Mistura de Brassagens

Mais
11 anos 3 semanas atrás #57097 por Raphael Maltezo
Respondido por Raphael Maltezo no tópico Mistura de Brassagens
A maturação ta 2ºC por 8 dias já.

Então, eu acho que vou elevar pra 12ºC, sacudir o balde novamente e aguardar mais uns 2 dias. Se nada adiantar, eu nao sei se inocular outro fermento adiantaria, pq tem muito açucar não fermentável pelo jeito. A cerva ta bem doce. Por isso que queria add uns 16% de um novo mosto com brassagem à 63ºC, pra ter açucares fermentáveis para aumentar a taxa de IBUS.

Vc acha que há alguma forma de isso não funcionar e apenas estragar ainda mais a leva?
Mais
11 anos 3 semanas atrás - 11 anos 3 semanas atrás #57098 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Mistura de Brassagens
Como o Pedro falou, deixa ela a uma temperatura em torno de 12ºC, pois a 4ºC não ocorre fermentação. Lagers levam semanas pra fermentar e você precisará esperar esse tempo novamente. Caso passe alguns dias e ela não dê sinais de fermentação coloque outro pacotinho de levedura.

Claro que a temperatura da brassagem não foi a mais adequada, mas acredito que praticamente todos os seus problemas giram em torno dessa fermentação.

@Edit

Raphael, a quantidade de açúcar não fermentável que se forma é pequena. Deve girar em torno de 15% (não tenho nenhum dado comprovando, apenas uma teoria que criei).

Você ainda tem uma densidade de 1,057g/cm³, que é extremamente alta para qualquer tipo de cerveja e processo de produção. Pode ficar tranquilo e ter certeza que ainda há muito o que fermentar aí. É bem provável que sua cerveja vá atenuar em torno de 1,010 a 1,012g/cm³.
Ultima edição: 11 anos 3 semanas atrás por Gustavo Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Raphael Maltezo
Mais
11 anos 3 semanas atrás #57099 por Raphael Maltezo
Eu também to acreditando que seja isso Gustavo. Acho que da um outro empurrãozinho na fermentação em uma temperatura mais alta (12ºC) possa ser um starter adequado pra tentar algo novamente.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #57100 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Mistura de Brassagens
Eu apenas deixaria a uns 12ºC por uma semana, se não fermentar adicione outro pacote de levedura e aguarde alguns dias.

E não se assuste, fermentação de lager é demorada. Fiz uma american lager que levou 13 dias pra atenuar e só tinha 1,045g/cm³ de OG.
Mais
11 anos 3 semanas atrás #57101 por Raphael Maltezo
Vi um pouco de esperança nessa sua ultima frase ahhaha

Então ta, vou seguir esses passos de vcs galera.

Obrigado pela atenção!
Mais
11 anos 3 semanas atrás #57102 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Mistura de Brassagens
E lembrando que é bom fazer aquele repouso do diacetil :)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Raphael Maltezo
Tempo para a criação da página:0.363 segundos