Controle de Temperatura

Mais
11 anos 11 meses atrás #43847 por Gabriel Fell
Criado por Gabriel Fell no tópico Controle de Temperatura
E ae pessoal,
Sou novo no assunto, vou fazer meu primeiro lote de cerveja essa semana, porém não possou nenhum equipamento para refrigeração durante a fermentação e maturação.
O refrigerador está cheio e não pretendo compra outro.

Dei uma lida a respeito e me falaram que a cerveja não fica ruim, só fica frutada.
Alguém pode me dizer quais são os problemas que a minha ceva vai apresentar?

ps.: pretendo fazer uma pilsen.

Obrigado pela ajuda!
Mais
11 anos 11 meses atrás #43850 por Bruno Moreno de Brito
Tudo vai depender do fermento que você usar.
No calor brasileiro se você usar T-58 ou WB-06 por exemplo é certo que você vai ter muitos álcoois superiores provenientes disso. Além disso, você pode ter diversos off-flavors devido a falta de maturação. Outro problema que você pode ter é a floculação do fermento, como vc não vai baixar a temperatura possivelmente vai ficar bastante fermento em suspensão na cerveja, o que pode dar um sabor fermento e deixar a cerveja mais turva.

A cerveja não ficará ruim, mas talvez você possa ficar um pouco decepcionado. Minha sugestão é que você use US-05 como fermento, ele flocula bem e como é uma femento mais neutro vai gerar menos problemas.

Não deixe de fazer por que não tem controle de temperatura, mas minha opinião é que se possível você invista em uma geladeira e um termostato, por que na minha opnião minhas cervejas só ficaram realmente boas depois que comecei a controlar a fermentação. A maioria das pessoas acha que o importante é a receita, mas agente só faz o mosto quem faz é a cerveja é o fermento, então ele é a alma da cerveja!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ivan Araujo
Mais
11 anos 10 meses atrás #44773 por Dennis Gonçalves
Respondido por Dennis Gonçalves no tópico Controle de Temperatura