Pessoal, nesse sábado, fizemos nossa primeira cerveja, sem curso, sem ver brassagem, sem nada, popular "na raça" (risos). Enfim, logicamente, como era de se esperar enfrentamos alguns problemas. Dentre eles, acredito ter passado muito trub e também não consegui media a OG da maneira correta (deu cerca de 1.092 para uma APA, o que me recuso a acreditar que é isso mesmo se não uma medição errada). Mas até ai tudo bem, "vamos levando".
Enfim, meu grande problema é, que meu balde fermentador estava aparantemente com o furo para o arilock feito de maneira errada, o airlock não estava entrando e não estava fixando, no desespero coloquei um pouco mais de força e o airlock quebrou, caindo alcool 70, enfim, não sei se caiu alcool 70 dentro ou se caiu só fora. A questão também é, hoje está no segundo dia (daqui a 2 horas completa 48 horas) fermentando e nada de borbulho, não sei se o airlock ficou um pouco frouxo pela abertura do buraco (apesar que não, parece que tá bem justinho), não sei se caiu alcool 70, ou se o fermento está ruim, mas já era pra estar borbulhando? ou está em tempo normal?
Obrigado!