diego maurell escreveu: Rodrigo, alguns comentários:
- nao faria o descanso proteico a 45/50 graus se voce nao estiver usando cereais não maltados, voce só vai piorar sua retenção de espuma quebrando demais as proteinas.
- Voce quer mais corpo ou menos corpo? buscaria manter o mash por uma hora num só range especifico de temperaturas, talvez um meio termo do que você colocou. Voce usa beersmith? da pra regular por ele. assim voce vai ter mais controle de quanto vai fermentar.
- deixa no mash out por uns 10 minutos pelo menos.
- A adição aos 40 minutos é para sabor/aroma? Caso sim, colocaria abaixo de 30 minutos, talvez com 15 minutos para o fim da fervura. Aos 40, só vai tirar amargor.
- sugeriria inverter o columbus pelo cascade. o columbus é lupulo de amargor, com mais alfa acido, contribuindo mais ibu. O cascade é bem aromatico, indo melhor a partir de 30 minutos de fervura. mas ai é com voce!
abs!
MUITO Obrigado pela ajuda!
1 - Sobre descanso proteico a 45/50 graus, ele só deve ser feito se eu usar maltes de TRIGO e/ou AVEIA? Caso não utilize nenhum dos dois, a regra é NÃO FAZER o descanso proteico?
2 - Caso eu não utilize trigo ou aveia, eu simplesmente pulo a parte do descanso proteico constante no primeiro post do tópico? Nessa receita em específico, então ficaria assim?
60-64º por 30 minutos (Sacarificação: Beta-Amilase)
70-74º por 30 minutos (Sacarificação: Alfa-Amilase)
75-80º por 10 minutos (Inativação das enzimas)
3 - Ainda, caso eu vá fazer a brassagem por 60 minutos em um range específico no meio termo da temperatura (como vc sugeriu), ficaria assim?
67-68º por 60 minutos (Sacarificação)
75-80º por 10 minutos (Inativação das enzimas)
4 - Sobre a sacarificação, eu sempre leio o seguinte (você pode olhar se isso está certo mesmo?):
- Quem faz em 2 paradas de sacarificação: Caso privilegie a primeira parada, terá uma cerveja mais seca, mais fermentável e mais alcoólica (seria algo como 50 minutos em 60-64º e 10 minutos em 70-74º. Caso privilegie a segunda parada, terá uma cerveja mais encorpada, porém menos fermentável e menos alcoólica (seria algo como 30 minutos a 60-64º e 30 minutos em 70-74º).
- Já quem faz em apenas 1 parada para sacarificação durante 60 minutos: Ou faz na média (67-68º) para ter equilíbio. Ou faz mais baixa (66º) para uma cerveja mais seca, mais fermentável e mais alcoólica. Ou faz mais alta (69º para ter uma cerveja mais encorpada, porém menos fermentável e menos alcoólica).
Essas informações estão corretas (principalmente os tempos e temperatura)??????
5 - Apesar de ler isso, eu simplesmente não encontrei em nenhum lugar qual motivo leva uma pessoa a fazer com 2 paradas ou com 1 parada. Você poderia me explicar o motivo que leva uma pessoa a escolher uma ou duas paradas? Ou é uma questão pessoal mesmo?