1º Cerveja, alguns contratempos!!!!

Mais
11 anos 4 meses atrás - 11 anos 4 meses atrás #49337 por Rafael Cazotto
Pessoal, sou iniciante e sabado fiz minha 1ºleva.
Comprei o kit 5 litros do Lamas e elaborei uma receita de Pale Ale no BrewR - Beer Recipe Manager para Android.

A OG ficou dentro do esperado, 1,050 ( estimado 1,045 - 1,060 )

Agora vamos aos fatos.

Moagem feita no liquidificador, muito irregular, uma grande parte ficou farelo, cerca de 70%, uns 20% ideais e 10% praticamente intacto.

Temperatura da brassagem: Não consegui estabilizar, esquentei até 72ºC e coloquei os grãos, caiu para 68ºC como esperado, ai começou o martirio.
Oscilou muito e a maior parte do tempo ficou entre 68ºC e 71ºC.
Total de 1 hora.
Processo BIAB, com lavagem dos grãos.

Fervura e adição de Lupulo tudo certo.

Resfriamento levou cerca de 1:30h, passei o mosto para o fermentador e coloquei dentro da panela de fervura com água e gelo.

Adicionei o fermento US-05 com o mosto a 30ºC, como já tinha demorado muito o resfriamento, optei por fechar logo o fermentador.

A fermentação esta bem lenta, poucas bolhas saindo pelo airlock, mas esta acontecendo. Tudo a temperatura ambiente.
No próximo sábado vou transferir para o maturador e deixar mais 2 semanas na geladeira.

Bom, chega por hoje. Assim que for pra maturação volto pra contar o que aconteceu.

Obrigado e boas cervejas.
Ultima edição: 11 anos 4 meses atrás por Rafael Cazotto. Razão: Adição do processo BIAB
Mais
11 anos 4 meses atrás #49339 por Marcelo Vodovoz
caramba, moeu no liquidificador? isso nao parece boa idéia. Qtos Kg de malte usou? sendo pouco malte, acho q vale a pena comprar aquele moedor manual da guzzo.
Mais
11 anos 4 meses atrás #49341 por Rafael Cazotto
Foi apenas 1.1 kg de malte.
Na verdade eu comprei o malte moído,porém recebi sem moer, houve um engano da loja visto que comprei pela net.
Por isso tive que moer dessa forma.
O que posso esperar dessa cerveja?
Mais
11 anos 4 meses atrás #49343 por Marcelo Vodovoz