Método BIAB

Mais
10 anos 8 meses atrás #53568 por Marcelo Sampaio Rocha
Criado por Marcelo Sampaio Rocha no tópico Método BIAB
Pessoal, o resultado da minha primeira leva foi um fiasco. Experimentei antes de engarrafar e está lembrando uma cerveja "choca". Parecendo um cerveja light sem álcool. Enfim, engarrafei algumas, para completar o processo todo de fabricação. Pelo menos ganhar experiência.
Utilizei o método BIAB, com um saco de voal. Devido ao espaço físico só consigo fazer desta maneira. Tenho uma panela de 12,5 litros. Começo a produção com + ou - 9 litros de água + 6 litros de lavagem.
Tem alguém com experiência no BIAB? Pode me passar algumas dicas? não me incomodo em errar desde que consiga aprender com os erros. Fora que estava com muita expectativa na cerveja ficar "bebivel". Obrigado.
Mais
10 anos 8 meses atrás - 10 anos 8 meses atrás #53583 por Gustavo Silva
Respondido por Gustavo Silva no tópico Método BIAB
Minha primeira leva também ficou horrível antes da fermentação. Mas após a maturação até que ficou legal, mesmo eu tendo feito 80% das etapas erradas. :D

Não seja pessimista. :)
Ultima edição: 10 anos 8 meses atrás por Gustavo Silva.
Mais
10 anos 8 meses atrás #53584 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Método BIAB
é verdade, sua cerveja nao está pronta, dê mais 2 ou 3 semanas na garrafa e ai nos conte novamente.
Mais
10 anos 7 meses atrás #54568 por Victor Zamprogne
Respondido por Victor Zamprogne no tópico Método BIAB
Gostaria de desenterrar o tópico pra tirar uma dúvida.
Sempre que vejo comentários sobre levas de 5L ou levas pequenas as pessoas comentam sobre a baixa eficiência da produção.
Que diacho de eficiência é essa?
tem a ver com o gasto de água? com o volume que vai fermentador? com o volume que engarrafa?
Como se calcula isso?

Abraço
Mais
10 anos 7 meses atrás #54569 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Método BIAB
entendo por eficiência a eficiencia da brassagem, é o quanto você vai conseguir extrair de açúcares fermentáveis do seu malte.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Victor Zamprogne
Mais
10 anos 7 meses atrás #54585 por Fernando Pires
Respondido por Fernando Pires no tópico Método BIAB

Victor Zamprogne escreveu: Gostaria de desenterrar o tópico pra tirar uma dúvida.
Sempre que vejo comentários sobre levas de 5L ou levas pequenas as pessoas comentam sobre a baixa eficiência da produção.
Que diacho de eficiência é essa?
tem a ver com o gasto de água? com o volume que vai fermentador? com o volume que engarrafa?
Como se calcula isso?
Abraço

Victor, como disse o Marcelo, EFICIÊNCIA na produção de cerveja é o aproveitamento que se consegue obter da conversão do amido do malte em açúcares fermentáveis no final de sua produção, valendo-se de informações como a quantidade e variedades de maltes utilizados e o volume final da leva. Tantos os ingredientes; quanto o método usado; o controle do processo; e talvez mais ainda o equipamento utilizado na sua produção interferirão na sua eficiência.
Os softwares usados na produção de cervejas, como o Beersmith, tb indicam quanto de eficiência você consegue obter em sua leva. Basta inserir no final da leva, quanto de FG e litragem final você obteve com sua produção que o programa mede a eficiência da sua produção, devendo-se utilizar essa eficiência para sua próxima leva.

Também sou iniciante na produção caseira, erro muito e sei pouco a respeito. Aprendo muito com os confrades por aqui, nos sites e blogs que sigo.
Espero que consiga ótima produções!!

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Victor Zamprogne
Tempo para a criação da página:0.343 segundos