Primeira leva Pale Ale e algumas incertezas

Mais
14 anos 6 meses atrás #19742 por Demetrius Rocha
Olá Pessoal do Brejas. Sou novo no mundo da produção de cervejas e, como sempre acontece com todos que experimentam isso, estou apaixonado pela ideia e cheio de dúvidas.

A uns 4 meses compramos um daqueles kits fechados para produção de uma leva de 20 litros de uma Pale Ale. Não faziamos ideia do tipo de lúpulo que nos haviam vendido, nem qual fermento era aquele.

Por contingências do destino só conseguimos iniciar a produção dessa leva dois meses mais tarde. Como eramos muito mais inexperientes, guardamos nosso fermento fora da geladeira e o usamos vencido. Seguimos boatos infundados de que ele funcionaria assim mesmo, mas as leis biologia falaram mais alto, e a nossa leva simplesmente não fermentou.

Agora tomamos coragem e não vamos desistir tão cedo de nosso objetivo, assim sendo, compramos um volume maior de maltes, todos separados, e não em kits fechados, pois saem muito mais caro. Queremos fazer Pale Ale, Stout e Red ale.

Defini as receitas da Red e da Stout, mas não a da Pale. Não Compramos malte Pale Ale, por contenção de gastos e, novamente ouvi falar que dá pra fazer pale ale sem necessariamente usar um malte pale. Logo resolvi usar apenas dois maltes base nessa pale, a dúvida que tenho é: Dentre o Malte Vienna e Munich, qual seria mais indicado para acompanhar o malte Pilsen nessa formulação? Pretendo usar uns 80% de Pilsen e 20% do outro malte base.

Obrigado desde já
Mais
14 anos 6 meses atrás #19754 por Mauro Renzi Ferreira
Grande Almeida Júnior! ;)
Mais
14 anos 6 meses atrás #19762 por Tom Adamenas
Demetrius, bem vindo!

Seguinte, eu caí na mesma dúvida quando fui comprar os insumos pra minha primeira leva. Acabei optando pelo Vienna. Honestamente, não sei se a cerveja ficou boa, pois ela ainda não 'ficou', mas no fermentador o cheiro já está muito bom.

Pro bem da verdade, pra fazer uma Pale Ale, a não ser que você queira seguir estritamente as orientações do BJCP, pode-se usar qualquer um deles. Acho que o que acaba dominando mais é o amargor (salvo algumas Belgians Pale Ales), então o mais importante é pensar no lúpulo. O que você pretende usar?

Eu, pra 20L (fiz merda e só mandei 14 pro fermentador :( ), elaborei a seguinte receita:
4,5kg malte Pilsen
1,0kg malte Vienna
20g lúpulo Columbus (amargor)
20g lúpulo Saaz (aromático)

Você pode procurar receitas também com o pessoas das ACervA's. De que estado você é? Da uma olhada e vê aí como o pessoal se organiza, se tem lista de e-mail etc. Aqui em São Paulo tem a ACervA Paulista ( www.acervapaulista.com.br ), com uma lista de e-mails bem movimentada, que pode ajudar bastante.

Abraços
Mais
14 anos 6 meses atrás #19829 por Demetrius Rocha
Valeu pelas dicas Tom, sou de Minas Gerais. Inicialmente tinha optado pelo Vienna mesmo, depois é que surgiu a dúvida. Vamos fazer o seguinte, quando tua leva ficar pronta, me mande o veredito. Se ficar boa, uso o Vienna mesmo, até porque é mais barato né. Os lúpulos que escolhi foram o Magnum 14%(amargor)- 15g, e o Hallertauer 4,8%(aroma)- 30g. Estou seguindo as diretrizes do programa Beersmith.

Procurei muitas receitas pela net como um todo, a maioria pressupunha o uso de malte pale ale, o qual não adquiri, e vários outros maltes que acabavam escurecendo muito a cerva. Como queria uma cerva mais clara mesmo, resolvi usar malte pilsen da agraria, e compensar a falta do pale ale com um desses dois maltes base (Vienna ou Munich) esperando que assim, esta não se transforme numa simples pilsen com fermento de ale rsrs.
O que acha dos Lúpulos ? De acordo com o programa, a leva vai ficar exatamente dentro do estilo, no que toca ao amargor.

Abraços e até mais! [:)]
Mais
14 anos 6 meses atrás #19832 por Tom Adamenas
Ficando pronta, nem que seja pra dizer o que NUNCA FAZER, aviso! haha

Mas então, acho que o pessoal aí de minas é bem organizado sim. Caça o site deles aí, tenta entrar em contato. O Rossi (sempre posta aqui no fórum), se não me engano, é daí também e tá bem por dentro d'ACervA Mineira. As vezes vale a pena ir num encontro dos caras, papear um pouco. O pessoal aqui de São Paulo dá uma força danada quando bate a dúvida!

Quanto aos parâmetros da cerveja, creio estar ok. Como também to começando agora, fica difícil dizer 'tá bom, tá ruim', ainda mais porque não conheço as sutilezas de cada insumo. O que eu to pretendendo fazer nessas primeiras levas e ver o resultado, o quanto se encaixou no perfil de breja que eu esperava e, caso tenha dado merda, tentar refazer a receita readequando os defeitos. Mais maltada, mais esterificada, menos seca, mais cítrica, menos alcólica (pouco provável hahaha), assim vou me acostumando com as nuances de cada grão, de cada lúpulo, fermento, rampas etc.

O BeerSmith é uma puta ferramenta pra ajudar no processo, mas ele não vai te dizer se a breja estará mais ou menos seca, mais ou menos cítrica, mais ou menos ao teu gosto. Você pode colocar a breja totalmente dentro dos parametros do BJCP nos limites do programa, mas só bebendo pra saber se tá ao teu gosto.

E o malte pilsen, bom, esse acaba sendo base pra várias receitas que encontramos por aí, ainda mais por ser beeeeem mais barato, principalmente pra quem compra em pouca quantidade.

O que vale mesmo é meter a mão na massa, cara! Dificilmente a nossa primeira leva sairá uma legítima American/English/Belgian Pale Ale, mas quando eu tomar a minha primeira Adamenas Pale Ale, a certeza de satisfação será garantida! hahahaha Por mais que a gente leia toda a teoria doprocesso, chega na hora, ainda mais estando sozinho, a tremedeira bate e os detalhes se mostram grandiosos, mas essa é parte da graça toda.

Boa sorte aí, chefia! E não deixa de dizer como foi!!!

Abração
Mais
14 anos 6 meses atrás #19833 por Alexandre Almeida Marcussi
Demetrius Rocha escreveu:

O que acha dos Lúpulos ? De acordo com o programa, a leva vai ficar exatamente dentro do estilo, no que toca ao amargor.

Demetrius, uma opção que deixaria a breja ainda mais dentro do estilo seria usar lúpulos ingleses (para uma English pale ale) ou lúpulos americanos (para uma American pale ale) para aroma.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.397 segundos