Pessoal, na minha segunda brassagem eu cheguei a 1,065 de OG e medi a FG hoje (8 dias de fermentação) e obtive 1,012 (a partir dos 1,031 originais medidos no refratômetro). Isso dá um ABV de 6,96º, bem mais que os 5,6º esperados na receita. Tenho feito a fermentação em um cooler, mantendo a temperatura entre 18 e 22 (pequenas variações). Alguma dica do motivo desse ABV tão alto?
Já a minha 3ª brassagem hoje, mantendo a mesma receita, foi a primeira que fiz com total controle do volume seguindo as configurações do Beersmith. Fazendo em uma espagueteira, sem válvula e utilizando o BIAB, configurei o equipamento com tina de 6l indicando uma eficiência de 50%. P/ 1,5kg de malte Pale Ale eu comecei com 5,1l de água, acrescentei na lavagem mais 1,9l tendo na pré-fervura 5,5l e na pós-fervura 4,6l. Medi a OG e cheguei a 1,075 (bem acima do esperado, que era de 1,049). Acrescentei mais 1,4l de água (completando o limite de 6 litros da tina) e atingi 1,055. Fiz um controle usando o termômetro de mercúrio em toda a brassagem. Gostaria de saber por que a minha OG ficou tão alta, alguma ideia?