Guilherme Felix escreveu: Olá pessoal. Engarrafei hoje pela manhã minha primeira leva de cerveja!! Resolvi fazer uma pilsen (porque assim poderia comparar com as comuns). Fiz a brassagem tudo certinho, e coloquei para fermentar por 7 dias em temperatura ambiente, cerva de 22º, depois maturei (com airlock -acho que errei aqui-) por uns 15 dias...fiz o priming, engarrafei com rolhas de vinho tampando e bebi a noite. O problema é que ela ficou sem gás nenhum. Onde posso ter errado? Eu acredito que foi na maturação com a valvula airlock, porque todo o fermento foi usado sem nenhuma sobra p garrafa/priming e gerar CO2... Foi isso? Obrigado
Fala aí Guilherme, blz?
Levando em consideração que você fez a brassagem em temperatura ideal (capaz de produzir açúcares fermentáveis) e utilizou fermento Lager, a temperatura ideal de fermentação seria entre 8 e 15 graus (dependendo da marca do fermento).
Caso tenha utilizado fermento lager, com essa temperatura de 22 graus sua fermentação não ocorreu satisfatoriamente e também sobrou muito pouca levedura viva para fazer o primming.
Sobre maturação com airlock, não há problema.
Sobre a utilização total do fermento na fermentação, ok, é isso mesmo, pois se a fermentação ocorrer normalmente, quase sempre sobra fermento suficiente na cerveja para fazer o primming.
Após o primming, a cerveja (já na garrafa) precisa de uma média de 7 dias para carbonatar em temperatura de fermentação.
O processo todo tem muitas variações e detalhes, mas segue um resumo do resumo:
Brassagem: temperatura média 65º por 90 min;
Fervura: média de 60 min;
Resfriamento: o quanto antes para temperatura de inoculação do fermento (ideal menos de 1 hora);
Fermentação: temperatura média 10º (lager) pela média de 7 dias (ideal acompanhar atenuação);
Maturação: temperatura por volta de 1º grau por média de 10 dias;
Priming: quantidade média de 7g de açúcar por litro de cerveja, por média de 10 dias em temperatura de fermentação (lager 10º).
Abraços.