Mistura de Brassagens

Mais
10 anos 3 meses atrás #57083 por Raphael Maltezo
Criado por Raphael Maltezo no tópico Mistura de Brassagens
Bom dia colegas,

Minha primeira postagem no forúm já é sobre uma dúvida cruel. :(

Eu fiz uma leva de 18 litros de uma American Pilsner e ficou muito doce e com pouca atenuação de alcool.

Fiz em um churrasco com amigos, e descuidei da temperatura. Na faixa dos 73 graus (só alphamilase), e atenuou apenas 1.7% de alcool. Já esta maturando uma semana e os sabores meio que se estabilizaram, e ate o dulcor ficou um pouco menor.

Minha duvida é a seguinte, caros cervejeiros de longas estradas, posso juntar uma outra brassagem (com aprox. 1 kg de malte moido que sobrou dessa leva) e misturar ela com essa outra que está maturando? Dae eu faria da seguinte forma:

- eu vou cozinhar 3 litros de mosto (tenho 1kg de malte), à 67ºC (para ter mais açucares fermentáveis e adicionar uma quantia de lupulo suficiente para dar um pouco mais de amargor à cerva) e então fermentar com fermento lager à 14C durante uma semana.

- Depois de uma semana, retirar do fermentador e add no mosto de 18 litros, e deixar mais 10 dias para maturar.

Isso dá certo? Meu objetivo é aumentar a % de IBU e diminuir o dulçor, equilibrando com o lúpulo e deixando a cerva um pouco mais seca. (uma vez que ela deu um certo corpo, com tanto açucar)

Agradeço à atenção.

Att, Raphael.
Mais
10 anos 3 meses atrás #57085 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Mistura de Brassagens
Vamos lá :)

1) você mediu essa 'FG' com densímetro ou refratômetro?
2) quanto tempo teve de fermentação?
Mais
10 anos 3 meses atrás #57086 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Mistura de Brassagens
Quanto que foram as medidas de OG e FG?

E a princípio sobre a tua dúvida, até daria pra fazer isso que você está pensando, mas sinceramente, eu jamais faria uma gambiarra dessas. :)

E se você quiser obter uma maior quantidade de açúcar fermentáveis o ideal é realizar a brassagem em torno de 63 ou 64°C.
Mais
10 anos 3 meses atrás #57093 por Raphael Maltezo
Respondido por Raphael Maltezo no tópico Mistura de Brassagens
Dae Pedro.

1)Cara, eu medi com densímetro, mas usei um software para dar mais precisao, por causa da temperatura de medição (que foi 12ºC)
2) Foram 7 dias de fermentação, mas fermentei em 4ºC. (A minha câmara fria desrregulou eu acho, pq no dia que fui medir, chequei a temp. e tava 4ºC, e tinha que ser pelo menos 14ºC pra lagers. :/
Mais
10 anos 3 meses atrás #57094 por Raphael Maltezo
Respondido por Raphael Maltezo no tópico Mistura de Brassagens
Dae Gustado,

A OG foi 1.067 e a FG 1.057

Eu sabia dessas coisas, mas foi um descuido frustante. :/
Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #57096 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Mistura de Brassagens
Então com certeza a temperatura de fermentação também contribuiu bem aí nesse cenário. Tá maturando a quanto? zero? Faz muito tempo?

Eu sacudiria o balde, elevaria a temperatura pra 11, 12 e acompanharia pra ver se a fermentação retorna. Caso não volte, inocularia um novo fermento e manteria a temperatura adequada dessa vez.
Ultima edição: 10 anos 3 meses atrás por Pedro Fraga.
Tempo para a criação da página:0.418 segundos