Ola Fernando Mussio, td certo?
Não sei o seu nível de conhecimento do processo de produção de cerveja artesanal, nem sua experiência a respeito, mas acredito não ter uma maneira única de se produzir cerveja caseira, e quem sou eu, mero iniciante nessa arte, poder discordar de vc. Se o seu processo está surtindo o resultado esperado, parabéns pra vc e continue nos passando suas experiências, pois a troca de informações nesse meio é crucial para o progresso de todos.
Pra concordar com o que diz, revendo o que já li, a temperatura dentro do balde só equilibra com a de dentro da geladeira quando a fermentação terminou, aí o estrago já está feito. No início da fermentação, a diferença de temperatura é de 4/5 graus. Basta você fazer a experiência, mas corre o risco de contaminar, mas como já fizeram essa experiência e mostraram o resultado, passei a seguir a dica do isopor
Sobre a dúvida do nosso confrade Felipe, as dicas que passei foram aprendidas com ensinamentos do mestre Guenther, que foi presidente da Acerva Gaúcha, ministra cursos de cerveja artesanal, tem um site sobre o tema, criou e modera o fórum homebrewtalk brasileiro. Esses ensinanentos vieram depois de muitas experiências e estudos. Garanto que no meu caso, resolveram os problemas de fermentação.
Outros como vc, questionaram o Guenther no fórum, mas ele demonstrou, pelo menos pra mim, empiricamente e bibliograficamente que ele estava com razão, até que provem o contrário. Mas como disse, se vc está satisfeito com o seu método, ok.
Felipe, espero que suas fermentações tenham melhores resultados agora, e sobre o controle do tempo de funcionamento do motor da geladeira, vc consegue na programação do controlador, no meu caso é o HSET que coloco em 0.2 graus, com isso, a geladeira liga na temperatura estipulada e desliga 0.2 graus abaixo dessa temperatura, fazendo com que a temperatura não oscile muito e não desça muito e/ou saia do limite. Procure na configuração do seu controlador essa função, ajuda e muito.
Qq que eu puder ajudar, estou po aqui.
Abraços.