Bom dia colegas,
Minha primeira postagem no forúm já é sobre uma dúvida cruel.
Eu fiz uma leva de 18 litros de uma American Pilsner e ficou muito doce e com pouca atenuação de alcool.
Fiz em um churrasco com amigos, e descuidei da temperatura. Na faixa dos 73 graus (só alphamilase), e atenuou apenas 1.7% de alcool. Já esta maturando uma semana e os sabores meio que se estabilizaram, e ate o dulcor ficou um pouco menor.
Minha duvida é a seguinte, caros cervejeiros de longas estradas, posso juntar uma outra brassagem (com aprox. 1 kg de malte moido que sobrou dessa leva) e misturar ela com essa outra que está maturando? Dae eu faria da seguinte forma:
- eu vou cozinhar 3 litros de mosto (tenho 1kg de malte), à 67ºC (para ter mais açucares fermentáveis e adicionar uma quantia de lupulo suficiente para dar um pouco mais de amargor à cerva) e então fermentar com fermento lager à 14C durante uma semana.
- Depois de uma semana, retirar do fermentador e add no mosto de 18 litros, e deixar mais 10 dias para maturar.
Isso dá certo? Meu objetivo é aumentar a % de IBU e diminuir o dulçor, equilibrando com o lúpulo e deixando a cerva um pouco mais seca. (uma vez que ela deu um certo corpo, com tanto açucar)
Agradeço à atenção.
Att, Raphael.