[AJUDA] Primeira Cerveja

Mais
11 anos 9 meses atrás - 11 anos 9 meses atrás #45073 por Mário Coppini
Pessoal, nesse sábado, fizemos nossa primeira cerveja, sem curso, sem ver brassagem, sem nada, popular "na raça" (risos). Enfim, logicamente, como era de se esperar enfrentamos alguns problemas. Dentre eles, acredito ter passado muito trub e também não consegui media a OG da maneira correta (deu cerca de 1.092 para uma APA, o que me recuso a acreditar que é isso mesmo se não uma medição errada). Mas até ai tudo bem, "vamos levando".
Enfim, meu grande problema é, que meu balde fermentador estava aparantemente com o furo para o arilock feito de maneira errada, o airlock não estava entrando e não estava fixando, no desespero coloquei um pouco mais de força e o airlock quebrou, caindo alcool 70, enfim, não sei se caiu alcool 70 dentro ou se caiu só fora. A questão também é, hoje está no segundo dia (daqui a 2 horas completa 48 horas) fermentando e nada de borbulho, não sei se o airlock ficou um pouco frouxo pela abertura do buraco (apesar que não, parece que tá bem justinho), não sei se caiu alcool 70, ou se o fermento está ruim, mas já era pra estar borbulhando? ou está em tempo normal?

Obrigado!
Ultima edição: 11 anos 9 meses atrás por Mário Coppini.
Mais
11 anos 9 meses atrás #45075 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
Em relação a OG: qual a receita (maltes e agua)? Adicinou água secundária na lavagem?

Dois: as vezes as bolhas não são perceptiveis, especialmente se não está bem vedado. A quantidade de alcool 70 nao deve ter prejudicado. Para verificar, faça uma medição da gravidade.
Mais
11 anos 9 meses atrás #45078 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
Oi Pedro, tudo bm?
Então, a receita foi 5kg dr malte, sendo 2,4 pale ale, 2 pilsen, 0,3 cara 20, 0,3 crystal 150.
Usamos 12,5 L de agua na lavagem
Mais
11 anos 9 meses atrás #45079 por Pedro Fraga
e quanto usou de água na brassagem?

5kg de malte eu utilizaria 12,5 na brassagem mais uns 18-20 na lavagem, dependendo da eficiência. Quanto tempo de fervura? Sabe o volume final que levou pro fermentador?

Dependendo de quanto você tenha obtido de volume final, é possível que a OG esteja altissima assim mesmo. E isso inclusive vai dar mais trabalho pro fermento: a partir de 1070 é recomendado o uso de um starter ou de mais fermento (o que nao significa que nao vá fermentar, mas ...)
Mais
11 anos 9 meses atrás #45080 por Mário Coppini
Respondido por Mário Coppini no tópico [AJUDA] Primeira Cerveja
Usei uns 15,5 L na brassagen.
Fervura foi 1hra
Creio ter levado uns 19 ou 20L mesmo.
Há alguma maneira de corrigir toda a caca? ela vai ficar muito alcoólica com essa densidade né
Mais
11 anos 9 meses atrás #45082 por Pedro Fraga
Com essas quantidades de água acho que voce pode ter feito algum erro na medição, não me parece ter malte suficiente pra chegar a 20l com 1090 de OG.

Se voce usou densimetro, deixou a mostra chegar a 20 graus ou fez a correção da temperatura?

Se usou refratometro, fez a correção do brix pra OG direitinho?

Mas se por um acaso é isso mesmo, a cerveja tem um potencial de fermentaveis maior mesmo....
Tempo para a criação da página:0.384 segundos