Primeira brassagem, total fiasco. Ajuda.

Mais
10 anos 9 meses atrás #53219 por João Vitor Bako dos Reis
Bom dia galera, a um certo tempo estava me preparando para minha primeira brassagem, uma oatmeal stout. Dei inicio a ela na semana passada e tive alguns problemas.
A principio foi tudo bem tranquilo e me sai bem nas rampas de temperatura e etc, porém meus problemas começaram na hora da filtragem. Fiz a primeira filtragem rapidamente e na hora da recirculação levou mais de duas horas para conseguir extrair novamente o mosto, até então eu achei isso um bom sinal. Porém eu acabei ficando sem tempo, e por ter alguns compromissos todas as etapas dali em diante tive que fazer na correria. Acabei por iniciar a fervura já atrasado e após uma hora de fervura retirei o mosto e comecei a resfria-lo com o chiller.
Cheguei até 40 graus Celsius antes de colocar meu fermento (o ideal era 20, mas não tinha mais tempo).
Finalizando, aguardei 7 dias de fermentação e hoje enquanto me preparava para engarrafar e aguardar mais 14 dias de maturação me dei conta que a cerveja estava estragada.
Agora eu pergunto, todos esses problemas juntos levaram a isso ou a sanitização não foi adequada? A quem tiver paciência de ler isso tudo e me dar algumas dicas eu agradeço muito.
Mais
10 anos 9 meses atrás #53232 por Yuri Lopes
Colocar o fermento a 40 graus é fria hein, provavelmente os bichinhos morreram todos...

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUARDO CORREIA
Mais
10 anos 9 meses atrás #53233 por Excluido Excluido
Estava estragada como??
Mais
10 anos 9 meses atrás #53299 por João Vitor Bako dos Reis
Acho que o fermento morreu todo mesmo ahsuahusausa
Estava estragada tipo azeda, :s
Mais
10 anos 9 meses atrás #53307 por Marcelo Vodovoz
se o seu fermento morreu provavelmente leveduras selvagens e/ou bactérias tomaram conta do negócio. não necessariamente sua sanitização foi ruim, mas pra próxima, além de melhorar o resfriamento do mosto, limpe bem e sanitize bem, pois os bichinhos do mal tomaram conta do fermentador, se é um fermentador com torneira, desmonte toda, limpe e ferva bem as peças.
Mais
10 anos 8 meses atrás #53658 por Luiz
Boa tarde pessoal, aproveitando o ensejo da primeira brassagem, a 3 semanas eu fiz uma pale ale, ( como todos dizem e a que menos tem potencial de erro).
Fiz a brassagem controlando bm a rampa de temperatura, porém na lavagem dos grãos eu acho acho que não fiz corretamente pois pois obtive apenas 14l de breja, resfriei a 25 graus.
Controlei a temperatura de fermentação a 19 graus, maturação a 0 graus,porém tive um vazamento na tampa do balde durante a fermentação, já engarrafei. E está refermentando a 6 dias a 20 graus, e não carbonatou, e o aroma frutado e gosto muito doce,
Não sei o que aconteceu, alguém pode me dar uma luz?
Valeu
Luiz
Tempo para a criação da página:0.402 segundos