Rapadura em Trippel

Mais
11 anos 10 meses atrás #55529 por Bruno Moreno de Brito
Respondido por Bruno Moreno de Brito no tópico Rapadura em Trippel
Acho que deve ficar bom, a única coisa que sempre digo pra quem usa rapadura ou mascavo é que com as experiências que tive é legal tomar um pouco de cuidado, duas vezes que usei senti um leve metálico

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
11 anos 10 meses atrás #55560 por BRENO SILVA
Respondido por BRENO SILVA no tópico Rapadura em Trippel
valeu galera, pelas dicas...

ainda estou em duvida se usarei a rapadura nessa trippel ou numa imperial IPA...

o sabor metalico seria devido ao momento de adicao desse acucar/rapadura? no inicio, meio ou final da fervura? ou a uma caracteristica intrinseca do proprio produto?

ateh!
Mais
11 anos 10 meses atrás #55570 por Renan Gomes
Respondido por Renan Gomes no tópico Rapadura em Trippel
Po, Breno, boa sorte na tua brassagem, achei bem interessante tu querer fazer algo diferente em casa.
Acho que tu deverias fazer uma Tripel. Com rapadura já temos a Colorado Indica.hehehe
Mais
11 anos 10 meses atrás #55607 por BRENO SILVA
valeu galera...

na verdade a receita eh uma belgian dark stronge ale...a receita da rochefort 8 do livro clone brews, com algumas adaptacoes para o meu procedimento...

devo mesmo usar a rapadura nela, mas pretendo colocar mais ao termino da fervura, e nao logo no inicio (90 min) como indica a receita original (com candi sugar)...acho que muito tempo na fervura pode intensificar o sabor caramelo/acucar queimado que a rapadura tem...devo colocar em 60 ou 30 min...

brassa-la-ei provavelmente amanha...

quando tiver um resultado, aviso aqui!

ateh!
Mais
11 anos 8 meses atrás #57294 por Haifang Nehls
Respondido por Haifang Nehls no tópico Rapadura em Trippel
e aí, como ficou??

:D
Mais
11 anos 7 meses atrás #57309 por BRENO SILVA
galera...estava devendo mesmo uma resposta sobre o resultado da adição da rapadura na receita da roquefort 8 (do livro clone brews)...na verdade uma belgian dark stronge ale, e nao uma trippel...

substitui o candi sugar da receita original por uma massa proporcional de rapadura ( considerando que a mesma apresenta um teor de açucar de 75%)...

resultado apos quase 2 meses da producao? ficou bom, mas com um gosto acentuado de caramelo...

fazendo a comparacao com a roquefort 8, a cor ficou bem parecida, assim como a espuma...teor alcoolico dentro do indicado na receita...os lupulos acrescentaram as mesmas caracteristicas da cerveja original...entretanto acho que a rapadura acrescentou mais caramelo do que eu gostaria que estivesse presente...

certamente irei repetir a receita, pois gosto do estilo, mas nao usarei a rapadura...talvez um açucar demenara no lugar do candi sugar...

quem sabe a rapadura em uma stout confira um melhor resultado!

ateh!
Tempo para a criação da página:0.476 segundos