja com teor alcoólico elevado, seria esperado que o mesmo sobressai-se no sabor, mas não foi o que aconteceu. Surpreendente. O álcool está presente somente no aroma e, depois, na quentura que deixa na garganta (por sinal, excelente para este primeiro dia de inverno). Eu imagino esta cerveja com uma torta ou bolo de frutas amarelas. Seria o céu na terra...
Tomei esta breja e a despeito de toda expectativa, devo dizer que ela me satisfez à altura. Licorosa, boa espuma, coloração caramelo tendente ao marrom. Sabor de especiarias e frutas. Recomendada e pretendo degustá-la novamente para me aprofundar em suas características.