Controle de Temperatura

Mais
11 anos 11 meses atrás #43847 por Gabriel Fell
Criado por Gabriel Fell no tópico Controle de Temperatura
E ae pessoal,
Sou novo no assunto, vou fazer meu primeiro lote de cerveja essa semana, porém não possou nenhum equipamento para refrigeração durante a fermentação e maturação.
O refrigerador está cheio e não pretendo compra outro.

Dei uma lida a respeito e me falaram que a cerveja não fica ruim, só fica frutada.
Alguém pode me dizer quais são os problemas que a minha ceva vai apresentar?

ps.: pretendo fazer uma pilsen.

Obrigado pela ajuda!
Mais
11 anos 11 meses atrás #43850 por Bruno Moreno de Brito
Tudo vai depender do fermento que você usar.
No calor brasileiro se você usar T-58 ou WB-06 por exemplo é certo que você vai ter muitos álcoois superiores provenientes disso. Além disso, você pode ter diversos off-flavors devido a falta de maturação. Outro problema que você pode ter é a floculação do fermento, como vc não vai baixar a temperatura possivelmente vai ficar bastante fermento em suspensão na cerveja, o que pode dar um sabor fermento e deixar a cerveja mais turva.

A cerveja não ficará ruim, mas talvez você possa ficar um pouco decepcionado. Minha sugestão é que você use US-05 como fermento, ele flocula bem e como é uma femento mais neutro vai gerar menos problemas.

Não deixe de fazer por que não tem controle de temperatura, mas minha opinião é que se possível você invista em uma geladeira e um termostato, por que na minha opnião minhas cervejas só ficaram realmente boas depois que comecei a controlar a fermentação. A maioria das pessoas acha que o importante é a receita, mas agente só faz o mosto quem faz é a cerveja é o fermento, então ele é a alma da cerveja!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Mais
11 anos 10 meses atrás #44773 por Dennis Gonçalves
Respondido por Dennis Gonçalves no tópico Controle de Temperatura
Olá Colegas, queria aproveitar carona no tópico criado pelo Gabriel.
Primeiro, para perguntar como ficou a cerveja dele.

Depois, para dizer que também pretendo fazer minha primeira cerveja mas, como ele, não tenho espaço na geladeira e muito menos uma outra sobrando (pelo menos enquanto estou na fase experimental). A vantagem é que pretendo fazer uma Pale Ale, que fermenta a temperaturas mais altas. Mas assim, onde moro a faixa de temperatura vai de 21 a 28 graus nesta época do ano, que ultrapassa a temperatura recomentada para fermentação das Ales (li que é em torno dos 18 a 24 graus).

Gostaria de perguntar aos mais experientes se isso é realmente um problema (ou se a cerveja vai simplesmente fermentar mais rápido).

Obrigado
Mais
11 anos 10 meses atrás - 11 anos 10 meses atrás #44774 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Controle de Temperatura
É um problema, você vai ter uma cerveja extremamente frutada (na fronteira do intragável, se não ultrapassando-a), no melhor dos casos. Outros off-flavors possíveis são os de alcool superiores (solvente), oxidação (papelão) e DMs (milho cozido), por exemplo.

Controle de temperatura é fundamental para alcançar o resultado almejado: o fermento é responsável por 80% da sua cerveja, então devemos tratar dele com muito carinho.

Lembrando que a fermentação é um processo exotérmico, ou seja, produz calor. A diferença da temperatura da parede do fermentador/ambiente para o centro do recipiente pode ser até de 5 graus, ou seja, você poderia estar fermentando uma pale ale a 33 graus.

No caso lá em cima, uma pilsen sem controle de termperatura é loucura. Eu não faço lager por enquanto porque não consigo nem garantir uma queda de temperatura para 10 graus para inocular o fermento ...
Ultima edição: 11 anos 10 meses atrás por Pedro Fraga.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Mais
11 anos 10 meses atrás #44782 por Dennis Gonçalves
Respondido por Dennis Gonçalves no tópico Controle de Temperatura
Valeu pelo esclarecimento colega!
Então agora eu realmente tenho um problema. Não tenho condições por enquanto (e por um bom tempo acredito de ter um controle de temperatura mais aprimorado, seja com geladeira propia ou em uma sala com ar condicionado.
Não queria desistir, por isso vou buscar estas condições com amigos e colegas da minha região. Mas, enquanto isso, uma alternativa que eu vislumbrei foi usar um isopor grande e ir renovando garrafas pet com gelo. Acham que funcionaria? Vou fazer um teste com um balde cheio de água dentro...
Além disso, tem outras ideias?
Muito grato
Mais
11 anos 10 meses atrás #44788 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Controle de Temperatura
Dennis,

aí é uma possibilidade que, se está longe do ideal, pode quebrar um galho caso realmente uma geladeira/freezer seja inviável. Muita gente começou assim, nos EUA tem gente que deixa o fermentador dentro de uma banheira cheia de água (já que é um meio onde a troca de calor é mais lenta).

Mas lembre-se de utilizar um termômetro digital para medir a temperatura do mosto, para ter ao menos ciência da variação de temperatura (mesmo que o sensor esteja colada na parede do balde/fermentador) e poder entender o que pode vir a ter dado errado no processo (e aprender com os erros)

Falando nisso (e complementando algo que deixei de falar ontem), mesmo o sensor colado na parede do balde a leitura de temperatura fornece uma leitura incorreta. A fermentação é um processo exotérmico, ou seja, produz calor. A diferença da temperatura externa (parede) para o centro do recipiente pode variar de 2 a 5 graus.

Por isso eu costumo deixar meu termostato setado para 15, 16 graus durante a fermentação de uma pale ale não-frutada, por exemplo.

Dei uma editada na minha resposta anterior, deixando-a mais completa.
Tempo para a criação da página:0.444 segundos