Primeira Brassagem - Observações e Dúvidas

Mais
10 anos 5 meses atrás #55503 por Gustavo Silva
A minha primeira brassagem ficou um pouco adstringente, porém após a maturação a mesma desapareceu.

Se há algum método específico não sei lhe dizer, mas acredito que irá desaparecer.
Mais
10 anos 5 meses atrás #55525 por Gabriel Campana Loureiro
Obrigado pela ajuda pessoal. Andei lendo em uns foruns gringos sobre a adstringência, e um cara falou que iniciantes costumam confundir a adstringência devido taninos do malte com àquela que o lúpulo deixa na cerveja. Segundo ele, com o amadurecimento da cerveja esse off flavor diminui. Peguei também um apanhado de dicas para evitar essa adstringência. Segue:

• Controlar o pH – 5,2 – não chegar a 6 pois há liberação de taninos;
• Excesso de sparge pode comprometer;
• Não ultrapassar temperatura de 76°C na mosturação e filtragem;
• Não moer muito fino o malte;
• A demora excessiva na mosturação pode liberar taninos;
• Evite ao máximo o trub (mas já li que não há problema fermentar sem retirar o trub - verdade?);
• Evitar adicionar lúpulo em quantidades acima do indicado;
• Diminuir o tempo de resfriamento do mosto.

Valeu!
Mais
10 anos 5 meses atrás #55533 por Gustavo Silva
O pH se ajusta automaticamente em 5,1-5,3. O difícil é fazer ele sair disso. No começo até comprei uma fitas medidoras de pH, mas nem uso mais elas.

Mas evitar adicionar lúpulo em quantidades acima do indicado é nova pra mim.

Antes de acreditar em algo achado na internet é bom pesquisar bastante. Muita coisa na internet é escrita por pessoas que pouco entendem do assunto.
Mais
10 anos 5 meses atrás #55535 por Gabriel Campana Loureiro

Gustavo Silva escreveu: A minha primeira brassagem ficou um pouco adstringente, porém após a maturação a mesma desapareceu.

Se há algum método específico não sei lhe dizer, mas acredito que irá desaparecer.

Li em alguns fóruns gringos que com a maturação e carbonatação esse off flavor atenua bastante. Um cara falou que adicionando gelatina e um tal de "Kiesolsol" para remover excesso de gelatina também ajuda a diminuir. Outros falam que os clarificantes também ajudam. Mas não sei o que seriam...

"You can remove excess tannins with gelatine, followed by Kiesolsol to remove excess gelatine. You have to be careful with the stuff, as it can bind other desirable flavors.

But wait for the batch to age a bit first. If it is still too astringent at 8 weeks, then try 'fixing' part of the batch."

" don't know what Kiesolsol is, but Polyclar is negatively changed and will remove husk tannins. I would try gelatine to pull down the yeast first, then use Polyclar and rack over to a clean keg. If that doesn't work borrow someone's filter set up. Lot of work to "save" a beer. "
Mais
10 anos 5 meses atrás #55540 por Gabriel Campana Loureiro

Gustavo Silva escreveu: O pH se ajusta automaticamente em 5,1-5,3. O difícil é fazer ele sair disso. No começo até comprei uma fitas medidoras de pH, mas nem uso mais elas.

Mas evitar adicionar lúpulo em quantidades acima do indicado é nova pra mim.

Antes de acreditar em algo achado na internet é bom pesquisar bastante. Muita coisa na internet é escrita por pessoas que pouco entendem do assunto.

Você tem toda razão... por isto postei para saber as opiniões, se alguém já achou sobre isto em literatura.

Valeu.
Tempo para a criação da página:0.381 segundos