CERVEJA MAIS CREMOSA E ADOCICADA ?

Mais
10 anos 7 meses atrás #57187 por Junior Ampessan
Buenas pessoal, gostaria de umas dicas para mudar alguma receita e deixar a minha cerveja mais cremosa e adocicada, tenho feito assim a ultima ( 6 brassagem de minha vida de cervejeiro ) :

Château Pilsen 100% ( fiz com um argentino )
Hallertau Perle 8,3 % Alfa Ácido 11 g
Spalter Select 4,8 % Alfa Ácido 16 g
Saaz 3,6 % Alfa Ácido 15 g
Fermento W 34/70 23 g

MOSTURA
Relação água/ malte 3,6 L/ Kg 20 L
Arriar o malte 44 °C
Repouso 44 °C 15 minutos
Repouso 52 °C 10 minutos
Repouso 62 °C 10 minutos
Repouso 70 °C 25 minutos ou até teste de iodo Ok
Repouso 76 °C 05 minutos

FERVURA
Densidade antes do início da fervura
1,042 g/ L (10,5 °P)
Dosagem do primeiro lúpulo - H. Perle
11 g no início da fervura
Dosagem do segundo lúpulo - Spater Select
16 g 50 minutos do início da fervura
Dosagem do terceiro lúpulo - Saaz
15 g no momento da circulação (Whirlpool)
Tempo de fervura
70 minutos
Evaporação
18 % do volume inicial (panela cheia)
7 L
Densidade do mosto após fervura
1,050 g/ L (12,39°P)
Volume de apronte

Por minha conta adicionei tbm flocos de aveia e ceveda 150 g de cada

alguem tem dicas para esse receita exemplo ou outra receita nova que seja cerveja leve suave e cremosa para tomar de balde kkkk
Mais
10 anos 7 meses atrás #57188 por Gustavo Silva
Então Junior, eu mudaria várias coisas. Começando pela relação água/malte. Eu alcanço o melhor rendimento usando 2,5L por Kg de malte.

Trocaria o malte pilsen por pale ale, que deixaria a cerveja com FG maior, ficando mais doce e encorpada. Adicionar açúcar na fervura também deixará a cerveja mais doce no final. E por último usaria alguns maltes torrados ou caramelizados, mas em pouca quantidade. Eles ajudam também na formação de açúcares não fermentáveis, deixando o resultado final mais doce. A aveia ajuda também, mas não use muito, no máximo uns 10% do total de grãos.

E por último, mas não menos importante, a brassagem deve ser feita a uma temperatura maior. Após o descanso proteico, ao invés de deixar a 62°C, coloque a 69°C, por exemplo. Quando mais a temperatura maior o trabalho da enzima beta amilase, que produz açúcar mais complexos e de difícil fermentação, deixando a cerveja mais doce e encorpada.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Junior Ampessan
Mais
10 anos 7 meses atrás #57189 por Junior Ampessan
Excelente dicas. Muito obrigado!
Qual a proporção de açúcar por kilo de malte que devo usar?
Mais
10 anos 7 meses atrás #57193 por Gustavo Silva
Aí depende. Adiciona açúcar aumenta muito a OG, o que além de deixar a cerveja mais docinha no final também aumenta o teor alcoólico. Acredito que entre 500g a 1000g seja o suficiente pra 20L de cerveja, adicionando nos últimos 15 minutos da fervura. Isso aumentará cerca de 0,006 a 0,012 na densidade inicial da cerveja e de 0,7% a 1,4% no teor alcoólico final.
Mais
10 anos 7 meses atrás #57197 por José Maurílio Marcondes Alves
Estava pensando em usar a maltodextrina na próxima brassagem.
Alguém já tentou? Deu resultado satisfatório?
Mais
10 anos 7 meses atrás #57200 por Marcelo Vodovoz
eu gosto de usar uns 5% de melanoidina pra dar estas características. mas pode ser outro malte caramelo em pouca qtd. as dicas do gustavo tbm são importantes. só discordo do açucar. açucar é quase 100% fermentecível, vai deixar sua breja mais seca, e nao encorpada. se vc já tá fazendo com 100% de pilsen já tem uma breja bem seca. eu usaria outros maltes e nao usaria o açucar neste caso.
Tempo para a criação da página:0.387 segundos