[AJUDA] Primeira Cerveja

Mais
12 anos 7 meses atrás #45086 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
Usei refratometro e usei esse site pra converter:
www.brewheads.com/brixsg.php
Eu acho que o liquido tava a 21 graus, mas não tenho certeza. Não sei se foi a amostra que peguei, pq tinha esquecido de deixar uma amostra, e peguei aquela do trub que fica depois da fervura, não sei se isso influencia e tal.

O airlock segue sem borbulhar, segundo que hoje eh o segundo dia, sem reação nenhuma, mas eu tive que abrir um pouco o buraco pra colocar ele, que nao tava cabendo direito, apesar dele estar fixo, será que abri muito?
Mais
12 anos 7 meses atrás #45088 por Mário Coppini
OBS: Seguindo recomendações, sanitizei bem a mão e etc, e dei uma olhada pelo buraco do airlock e constatei espuma, isso quer dizer que está fermentando normalmente, certo?
Mais
12 anos 7 meses atrás #45094 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
A primeira vez é sempre assim, eu sonhei com meu fermentador explodindo e eu perdendo tudo, achava que a fermentação não tinha começado ... rs

Se foi no refratometro, a gota do mosto desce pra temperatura ambiente em questoes de segundos, não precisa nem se preocupar muito com isso. O refratometro está calibrado direito?

No "pior" dos casos voce mediu certo e é isso, voce tem uma cerveja que vai ficar com muito mais alcool e bem diferente do que voce queria. Mas ainda vai ser cerveja :)

Provavel que nao esteja borbulhando pq está escapando pela fresta. Balde ainda escapa pela rosca, se não tiver uma puta vedação. Tira uma amostra amanha pra ver em que pé está, na teoria deve ter atenuado bastante.
Mais
12 anos 7 meses atrás #45096 por Mário Coppini
Pedro, vou fazer isso, mas como devo fazer da forma correta? To achando que levei pouco pro fermentador (cerca de 15L) e não quero desperdiçar tanto hahaha.
QUal o próximo passo pra manter ela? não compensa jogar fora né? Nao preciso passar pra outro balde pra maturar, posso só descer a temperatura né?
Mais
12 anos 7 meses atrás #45110 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
Seu balde tem torneira? Se sim, é só tirar um pouco e medir no refratometro (e não esquecer de corrigir, já que com presença de alcool a leitura tem distorção).

Se não tiver, vai ser preciso fazer um sifonamento, ai voce vai perder um pouco de cerveja mesmo :/
Mais
12 anos 7 meses atrás #45111 por Mário Coppini
Tem torneira sim, qual eh a correcao que devo aplicar? Como sei se meu refratpmetro ta calibrado? as vezes foi isso.
Tempo para a criação da página:0.404 segundos