2ª e 3ª brassagem, alguma dica?

Mais
10 anos 1 semana atrás #58542 por Rodrigo CR
Respondido por Rodrigo CR no tópico 2ª e 3ª brassagem, alguma dica?

André Rodrigues escreveu: Será que você não está fazendo uma fervura muito longa?
Isso faz com que a água evapore mais e a densidade aumente.

A fervura foi de 1 hora, não deixei o fogo muito alto justamente por isso. Na configuração inicial eu previ 1l perdido na fervura, mas no fim das contas ficou em 0,7l, daí fiz o ajuste no beersmith e segui observando o q era previsto.
Mais
10 anos 1 semana atrás #58543 por Rodrigo CR
Respondido por Rodrigo CR no tópico 2ª e 3ª brassagem, alguma dica?

Bruno Pontalti escreveu: cara essa eficiencia de 50% é muito baixa, voce deve estar tendo uma eficiencia maior que isso, ai o beer smith esta te indicando colocar mais malte do que voce precisa, se ainda não conseguir calcular a eficiencia correta, tenta partir de uns 70˜75%

Gustavo Silva escreveu: Como vc está calculando a eficiência?

Pelo meu cálculo deu em torno de 74%.

Na verdade eu não calculei a eficiência (e gostaria de saber como fazer isso.. rs), segui o que encontrei pesquisando na internet. O que li é que o método BIAB tem uma eficiência baixa, ainda mais no meu caso que não uso válvula, a casca do malte não faz a filtragem corretamente - até fiz a recirculação, mas como uso a mangueira para retirar o mosto, ele acaba saindo da lateral e não por baixo da cama de grãos. Bom, mais tarde vou reconfigurar o Beersmith indicando essa eficiência de 75% para ver o que ele me diz. Obrigado pelas dicas!
Mais
10 anos 1 semana atrás #58546 por Marcelo Vodovoz

Rodrigo CR escreveu:

Marcelo Vodovoz escreveu: qual era a litragem final esperada? voce mediu quantos litros foram pro fermentador?

A litragem final esperada (configurada) era de 4,6l, pois estou fermentando em um galão de 5l. No fim das contas sobrou mosto pq era o limite do galão, mas na próxima farei em um galão de 10l.

Qtos kg de malte tinham nessa receita? vc q pesou? adicionou mais alguma fonte de açucar no mosto?
Mais
10 anos 6 dias atrás #58549 por Gustavo Silva

Rodrigo CR escreveu:

Bruno Pontalti escreveu: cara essa eficiencia de 50% é muito baixa, voce deve estar tendo uma eficiencia maior que isso, ai o beer smith esta te indicando colocar mais malte do que voce precisa, se ainda não conseguir calcular a eficiencia correta, tenta partir de uns 70˜75%

Gustavo Silva escreveu: Como vc está calculando a eficiência?

Pelo meu cálculo deu em torno de 74%.

Na verdade eu não calculei a eficiência (e gostaria de saber como fazer isso.. rs), segui o que encontrei pesquisando na internet. O que li é que o método BIAB tem uma eficiência baixa, ainda mais no meu caso que não uso válvula, a casca do malte não faz a filtragem corretamente - até fiz a recirculação, mas como uso a mangueira para retirar o mosto, ele acaba saindo da lateral e não por baixo da cama de grãos. Bom, mais tarde vou reconfigurar o Beersmith indicando essa eficiência de 75% para ver o que ele me diz. Obrigado pelas dicas!

Rodrigo, o cálculo mais simples pode ser feito levando em conta apenas a densidade e o volume no início da fervura e a massa total de grãos usada. Em geral:

D x V / m x 3

Sendo que:

D = coeficiente da densidade (Ex: com 1,075 use 75. Com 1,113 use 113) pré-fervura
V = volume do mosto antes da fervura
m = massa total de grãos
Tempo para a criação da página:0.417 segundos