1º Cerveja, alguns contratempos!!!!

Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #49337 por Rafael Cazotto
Pessoal, sou iniciante e sabado fiz minha 1ºleva.
Comprei o kit 5 litros do Lamas e elaborei uma receita de Pale Ale no BrewR - Beer Recipe Manager para Android.

A OG ficou dentro do esperado, 1,050 ( estimado 1,045 - 1,060 )

Agora vamos aos fatos.

Moagem feita no liquidificador, muito irregular, uma grande parte ficou farelo, cerca de 70%, uns 20% ideais e 10% praticamente intacto.

Temperatura da brassagem: Não consegui estabilizar, esquentei até 72ºC e coloquei os grãos, caiu para 68ºC como esperado, ai começou o martirio.
Oscilou muito e a maior parte do tempo ficou entre 68ºC e 71ºC.
Total de 1 hora.
Processo BIAB, com lavagem dos grãos.

Fervura e adição de Lupulo tudo certo.

Resfriamento levou cerca de 1:30h, passei o mosto para o fermentador e coloquei dentro da panela de fervura com água e gelo.

Adicionei o fermento US-05 com o mosto a 30ºC, como já tinha demorado muito o resfriamento, optei por fechar logo o fermentador.

A fermentação esta bem lenta, poucas bolhas saindo pelo airlock, mas esta acontecendo. Tudo a temperatura ambiente.
No próximo sábado vou transferir para o maturador e deixar mais 2 semanas na geladeira.

Bom, chega por hoje. Assim que for pra maturação volto pra contar o que aconteceu.

Obrigado e boas cervejas.
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Rafael Cazotto. Razão: Adição do processo BIAB
Mais
11 anos 4 meses atrás #49339 por Marcelo Vodovoz
caramba, moeu no liquidificador? isso nao parece boa idéia. Qtos Kg de malte usou? sendo pouco malte, acho q vale a pena comprar aquele moedor manual da guzzo.
Mais
11 anos 4 meses atrás #49341 por Rafael Cazotto
Foi apenas 1.1 kg de malte.
Na verdade eu comprei o malte moído,porém recebi sem moer, houve um engano da loja visto que comprei pela net.
Por isso tive que moer dessa forma.
O que posso esperar dessa cerveja?
Mais
11 anos 4 meses atrás #49343 por Marcelo Vodovoz
n sei o q esperar nao, vamos ver se atenua.
Mais
11 anos 3 meses atrás #49349 por Diego Lopes
Cara com 5L deve ser um pouco mais complicado de controlar a temperatura...ela deve esquentar em esfriar muito rápido...mas com o tempo vc pega intimidade com o fogão...

de moer realmente no liquidificador não sei oq vai dar...vc deve ter sofrido pra recirdular e lavar o malte...
O moedor da Guzzo para até uns 6kg é tranquilo de moer na mao...e ai vc vai ajustando...mas no começo acho melhor vc comprar moido igual vc tentou para ver o quanto moido deve ficar para liberar o açucar mas nao te ferrar na hora da filtragem.

do fermentador...se for um balde de pvc eh normal nao borbulhar absurdos...o meu tem uma pequena saida de ar na tampa...entao qndo pega pressão alem da airlock tem essa saida...ah se der para inocular o fermento mais proximo da temperatura que vai fermentar é melhor :)

conta ai como ficou depois..abç
Mais
11 anos 3 meses atrás #49351 por Rafael Cazotto
Diego agora não sei se vale a pena comprar esse moedor. Acho mais fácil conseguir comprar o malte moído.
O fermentador é um balde de pvc mesmo, mas não notei nenhum furo, a não ser que não seja bem lacrado e escape ar pelo fechamento da tampa.
A temperatura foi bem difícil de controlar, vou bolar uma forma de baixar mais rápido depois da fervura e adicionar o fermento perto dos 20°C.
Vou deixar até sábado fermentando e vou medir a densidade novamente, se atenuar até perto de 1.010 vou começar a maturação.
Vou postando a evolução aqui.
Abraços.
Tempo para a criação da página:0.400 segundos