Duvida sobre whirlfloc

Mais
8 anos 11 meses atrás #64090 por Elison Santos
Respondido por Elison Santos no tópico Duvida sobre whirlfloc
Prezado, a recomendação é realizar a adição ao mosto nos últimos 15 minutos da fervura. Além disso, se entendi bem, você está fazendo o whirlpool antes do resfriamento. É isso mesmo? Quando errei a sequência aconteceu a mesma coisa. Acertei na segunda vez, quando fiz whirlpool após o resfriamento e aguardei 20 minutos. Funcionou muito bem.
Mais
8 anos 7 meses atrás #64965 por George Karoleski
Respondido por George Karoleski no tópico Duvida sobre whirlfloc

Fabio V von Tein escreveu: Ola colegas. Hoje novamente fiz uma cerveja e novamente aconteceu o mesmo efeito, de algo flutuando, desta vez tirei uma foto.
Seguindo a sugestão, ficou esfriando por umas duas horas, o lúpulo decantou, mas novamente não decantou tudo.
O que posso estar fazendo errado? Talvez a quantidade de wirlfloc? Uso meia pastilha em 10 litros.
Agradeço opiniões.

O whirlpool tem que ser feito depois que esfria o mostro. E sem o chiller dentro da panela, pois isso atrapalha no movimento do líquido e consequentemente da formação do cone de trub.
Outra coisa posse ser o próprio wirlfloc que esteja causando isso...
Quando uso wirlfloc não posso fazer lavagem de fermento para reaproveitamento de leveduras, pois o fermento fica esquisito... Parecendo um pudim e não encanta...
Mais
8 anos 4 meses atrás #65405 por Ezequiel Souza
Respondido por Ezequiel Souza no tópico Duvida sobre whirlfloc
Bom dia meu caro, ontem fiz uma leva de 20 litros de Pale Ale e aconteceu a mesma coisa que aconteceu com vc. Coloquei uma pastilha faltando 15min. pro termino da fervura e fiz o whirpool antes do resfriamento. Minha pergunta é o seguinte... Como ficou a cerveja depois de pronta deu pra tomar, ficou gostosa ou teve que jogar fora?

Estou como medo de ter estragado, depois de 7hs de trabalho ver umas gosmas boiando é decepcionante.... Espero que sua resposta não me decepcione ainda mais hahahah
Mais
8 anos 4 meses atrás #65406 por Fabio V von Tein
Respondido por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc
A cerveja ficou ótima.
Parte daquela gosma passou pro fermentador e dava pra ver umas placas rodando durante a fermentação, estava feio de ver.
Quando o fermento desceu, levou a gosma junto e cerveja ficou muito clara. Troquei para um maturador e deixei a gosma toda pra trás.
Acho perdi um pouco mais de cerveja do que o normal no fundo junto com o fermento, mas ficou muito clara, límpida mesmo.
No final deu tudo certo, mas ainda estou buscando um modo de usar whirlfloc sem a gosma, se descobrir conta aqui.
Abraço.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ezequiel Souza
Mais
8 anos 4 meses atrás #65407 por Ezequiel Souza
Respondido por Ezequiel Souza no tópico Duvida sobre whirlfloc
Que bom cara, tomara que tenha sido apenas um susto na minha também :unsure: .

Eu já tinha feito uma Pale Ale antes com o uso do whirfloc e não ficou com essa gosma, porém na ocasião fiz o whirpool após o resfriamento e achei que estava errado. Sendo assim dessa vez resolvi fazer "certo" fazendo o whirpool antes do resfriamento e apareceu a tal gosma.

Estava pensando em não usar mais o whirfloc, mas pelo que vejo o pessoal falar ele ajuda muito.

De qualquer forma obrigado pela ajuda meu caro, assim que ficar pronta posto o resultado.

Abraço!!
Mais
8 anos 4 meses atrás #65408 por Gustavo Royo
Respondido por Gustavo Royo no tópico Duvida sobre whirlfloc
Tive um comportamento parecido na IPA que fiz na ultima brassagem.. o trub ficou floculado, porem ficou boiando na panela..

ai pesquisando sobre o whirfloc achei o seguinte:

Sobredosagem:
A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final.

A dosagem recomendada é no máximo uma pastilha para cada 25l de mosto em fervura

No meu caso foi 1 pastilha pra 20 L e acho que ja passou do ponto.. pra 10 L acho q 1 pastilha seja realmente muita coisa.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ezequiel Souza
Tempo para a criação da página:0.370 segundos