2ª e 3ª brassagem, alguma dica?

Mais
10 anos 1 semana atrás #58527 por Rodrigo CR
Pessoal, na minha segunda brassagem eu cheguei a 1,065 de OG e medi a FG hoje (8 dias de fermentação) e obtive 1,012 (a partir dos 1,031 originais medidos no refratômetro). Isso dá um ABV de 6,96º, bem mais que os 5,6º esperados na receita. Tenho feito a fermentação em um cooler, mantendo a temperatura entre 18 e 22 (pequenas variações). Alguma dica do motivo desse ABV tão alto?

Já a minha 3ª brassagem hoje, mantendo a mesma receita, foi a primeira que fiz com total controle do volume seguindo as configurações do Beersmith. Fazendo em uma espagueteira, sem válvula e utilizando o BIAB, configurei o equipamento com tina de 6l indicando uma eficiência de 50%. P/ 1,5kg de malte Pale Ale eu comecei com 5,1l de água, acrescentei na lavagem mais 1,9l tendo na pré-fervura 5,5l e na pós-fervura 4,6l. Medi a OG e cheguei a 1,075 (bem acima do esperado, que era de 1,049). Acrescentei mais 1,4l de água (completando o limite de 6 litros da tina) e atingi 1,055. Fiz um controle usando o termômetro de mercúrio em toda a brassagem. Gostaria de saber por que a minha OG ficou tão alta, alguma ideia?
Mais
10 anos 1 semana atrás #58528 por Marcelo Vodovoz
qual era a litragem final esperada? voce mediu quantos litros foram pro fermentador?
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigo CR
Mais
10 anos 1 semana atrás #58530 por André Rodrigues
Será que você não está fazendo uma fervura muito longa?
Isso faz com que a água evapore mais e a densidade aumente.
Mais
10 anos 1 semana atrás #58533 por Excluido Excluido
cara essa eficiencia de 50% é muito baixa, voce deve estar tendo uma eficiencia maior que isso, ai o beer smith esta te indicando colocar mais malte do que voce precisa, se ainda não conseguir calcular a eficiencia correta, tenta partir de uns 70˜75%
Mais
10 anos 1 semana atrás #58537 por Gustavo Silva
Como vc está calculando a eficiência?

Pelo meu cálculo deu em torno de 74%.
Mais
10 anos 1 semana atrás #58541 por Rodrigo CR
Respondido por Rodrigo CR no tópico 2ª e 3ª brassagem, alguma dica?

Marcelo Vodovoz escreveu: qual era a litragem final esperada? voce mediu quantos litros foram pro fermentador?

A litragem final esperada (configurada) era de 4,6l, pois estou fermentando em um galão de 5l. No fim das contas sobrou mosto pq era o limite do galão, mas na próxima farei em um galão de 10l.
Tempo para a criação da página:0.417 segundos