Primeira Brassagem

Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59138 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Primeira Brassagem

Diego Dutra escreveu: Gustavo, vi agora que fiz a pergunta errada. Na verdade gostaria de saber qual a temperatura ideal para a maturação. A fermentação já está ocorrendo em uma temperatura média de 20º.

Olá Diego, me intrometendo na pergunta direcionada ao Gustavo, mas com o intuito de colaborar, vou te passar uns links do fórum homebrewtalk.com.br que dão dicas valiosas aos iniciantes, inclusive respondem bem a sua pergunta sobre temperatura de maturação.

www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402981#post5079097

Espero ter colaborado, abraços.
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59139 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Primeira Brassagem
Mensagem anterior editada, tinha postado apenas um link, sendo que o mais importante e o que responde a sua pergunta é o primeiro.

Dando um pitaco pessoal pelos meus estudos, maturação a 6 graus (ale) é o que faço, pois traz mais benefícios à cerveja (leia os links abaixo como exemplo). Só coloco a 0 grau nos 2 dias finais da minha maturação para ajudar mais ainda na clarificação e no envase.

www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseira...e-maturar-a-cerveja/

www.lamasbier.com.br/2013/12/a-importancia-da-maturacao.html

Abraços.
Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
9 anos 10 meses atrás - 9 anos 10 meses atrás #59144 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Brassagem
Os tópicos do homebrewtalk já ajudam muito. Lá tem um texto do Guenther explicando exatamente o que eu gostaria de falar.

Mas em resumo: pelo menos 14 dias numa temperatura entre 0°C a 3°C. Isso clarificará bem a cerveja e será tempo suficiente para ''arredondar'' os aromas e sabores.

Aproveitando o gancho, há pessoas que gostam de deixar numa temperatura entre 5 e 10°C, mas por prática admito que não gostei muito. A diferença sensorial me pareceu inexistente e demorou mais alguns dias pra clarificar. Claro que é a minha opinião. Acredito que seja válido uma boa leitura e analisar, com a prática, o melhor pra você.

Adiciono um texto do Guenther, publicado no homebrewtalk, que simplifica bem a resposta da pergunta ''quanto tempo devo deixar maturando?''.

"Mas quanto tempo devo maturar, PORR3$@#$@$?"

O tempo necessário para que a sua cerveja fique boa para VOCÊ E PARA O OBJETIVO destinado. Se for servir num churrasquinho para um monte de amigos, muitas vezes com 1 semana já tá bom... pois a galera vai curtir um monte. A mesma cerveja, para ter chance num Concurso, pode necessitar de meses maturando. Assim como, além do objetivo, depende do gosto do cervejeiro. Já provei cervejas que achei excelentes com pouca maturação, mas o dono dela ainda achava que deveria maturar mais.

Ultima edição: 9 anos 10 meses atrás por Gustavo Silva.
Tempo para a criação da página:0.345 segundos