Ajuda receita

Mais
10 anos 3 meses atrás #58168 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Ajuda receita
Completando o post do Bruno, nem mesmo o malte pilsen brasileiro necessita de parada protéica, pois a diferença de rendimento é quase desprezível. Eu só faço a parada quando uso cereais não maltados e, raramente, quando tô com muita disposição, com malte de trigo.
Mais
10 anos 3 meses atrás #58185 por Caio Marques
Respondido por Caio Marques no tópico Ajuda receita
Obrigado pelas respostas, fiz a brassagem hoje e ja botei pra fermentar 2 baldes de 20L!
Mas em um balde o AirLock está borbulhando e o outro nao! O que devo fazer?
Mais
10 anos 3 meses atrás #58197 por Gustavo Silva
Caio, em 99% das vezes que um airlock não borbulha é por má vedação no fermentador. Uma opção que você tem é passar uma fita durex ao redor da tampa pra ver se fica vedado e começa a borbulhar (depois de algum tempo).

Mas se não quiser não precisa fazer nada, o mosto irá fermentar normalmente. Depois que estabilizar a densidade é pôr pra maturar!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Caio Marques
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #58224 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Ajuda receita
Citando Mauro Nogueira, da Confraria do Marquês.

"Airlock é o campeão de problemas nesse grupo ! Lider absoluto de reclamações ! Pra que airlock?
Pra tirar 10 cm de espaço na altura da geladeira, impedindo de empilhar fermentadores ou estar mal encaixado e deixar o cervejeiro desesperado, achando que não está fermentando pq não está saindo bolhinha, querer abrir o fermentador, meter mais fermento, sacudir. Além disso, depois do fim das bolhinhas, o fermento normalmente ainda tem trabalho a fazer, como p. ex. consumir o diacetil produzido na fermentação. Gente, basta fechar o fermentador e fazer uma fermentação secundária na mesma temperatura. Quem usa bombona, é só fechar e dar meia volta na tampa. Quem fermenta no garrafão de água, é só fechar com um plastico limpo com alcool 70 e prender com elástico. Airlock só serve pra dar problema..."

E complementando: airlock só serve pra deixar cervejeiro ansioso rs
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
10 anos 3 meses atrás #58228 por Gustavo Silva
Pedro, eu achava a mesma coisa, porém de umas 4 brassagens pra cá notei que as cervejas fermentadas em um dos meus baldes, que não está vedando e por isso não borbulha praticamente nada, está ficando com muito diacetil. Estou tentando pesquisar sobre o assunto, mas é quase impossível achar algo que fale sobre a interferência do oxigênio em excesso no processo de consumo do diacetil. Estou com uma teoria de que o O2 está dificultando essa reação ou inibindo-a, pois a minha última cerveja saiu com tanto diacetil que acabei não gostando dela. E nem sou muito exigente.

Pode ser que seja coincidência, mas nunca tive problemas com isso antes, quando todos meus baldes vedavam perfeitamente.
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #58230 por Excluido Excluido
Respondido por Excluido Excluido no tópico Ajuda receita
Meus baldes não vedam muito bem, nem me preocupo mais com airlock a um bom tempo, deixo ele la por desencargo só...
Gustavo, essa materia byo.com/hops/item/546-diacetyl-homebrew-science fala que o contado com oxigenio pode ser uma das causas sim!
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Excluido Excluido.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Silva
Tempo para a criação da página:0.405 segundos