Primeira Brassagem

Mais
9 anos 10 meses atrás #59074 por Diego Dutra
Criado por Diego Dutra no tópico Primeira Brassagem
Olá Pessoal, tenho acompanhado o fórum há algum tempo e essa é minha primeira participação. Adianto que já tirei várias dúvidas sobre o processo de produção de cerveja artesanal e espero que possam me ajudar mais esta vez.

Ontem fiz minha primeira brassagem, e apesar de vários contratempos, parece que deu tudo certo. Vou colocar abaixo alguns dados da receita que utilizei e se possível peço que me auxiliem dando dicas sobre o processo e se poderia ter feito algo para melhorá-lo.

Meu equipamento tem capacidade de produção de 10 litros. Resolvi produzir uma Blond Ale conforme abaixo:

1.925 gramas de Malte Pilsei
75 gramas de Malte Caramelo
7 litros de água para iniciar a brassagem

Efetuei a brassagem em 4 escalas de temperatura:
- 15 minutos a 45º
- 30 minutos a 55º
- 20 minutos a 65º
- 10 minutos a 78º

Utilizei 8 litros de água para lavagem

Fervura de 60 minutos, adicionando os lúpulos seguintes:
- 1º Hallertau Magnum - 4 gr a 45 min
- 2º Lubliner - 4 gr a 30 min
- 3º Lublilner - 4 gr a 15 min

Resfriei o mosto até aproximadamente 22º e adicionei 5 gr de Levedura "Windsor".
Efetuei uma medição aproximada do mosto que foi para o fermentador e verifiquei que existe aproximadamente 9 litros de mosto fermentando.

Efetuei a medição da densidade e verifiquei 1052,4 (já corrigido).

Estou efetuando a fermentação em um balde, dentro de uma caixa de isopor com garrafas pets congeladas. Efetuei várias medições de temperatura e já verifiquei de 16º a 22º. Já fazem mais de 12 horas que eu coloquei para fermentar e está saindo várias borbolhas, o que indica que a fermentação está correndo perfeitamente.

Gostaria que vocês pudessem me ajudar analisando a receita/rampas/lupulagem utilizadas, bem como a densidade do mosto verificada se estão dentro do normal e se possível dando dicas que pudessem melhorar algo na receita.

Abraços
Mais
9 anos 10 meses atrás #59091 por André Rodrigues
Respondido por André Rodrigues no tópico Primeira Brassagem

Diego Dutra escreveu: Efetuei a brassagem em 4 escalas de temperatura:
- 15 minutos a 45º
- 30 minutos a 55º
- 20 minutos a 65º
- 10 minutos a 78º

Diego,
seja bem vindo ao fórum e ao maravilhoso mundo da produção caseira. :)

Cara,
Entendo que você fez uma parada proteica (55º) desnecessária, já que sua composição de grãos não tinha nenhum cereal rico em proteína (malte de trigo, cereais não maltados em geral, etc).
Acredito também que você fez uma parada de sacarificação(65º) muito curta. Corre o risco de você ter poucos açucares fermentáveis, gerando uma breja com pouco álcool.
Quanto a parada de acidificação (45º), já vi gente que defende sempre fazer e tem gente que defende que ela é desnecessária, para diminuição do PH da solução.

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diego Dutra
Mais
9 anos 10 meses atrás #59097 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Brassagem
André, eu faço a parada a 44°C pelo fato de usar água da torneira e ela ter um pH alto. Desde que comecei a fazer (nas duas últimas brassagens :D ) tive um aumento incrível no rendimento, passei de 70% pra mais de 85%, sendo que na primeira vez obtive 93%.

Sobre o que poderia melhorar o André já falou tudo. Realmente o ideal é deixar pelo menos 45min na temperatura de sacarificação (65°C).
Mais
9 anos 10 meses atrás #59122 por Diego Dutra
Respondido por Diego Dutra no tópico Primeira Brassagem
Obrigado pelas dicas galera...

Eu realmente achei pouco o tempo para a parada de sacarificação, porém efetuei o teste do iodo e aparentemente a conversão do amido em açúcar foi satisfatória, mas pretendo aumentar o tempo desta parada na próxima brassagem.

Quanto a densidade inicial (1052), alguém sabe me dizer se é o ideal para este tipo de cerveja?

Agora vai mais algumas dúvidas, que agradecerei se puderem me ajudar.

Vi em alguns posts que muitos costumam efetuar a maturação no mesmo balde sem efetuar a trasfega depois da fermentação. Para isso, eu preciso apenas diminuir a temperatura? Não é necessário retirar o fermento que decantou? Qual a temperatura ideal para fermentação por ser uma Ale?
Caso decida fazer a maturação no mesmo balde, a amostra para calcular a densidade final eu retiro no final da fermentação ou da maturação?

Abraços
Mais
9 anos 10 meses atrás #59126 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Brassagem
DIego, 1,052 de densidade está bom pra uma blond ale.

E sobre a maturação, eu faço ela no mesmo balde da fermentação, sem transferir a cerveja. Nunca tive problemas e acho que continuarei assim por um bom tempo, pelo fato de ser muito cômodo apenas baixar a temperatura para maturar. E o fermento pode continuar lá, pois durante a maturação ele decanta.

A fermentação da blond ale pode ser feita de 18°C a 20°C. E a amostra pra medir a FG eu tiro após a maturação, quando o fermento já estiver decantado.
Mais
9 anos 10 meses atrás #59137 por Diego Dutra
Respondido por Diego Dutra no tópico Primeira Brassagem
Gustavo, vi agora que fiz a pergunta errada. Na verdade gostaria de saber qual a temperatura ideal para a maturação. A fermentação já está ocorrendo em uma temperatura média de 20º.
Tempo para a criação da página:0.341 segundos