Ficando pronta, nem que seja pra dizer o que NUNCA FAZER, aviso! haha
Mas então, acho que o pessoal aí de minas é bem organizado sim. Caça o site deles aí, tenta entrar em contato. O Rossi (sempre posta aqui no fórum), se não me engano, é daí também e tá bem por dentro d'ACervA Mineira. As vezes vale a pena ir num encontro dos caras, papear um pouco. O pessoal aqui de São Paulo dá uma força danada quando bate a dúvida!
Quanto aos parâmetros da cerveja, creio estar ok. Como também to começando agora, fica difícil dizer 'tá bom, tá ruim', ainda mais porque não conheço as sutilezas de cada insumo. O que eu to pretendendo fazer nessas primeiras levas e ver o resultado, o quanto se encaixou no perfil de breja que eu esperava e, caso tenha dado merda, tentar refazer a receita readequando os defeitos. Mais maltada, mais esterificada, menos seca, mais cítrica, menos alcólica (pouco provável hahaha), assim vou me acostumando com as nuances de cada grão, de cada lúpulo, fermento, rampas etc.
O BeerSmith é uma puta ferramenta pra ajudar no processo, mas ele não vai te dizer se a breja estará mais ou menos seca, mais ou menos cítrica, mais ou menos ao teu gosto. Você pode colocar a breja totalmente dentro dos parametros do BJCP nos limites do programa, mas só bebendo pra saber se tá ao teu gosto.
E o malte pilsen, bom, esse acaba sendo base pra várias receitas que encontramos por aí, ainda mais por ser beeeeem mais barato, principalmente pra quem compra em pouca quantidade.
O que vale mesmo é meter a mão na massa, cara! Dificilmente a nossa primeira leva sairá uma legítima American/English/Belgian Pale Ale, mas quando eu tomar a minha primeira Adamenas Pale Ale, a certeza de satisfação será garantida! hahahaha Por mais que a gente leia toda a teoria doprocesso, chega na hora, ainda mais estando sozinho, a tremedeira bate e os detalhes se mostram grandiosos, mas essa é parte da graça toda.
Boa sorte aí, chefia! E não deixa de dizer como foi!!!
Abração