Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Mais
12 anos 2 meses atrás #41214 por Gerhard Mollo
Me ensinaram a higienizar os equipamentos (chilles, fermentador, panelas...), as tampinhas e as garrafas com alcool etílico. Mas ele é difícil de se encontrar e caro.
Qual o melhor jeito de se limpar e higienizar as peças? e garrafas?


Obrigado
Mais
12 anos 2 meses atrás #41215 por MARCELO RICARDO MONICH
Gerhard, duas sugestões:

Ácido Peracético
ou
Iodofor

O Iodofor eu ainda diluo em álcool até ficar uma cor de pale ale. Pode ser álcool 70.
Mais
12 anos 2 meses atrás #41216 por Gerhard Mollo
Depois de lavar é só passar nos equipamentos? Valeu mesmo
Mais
12 anos 2 meses atrás #41226 por Bruno Moreno de Brito
Eu prefiro o peracético. Vc deixa de molho 20 minutos e já era, depois de 24 horas ele desativa então não tem problema sobrar um pouco na garrafa as vezes. Um pote de 25 reais rende 300l. Mas tem que ficar de molho, não tem jeito. E só um detalhe alcool pra ter poder sanitizante tem que ser a 70%. Nessa concentração ele explode as células de bactéria. Acima disso ele vai desidratar o agente, quando entrar em contato com líquido vai voltar. Menos que isso não tem potência suficiente!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
12 anos 2 semanas atrás #43640 por João Maiellaro
Nós sempre usamos ácido peracético. Colocamos duas a três medidas em cada panela e deixamos tudo de molho durante meia hora. Nunca tivemos problema de contaminação. ùnico ponto negativo é que o ácido é um pouco caro e difícil de encontrar, normalmente só pela internet. Já tentamos distribuidores e fizemos contato na fábrica. Mas nunca conseguimos entrega rápida e preço melhor. Visitem: Betapilsen
Um abraço a todos!
Mais
12 anos 1 semana atrás #43774 por CARLOS HENRIQUE SILVA
Realmente o ácido peracético é o mais recomendado, porque depois da desinfecção, pode ser facilmente removido com água limpa e não deixa resíduos que possam impactar na breja. Como sou microbiologista, já fiz vários testes com diversos desinfetantes mas ele ainda é o que possui melhor custo x benefício. Tenho em meu laboratório autoclaves e, por isso, também sempre uso meus materiais esterilizados pelo calor (aqueles que aguentam, claro) e isso tem dado uma grande diferença nos resultados finais, com um processo mais clean e dando menos flutuações devido a problemas com contaminação.
Tempo para a criação da página:0.493 segundos