Primeira Cerveja de Trigo

Mais
9 anos 3 meses atrás #64027 por Lincoln Martins
Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo
Boa noite amigo .

Muito bom, só com outras experiências pra gente poder ter uma luz.

Agora q vc falou realmente é isso.

Eu estou comprando o malte moído do Lamas...e realmente vc vê que o sedimento que fica é muito fino mesmo...tipo um barro as vezes...tem os grãos é claro, mas forma essa pasta no fundo.

Sei meus jeitos e em toda troca de panela penerei com 2 panos, foi o jeito q encontrei ontem.

Mas beleza, agora sei onde está o problema...menos mal...Kkk

Sábado que vem vou fazer mais 20 litros...kkkk...num é q esse trem vivia mesmo..

Obrigado amigo.
Mais
9 anos 2 meses atrás - 9 anos 2 meses atrás #64452 por Lincoln Martins
Bom dia amigos,

Bem, estive um tanto quanto longe do forum devido a tempo mesmo, rs, porém agora posso postar mais informações referente a nossa empreitada nesse mundo da cerveja artesanal.

Como havia dito, nossa interesse é tão somente nas cervas de trigo. Fiz até agora 4 brassagens, da terceira pra frente ja consegui contornar os problemas e fazer tudo certinho.

Temos seguido essa receita, porem para experimentar a diferença na segunda brassagem trocamos o trigo claro por trigo escuro, abaixo vou postar algumas fotos.

Malte Pilsen - 2,25kg
Malte Trigo - 2,5kg
Malte Carahell - 0,50kg
Malte Acidificado 0,25 kg
WB06 - 1 pacote
Galena 10 gramas
H. Perle 20 gramas

Posso dizer que estamos satisfeitos com os resultados, tem ficado muito bom. É claro que ainda tenho algumas dúvidas tipo: Pra determinado tipo de cerveja "Trigo" tenho que usar determinado tipo de Lúpulo ou posso alterar, respeitando a quantidade pra amargor e aroma?,

Nossa parafernalha, nossa segunda brassagem com trigo escuro e a terceira brassagem com a receita normal.

//// No mais é isso ai, a e fica impossível querer tomar uma Pilsen depois de tomar esses petróles....kkk..

Obrigado
Ultima edição: 9 anos 2 meses atrás por Lincoln Martins.
Mais
9 anos 2 meses atrás - 9 anos 2 meses atrás #64453 por Lincoln Martins
Segunda Brassagem com Trigo escura
Ultima edição: 9 anos 2 meses atrás por Lincoln Martins.
Mais
9 anos 2 meses atrás - 9 anos 2 meses atrás #64454 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Cerveja de Trigo
Então Lincoln, tu pode colocar qualquer lúpulo em qualquer quantidade e chamar de cerveja de trigo (não pra um concurso :) ).

Já fiz uma imperial weiss, que tinha a receita padrão de uma weizen, porém com 9% de álcool. Já usei lúpulo cítrico e fiz uma weiss com aroma e sabor de maracujá e abacaxi. E todas elas ficaram excelentes.

Mas se você quiser ser fiel ao estilo (alguns preferem assim), você poderia utilizar um lúpulo alemão (algum Hallertau) apenas para amargor, deixando o amargor entre 10 e 20 IBU.

Outra dica totalmente estética que eu daria é filtrar mais a cerveja. Pessoalmente não gosto de weiss muito turva. :)

Abraço!
Ultima edição: 9 anos 2 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
9 anos 2 meses atrás #64472 por Lincoln Martins
Boa noite Gustavo,

Valeu pela dica.

Então, sobre a cor, nas 4 brassagens que fiz comprei os maltes "já moídos" no Lamas, achei que a moagem veio fina de mais pois estava entupindo a bazuca, ai fiz um fundo falso e também tava entupindo...

Mas agora nas próximas compramos um moedor e vamos moer em casa mesmo, assim acho que vai melhorar um bocado a questão da filtragem.

O que posso dizer que o sabor esta bom demais, tanto a clara quanto a escura, na proximas vamos fazer uma meio a meio pra ver se fica bom.

valeu.
Mais
9 anos 2 meses atrás #64478 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Cerveja de Trigo
Amber weiss é algo que tô planejando a meses. Se for fazer alguma coisa semelhante a isso coloca o resultado aqui (weiss com maltes caramelados, deixando a cor próximo de uma red ale).

É sempre bom compartilhar as experiências. :)
Tempo para a criação da página:0.459 segundos